5 segredos para manter uma boa gestão financeira

gestão financeira

Uma boa gestão financeira empresarial é essencial para a solidificação e o crescimento de uma empresa no mercado. Então, se você não está conseguindo manter uma boa gestão financeira na sua empresa, há grandes chances do seu negócio quebrar em um futuro não tão distante.

Quando não se tem uma boa gestão financeira, o negócio passa a ter uma visão distorcida sobre a realidade financeira dela. Essa visão distorcida pode gerar prejuízos causados por fatores como riscos não gerenciados, baixa competitividade, custos elevados e, principalmente, a  perda de oportunidades de negócio.

Ao longo do tempo de vida de um negócio acontecem situações, por conta do próprio mercado ou desconhecimento do empresário, que torna ainda mais difícil manter as contas em dia.

Para ajudar você a evitar esta situação de endividamento, trouxemos no artigo de hoje 5 segredos para manter as contas sempre no azul! Continue a leitura e conheça as boas e valiosas práticas sobre gestão financeira empresarial.

O que é a gestão financeira?

Antes de te revelarmos esses 5 segredos, você precisa entender bem o que é essa gestão financeira.

Você sabia que gestão financeira é uma das funções administrativas mais importantes da sua empresa? É um processo extremamente importante para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação!

Essa gestão inclui todo o processo de gerenciar as finanças de um negócio. Neste processo, você deve considerar todas as tomadas de decisões que envolvem o financeiro da empresa e tudo o que envolve o caixa do empreendimento no dia a dia.

Por meio de registros e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possível obter informações que contribuam para o planejamento do negócio e para a otimização dos resultados como um todo.

Hoje, vivemos um momento de crise econômica, e esse é outro aspecto que implica na urgência e na relevância de que os empresários e gestores possuam uma base financeira estruturada e bem organizada.

Segundo o SEBRAE, 7% dessas empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

Para saber qual é o faturamento da empresa, bem como o seu lucro e o total de despesas, você necessita fazer um controle adequado e preciso dos registros financeiros. Se mesmo assim, você decide continuar o seu negócio sem realizar anteriormente esse processo, você operará no escuro e as chances do seu negócio quebrar se tornam ainda mais altas.

Entre os pontos que passam pelo controle financeiro, nós podemos destacar:

  • o controle do fluxo de caixa;
  • a gestão dos pagamentos e das cobranças;
  • a gestão do capital de giro;
  • a apuração dos resultados financeiros.
  • o controle de notas fiscais;
  • o controle de estoque;
  • o corte de gastos;
  • o corte de desperdícios;
  • o planejamento financeiro.

5 segredos para manter uma boa gestão financeira do seu negócio

  1. Nem pense em ter a sua conta pessoal junto com a da empresa

Sabemos que é um erro bem comum cometido pela maioria dos empreendedores e empreendedoras. Mas, a grande dica para não cometer esse erro super como é: SEPARE! Crie uma conta empresarial com cartão de crédito e pague somente o que for da empresa com esta conta.

Dessa forma, você evita problemas com a contabilidade e vai ser muito mais fácil verificar se as metas estão sendo atingidas e se a empresa realmente está alcançando bons resultados.

 

  1. Não tente abraçar o mundo

As dívidas surgem quando você assume um compromisso, no qual não se pode cumprir. Partindo disso, antes de comprar qualquer suprimento, máquina ou até mesmo contratar um novo funcionário, analise com muita atenção seu fluxo de caixa e avalie.

Realize as seguintes perguntas para si mesmo: “Qual é o impacto financeiro que o meu negócio vai sofrer com essa compra?” Ou, se pergunte: “Eu preciso disso agora ou é um investimento que pode esperar?”

Essa análise é muito importante para se conhecer a saúde financeira do negócio e traçar planos de acordo com as suas reais possibilidades, sejam eles no sentido de buscar mais estabilidade ou crescimento.

 

  1. Elabore um planejamento

É nesse momento que o gestor define quais são os objetivos e metas. É preciso analisar a situação financeira, identificar melhores possibilidades para o investimento ou uso dos recursos econômicos.

Essa análise permite também definir quais serão os resultados que o seu negócio pretende alcançar, como concretizar as metas estipuladas e por fim, possibilita prever como deverá agir nos próximos cenários.

Um bom exemplo de objetivo pode ser a redução dos custos operacionais do negócio, não é mesmo? Caso esse for o seu objetivo, a estratégia para redução dos custos operacionais poderia ser o mapeamento de custos e a verificação acerca das suas reais necessidades.

Lembrando que esse planejamento não deve envolver apenas os processos de curto prazo. A empresa deve manter uma visão clara sobre os seus objetivos atuais e as metas para os próximos anos.

 

  1. Atualize os seus dados

Para você manter uma boa gestão financeira, é necessário que a empresa faça uma atualização contínua dos seus processos. É importante que o gestor invista, até mesmo, na formação dos seus profissionais e na análise das suas rotinas.

É crucial que a empresa consiga manter uma rotina administrativa bem estruturada. Separe um tempo próprio para realizar essa atualização de dados. Atualizando os dados com uma certa frequência, você evita surpresas inesperadas e prejuízos pouco calculados.

  1. Automatize processos

Um dos motivos nos quais você provavelmente não consegue manter uma boa gestão financeira do seu negócio, é por existirem processos que exigem muito tempo. A automatização garante ao seu negócio uma capacidade elevada de manter-se em dia com as suas obrigações legais.

Você terá menos falhas ao estruturar os seus processos e conseguirá compartilhar dados entre setores com agilidade e conferir mais integridade sobre essas informações. Com esses processos automatizados as rotinas fiscais, tributárias e gerenciais não serão a causa de prejuízos financeiros.

Manter uma boa gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer organização

Como você pôde ver ao longo deste artigo, a gestão financeira é essencial para a organização e o desenvolvimento de estratégias que visem o progresso da empresa.

Com o controle do seu orçamento, é possível definir investimentos sem correr riscos, avaliar os locais em que há desperdícios e garantir a rentabilidade esperada. Definitivamente, manter uma boa gestão financeira é um ponto crucial para enfrentar todos os desafios existentes do mercado.

Se você está com dificuldades para manter uma boa gestão financeira no seu negócio, não se preocupe. Entre em contato conosco e nós te ajudamos nessa!

 

manter uma boa gestão financeira