Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Em tempos de crise, como manter o seu negócio? Confira 8 dicas
27/03/2020

Em tempos de crise, como manter o seu negócio? Confira 8 dicas

Em tempos de crise, como manter o seu negócio? Confira 8 dicas

Tempos de crise, como o que o mundo vive hoje, afetam muitos aspectos da rotina produtiva. Já é hora de começar a pensar em como fica a economia em meio a pandemia do COVID-19. As pessoas em casa consomem menos, principalmente pelo medo do futuro incerto. Então, para preparar o seu negócio para momentos de crise, e sair dela fortalecido, temos algumas dicas preciosas, confira:

1- Renegocie com fornecedores

Funcionários olhando insumos da empresa, representando a dica "Renegocie com seus fornecedores em tempos de crise"

O primeiro ponto de atenção são as contas que você já contraiu. Veja com os fornecedores maneiras de pagar essas dívidas de forma mais suave, com prestações mais elásticas. Para assim garantir que vai conseguir produzir com os materiais comprados e quitar todas as contas sem prejuízos maiores para o negócio.

2-  Otimize espaços ou procure uma nova localização

Uma forma de reduzir os custos nesse momento também é usando a criatividade. Seja para otimizar os espaços já existentes ou, até mesmo, pensar em uma nova localização com um aluguel mais em conta. Afinal, o corte de gastos é uma medida necessária para superar uma crise.

3- Invista em marketing

Funcionário colando post-it com estratégias, representando a dica "Invista em marketing em tempos de crise"

No momento o seu e todos os públicos consumidores estão em casa. O que mais fazem nesse momento? Utilizam a internet e as redes sociais. Se hoje o seu cliente passa muitas horas rolando o feed do Instagram é hora de você estar por lá e se posicionar, criar relacionamento para não ser esquecido. Então, ao invés de cortar aqui, pense em investir em marketing que você terá o retorno disso.

4- Otimize processos

A dica mais valiosa que você encontra aqui é essa. Com a otimização de processos você consegue produzir gastando menos. Por meio dela podem ser revistas as rotinas produtivas para enxergar gargalos e pontos de melhorias e, a partir disso, implementar soluções de fácil execução.

Então, esse é o momento de também investir em um serviço assim, que garanta melhores resultados para o seu negócio em um momento que desperdícios de tempo, dinheiro e matéria-prima não podem ocorrer.

Converse com nossos consultores e conheça o serviço de Otimização de processos. 

5- Em tempos de crise, crie relacionamento e agregue valor

Aproveite esse momento para criar um vínculo com o cliente. Assim ele se lembrará do seu valor na crise, e também após ela. Para um momento de crise causado pela pandemia esse relacionamento se fortalece no online. Produza conteúdo informativo, que agregue valor, ao invés de lançar apenas conteúdo panfletário estritamente relacionado às vendas.

Em caso de crise apenas econômica, em que sair de casa não é um problema, um empreendimento pode lançar mão de eventos presenciais para atrair a atenção do público. Essa também é uma forma eficaz de cativá-lo.

Banner para guia de otimização de processos no artigo "Tempos de crise: como manter o seu negócio"

6- Repense prazos e preços

Assim como na nossa primeira dica falamos para você pedir renegociação com seus fornecedores, pense em fazer o mesmo para os seus clientes. Tempos de crise afetam a todos. Assim, é o momento de ser mais flexível para garantir a continuidade do relacionalmente a quitação das contas, mesmo que a longo prazo. Dê prazos mais elásticos e melhore as condições que forem possíveis.

Um outro recurso interessante pode ser recompensar aqueles que pagam adiantados ou em dia, com descontos, por exemplo.

7- Não faça negócios arriscados

Aquele novo equipamento que pretendia comprar ou um lançamento de produto de despenderia muito investimento, esse não é o melhor momento. Direcione seus esforços e recursos para manter o seu negócio em pleno funcionamento com o que se tem hoje. Deixe esses projetos grandiosos para um outro momento.

8- Não se desespere

Por fim, a principal maneira de superar as adversidades é não se desesperar. Tome as decisões na sua empresa com calma e cautela, faça previsões de cenários positivos, negativos e muito negativos para embasar suas escolhas.

Precisando de ajuda em tempos de crise?

Tempos de crise podem ser realmente assustadores. A manutenção do negócio nessas adversidades é um grande desafio, mas, ao final, você e sua empresa sairão fortalecidos e com muitos aprendizados. Mas, se precisa de ajuda especializada para passar por isso de uma forma mais tranquila, conte com a Mais Consultoria. Estamos prontos para te ajudar com soluções inteligentes e de fácil execução.

Banner para solicitar proposta da Mais Consultoria

 

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG