No mundo empresarial, é comum os gestores fecharem as portas do próprio negócio por estar no vermelho e não saber como reverter a situação. Se a sua empresa está passando por momentos de crise, este artigo pode te ajudar. Veja dicas de como vencer a crise financeira com estratégias utilizadas pelas grandes empresas.
Como vencer a crise financeira?
A crise financeira surge de uma gestão mal planejada ou de momentos como o que vivemos agora, da COVID-19. Confira abaixo as principais dicas para vencer esse momento:
Identifique os problemas
Depois de reconhecer que o seu negócio está passando por uma crise econômica, é hora de identificar onde se encontram os problemas. Para isso, analise o fluxo de caixa e encontre tudo o que há de errado.
Para um melhor controle é indispensável contar com um sistema de gestão. Com ele, as informações podem ser extraídas com mais facilidade. Além disso, caso a sua empresa tenha algum responsável pelas finanças, é importante contar com ele nesse processo.
Jogue limpo sobre as dívidas
Após identificar os problemas, certamente, você saberá para quem você está devendo. Bancos, funcionários ou fornecedores. A melhor alternativa é ser sincero e explicar a real situação do negócio. Em seguida, tente negociar o pagamento das dívidas com valores que estejam ao seu alcance econômico. Como os credores preferem receber aos poucos do que não receber, provavelmente, eles aceitarão a sua proposta.
Corte custos desnecessários
Sempre existem, nas empresas, algumas funções que servem apenas para gerar gastos. Portanto, analise os processos e veja quais delas não são necessárias para o funcionamento do negócio. Depois de identificá-los, o próximo passo é cortá-las.
Além disso, algumas despesas como luz, telefone e água podem ser significativamente, reduzidas. Principalmente se houver a colaboração de toda a equipe.
Não confunda finanças pessoais com finanças da empresa
Um erro muito comum no mundo dos negócios, é o fato dos gestores confundirem as finanças pessoais com as finanças da organização. Isso é extremamente prejudicial e pode fazer com que a sua empresa afunde ainda mais nas dívidas. Portanto, faça uma divisão entre as finanças das duas áreas para que a situação se resolva.
Redefina um plano de negócios
O próximo passo é traçar estratégias que te auxiliarão a conquistar a estabilidade financeira. Para isso, redefina um plano de negócios com novas metas e novos objetivos.
Vale ressaltar que a definição deve ser feita respeitando a realidade econômica enfrentada pela organização. Essa é uma fase muito importante e ter um plano de negócios bem estruturado faz toda a diferença.
Dobre o seu esforço
A última dica, mas não menos importante, é: dobre o seu esforço: Para sair do vermelho e voltar a crescer, o gestor precisa trabalhar dobrado. Por exemplo, se já é feito um controle do fluxo de caixa, o ideal é que esse controle seja feito com ainda mais intensidade.
Recorra à ajuda
Além de seguir todas as dicas dadas acima, também é possível contar com o suporte de pessoas especializadas em gestão de negócios. A Mais Consultoria Jr. é um exemplo.
Ela é composta por profissionais competentes e habilitados para elaborar seu plano e fazer com que sua empresa cresça novamente. Clique no banner abaixo e fale com um dos nossos consultores: