7 principais estratégias para uma gestão da qualidade eficiente no seu negócio

Pessoas trabalhando em prol da gestão de qualidade

Uma gestão da qualidade competente é o que toda empresa necessita para assegurar a satisfação dos seus clientes

Além disso, a marca também se torna mais competitiva, lucrativa, aumentando o seu tempo de existência e atividade no mercado.

Para alcançar esses feitos, é necessário um bom planejamento que inclui estratégias infalíveis para priorizar a excelência das entregas. É um trabalho árduo, mas que gera resultados capazes de transformar o funcionamento e os números de uma empresa.

Por isso, preparamos um post para compartilhar as 7 principais estratégias para garantir uma gestão de qualidade eficiente. Fique conosco até o final para não perder nenhuma informação e já começar a implantá-la no seu negócio.

Boa leitura!

O que é gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é uma metodologia que engloba uma série de técnicas. Seu principal objetivo é a padronização do gerenciamento de processos, uniformizando e minimizando as deformidades que podem surgir na rotina da empresa.

Esta ferramenta é aplicada em sistemas diversos das organizações, como, por exemplo:

Aqui, tudo é muito além da aplicabilidade. É preciso constância na promoção da melhoria da qualidade dos produtos e serviços. Todos os esforços empregados resultam em cliente satisfeito e a consolidação da marca.

Quais são os princípios da gestão da qualidade?

A gestão da qualidade está fundamentada em 8 pilares regulamentados pela ISO 9001. As normas da instituição estabelecem a maneira como as companhias devem proceder para cumprir os requisitos de todas as partes envolvidas nas suas operações.

Para você ter uma ideia, obter a certificação ISO 9001 é de extrema relevância para as empresas. Isso significa que elas estão aptas a aprimorar a sua performance, apresentando níveis elevados de qualidade na oferta dos seus produtos e serviços. 

O reconhecimento possibilita a marca a trabalhar de forma eficaz, atendendo a todas as exigências legais e regulamentares, encontrando e resolvendo problemas, além de conquistar novos mercados.

Porém, é importante destacar que conquistar uma certificação não é uma condição obrigatória para as empresas. Obviamente, um selo de qualidade é bom para a imagem e para a credibilidade de uma marca, mas não é tudo. 

Mais importante que isto é ter todos os pilares que orientam a gestão da qualidade, que você saberá agora quais são eles. Confira:

Foco no cliente

Sem dúvidas, uma das metas principais da gestão da qualidade é atender às expectativas do cliente sobre um produto ou serviço adquirido. 

Por isso, é indispensável que a empresa conheça quais são as verdadeiras necessidades do seu consumidor para trabalhar de forma eficiente e entregar os melhores resultados.

Nesta fase a organização deve estar pronta para receber e entregar feedbacks de modo ágil. Isso facilitará a otimização das atividades e consequentemente a satisfação do seu cliente.

Liderança 

Fica a cargo dos líderes a responsabilidade em disseminar a cultura organizacional da instituição e construir um ambiente favorável ao engajamento e êxito da equipe na realização das duas atividades.

Alcançar estas metas só é possível através de uma gestão dinâmica, onde os responsáveis se fundamentam em KPIs para perceber as deficiências existentes e precipitar as modificações necessárias.

Além disso, uma liderança proativa se compromete em incentivar atitudes que resultam numa atmosfera de criatividade entre os seus times.

Decisões tomadas através de dados

Sabemos que qualquer ação está sujeita à riscos. Tomar decisões envolve cautela e o suporte de informações seguras que auxiliem nas melhores escolhas para uma organização.

Quando uma empresa considera dados confiáveis para as tomadas de decisão, ela minimiza possíveis ameaças em situações de extrema importância para o negócio, como, por exemplo, descobrir novos mercados, no lançamento de um novo produto ou serviço, ou até mesmo na elaboração de novas táticas.

Relacionamento saudável com os fornecedores 

Quando uma marca estabelece um relacionamento justo com seus fornecedores, as chances de gerar valor e satisfazer as necessidades dos clientes são bem maiores.

Gerir adequadamente quem abastece a empresa colabora para a solidificação de um trabalho em conjunto. Isso garante a aquisição de insumos da melhor qualidade, colaborando para a sustentabilidade e presente atuação das empresas no mercado.

Gestão de processos

Quando ocorre o levantamento das tarefas que integram a rotina operacional de uma organização, logo em seguida é necessário estabelecer quais serão as técnicas utilizadas para ajustar possíveis falhas e potencializar os resultados. Inclusive, ter um fluxograma de processos é essencial nesta etapa!

A gestão das ferramentas e tarefas de uma companhia em formato de processo auxilia na evolução das melhorias, acompanhamento e controle de todos os indicadores que impactam na cadeia de valor.

Melhoria contínua

Para otimizar os resultados, a gestão da qualidade de uma organização precisa ser contínua. Ou seja, deve haver constância nas melhores práticas adotadas pela empresa.

Dessa forma, a liderança de cada área deve trabalhar com sistemas avançados, visando os melhores resultados e desempenhos cada vez mais excelentes.

Diante disso, é comum as marcas optarem por incluir metodologias bastante aplicadas em corporações do mundo inteiro. Um exemplo é o Ciclo PDCA, conhecido pela sua capacidade de resolver problemas e propor melhorias.

Envolvimento da equipe

É inegável que todo o sucesso atingido por uma empresa é alcançado através do esforço, comprometimento e engajamento dos colaboradores.

Por isso, é essencial que a liderança promova o envolvimento de todos com os objetivos, estratégias e os resultados do negócio.

Quando todas as partes compreendem de forma clara e objetiva a importância do seu trabalho, a realização das suas tarefas se voltam para o compromisso de entregar o melhor possível, ajudando a organização a atingir suas metas.

Construir um cenário de comprometimento com a gestão da qualidade e com os resultados envolve realizar alguns investimentos indispensáveis, como a qualificação dos funcionários, por exemplo.

Visão ampla dos processos

Alcançar um alto nível de gestão da qualidade é uma realidade quando seus principais responsáveis passam a enxergar os processos da empresa de modo mais abrangente. Por isso, realizar um mapeamento de processos pode fazer total diferença!

Isso possibilita um conhecimento amplo a respeito dos procedimentos da companhia, viabilizando a tomada de decisões estratégicas para o negócio, colaborando para o aumento dos lucros.

A visão sistêmica ajuda a gestão na análise geral da empresa, considerando números e fatores internos e externos que afetam a sua produtividade.

Assim, é possível entender e organizar processos e áreas interligadas gerando melhorias nas suas ações. Além disso, é viável a percepção se apenas uma única modificação pode comprometer negativamente as demais.

7 estratégias indispensáveis para uma gestão da qualidade cada vez mais eficiente

Chegamos ao assunto principal deste conteúdo. 

Agora que você já compreendeu o conceito e os princípios da gestão da qualidade, é o momento de conhecer as principais estratégias para adotá-la em sua organização, tornando-a cada vez mais eficaz. Confira:

1. Promova a cultura da qualidade e da alta performance

Uma das principais estratégias para você utilizar na gestão da qualidade da sua empresa é produzir ações capazes de impulsionar a cultura da qualidade e da alta performance em toda a instituição.

Contar com uma boa equipe e ações de comunicação interna, campanhas específicas, além da participação da liderança é essencial para a implementação da estratégia.

2. Garanta que o foco no cliente seja prioritário

Além de ser um dos pilares, o foco no cliente também é uma estratégia e deve ser tratada como prioridade do negócio.

É (também) por isso que a gestão da qualidade é estabelecida com base naquilo que o cliente espera da sua marca em forma de produto ou serviço. Lembre-se que seu público possui dores que devem ser sanadas com qualidade e compromisso.

3. Realize auditorias internas

O papel da auditoria interna é controlar os processos, analisando se todos os requisitos, padrões e sistemas são cumpridos de acordo com o que foi previamente exigido.

Uma de suas funcionalidades é ajudar na identificação de problemas e possíveis ameaças, cujos devem ser tratados e eliminados rapidamente.

4. Verifique todos os sistemas

A revisão de todos os sistemas é uma tarefa indispensável e essencial para o bom funcionamento de qualquer negócio. Agindo dessa forma, é possível otimizar a gestão da qualidade de todos os procedimentos.

Uma das formas de potencializar os resultados é adotando a tecnologia como parceira no dia a dia. Programas inteligentes trazem a inovação para o ambiente de trabalho, auxiliando o alcance de números elevados através de soluções ágeis e eficientes.

5. Assegure a efetivação de uma gestão segura e eficaz

Para alcançar resultados expressivos na gestão da qualidade, é importante elaborar e garantir a utilidade e assertividade das ferramentas de controle.

Com isso, a documentação, registros, ajustes e parâmetros devem ser geridos adequadamente e analisados com frequência. Sem a mensuração dos dados, é impossível saber a eficiência das estratégias adotadas.

6. Gerencie as difusões de dados e estabeleça ações corretivas

Faz parte da gestão da qualidade verificar cautelosamente as disseminações das informações obtidas por meio  dos indicadores. Após observá-las, é importante identificar os motivos.

Com isso, é crucial definir em caráter emergencial as ações corretivas com a ajuda de relatórios, garantindo a redução das perdas e trabalhando para que a situação não aconteça novamente.

7. Qualifique os seus funcionários

Por último, lembre-se que investir na capacitação da sua equipe é garantia de retorno através das melhores práticas produtivas e resultados de excelência.

Quando você oferece recursos para melhorar o trabalho dos colaboradores, a chances de falhas nos processos diminuem e o desempenho das atividades de forma segura e eficaz aumentam.

Conclusão

A gestão da qualidade é um recurso que, como o próprio termo sugere, tem como objetivo garantir a máxima eficiência dos processos de uma organização.

Dedicamos o conteúdo de hoje para falarmos sobre o conceito, premissas e as principais estratégias que aumentam a eficácia da ferramenta.

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