Como utilizar os canais de comunicação da sua marca para aumentar suas vendas?

canais de comunicação: aumente suas vendas com eles!

Conseguir aumentar as vendas e a rentabilidade do negócio é o desejo de muitos empreendedores brasileiros, e se você também está buscando isso, precisa saber que existem diversas formas de tornar isso possível.

Nesse conteúdo abordaremos outra forma: utilizar estrategicamente os canais de comunicação.

Vamos à leitura!

Mas afinal, o que são esses canais de comunicação?

Os canais de comunicação da sua empresa são os meios responsáveis por levar a mensagem final até o cliente, ou seja, eles transmitem o que você precisa falar e informar, para quem pode se interessar por ouvir, assim como trazem mensagens (feedbacks, demandas) do seu cliente para você.

Os canais se segmentam entre ativo, quando você busca se comunicar com o cliente, e passivo, quando o cliente busca se comunicar com você.

A forma como isso ocorre depende do seu modelo de negócio e das suas necessidades, mas em qualquer marca é possível perceber o nível de importância e influência que escolher o canal correto possui no número de vendas.  

E é por isso que nesse artigo abordaremos 15 principais canais de comunicação e 3 sugestões de como conectá-los de forma acessível para você e o seu público.

Os 15 principais canais de comunicação

Antes de conhecer os canais, você precisa entender que eles são segmentados em 4 tipos: os canais diretos de comunicação, que oferecem atendimento mais personalizado e maior facilidade em transmitir a mensagem final;

As plataformas de mídia social, que possibilitam um alcance maior de público, os canais de direcionamento, que te auxiliam a entregar um conteúdo de valor para seu público e converter leads em clientes;

E por fim, os canais de publicidade, nos quais você investe para gerar mais divulgação e autoridade de marca. 

Canais diretos de comunicação

  1. Pontos de venda (linha de atendimento direto);
  2. Listas de informações pessoais coletadas diretamente com o cliente (nome, telefone, interesses, datas de compras, entre outras);
  3. Aplicativos corporativos;

Plataformas de mídia social

  1. Facebook;
  2. Instagram;
  3. LinkedIn;
  4. TikTok;
  5. YouTube;
  6. Twitter;

Canais de direcionamento

  1. Blogs e sites;
  2. Revistas, jornais, rádio
  3. Veiculadores de pesquisa e coletores de informação (Google e Yahoo);

Canais de publicidade

  1. Ads (Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest);
  2. Anúncios em televisão, rádio, jornais, revistas, podcasts;
  3. Displays em lojas de varejo, outdoors.

Você deve estar se perguntando, “Como escolher os canais ideias para a minha empresa?”

Essa é uma dúvida comum, visto que os meios de comunicação sempre se expandem, e variam de acordo com o modelo de negócio adotado por cada empresa.

Além disso, um fator que torna essa escolha ainda mais importante é o de que não existe um padrão exato a ser seguido, o conjunto de canais que viabilizam a comunicação empresa-cliente depende das especificidades da cada marca.

Sendo assim, existem algumas perguntas que podem te ajudar a escolher quais os canais são mais adequados para sua empresa: 

  1. De acordo com o perfil do meu público, como é a forma mais eficiente de tirar dúvidas dos clientes?
  2. Quais meios de comunicação eles mais utilizam? Em quais horários utilizam?
  3. Como consigo fornecer conteúdos educativos em uma plataforma que seja interessante e acessível para meus clientes?
  4. De quais formas eu posso efetuar uma venda em diferentes canais, mantendo a satisfação e boa experiência do cliente?
  5. Quais meios me permitem estreitar o relacionamento com o meu público?

E por fim, lembre-se que você precisa construir uma estratégia de comunicação capaz de cumprir os seguintes objetivos:

  • Atrair atenção e pessoas interessadas;
  • Fazer o lead passar pelos processos educativos do funil de vendas;
  • Compartilhar conteúdos de alto valor com seu público;
  • Apresentar seu produto e tirar dúvidas;
  • Atender pedidos, pessoas e realizar vendas;
  • Receber, compreender e resolver objeções;
  • Realizar convites a respeito de lançamentos, eventos, encontros;
  • Promover ofertas, promoções e cupons;
  • Gerar dados para análise de público.

Sendo assim, você conseguirá estabelecer uma estratégia sólida e coerente com a sua proposta de valor. Para finalizar, conheça alguns exemplos de estratégias que podem te inspirar:

Nubank (banco digital)

canais de comunicação do nubank

Canais de comunicação principais: aplicativo digital.

Canais de comunicação secundários: Ads em diferentes plataformas, atendimentos por chat, ouvidoria.

Uber (transporte privado)

canais de comunicação da uber

Canais de comunicação principais: aplicativo digital.

Canais de comunicação secundários: Ads em diferentes plataformas, atendimentos por chat, sedes físicas.

Esses são alguns exemplos de empresas que fornecem uma excelente experiência do cliente, porque possuem uma estratégia de atração e fidelização de clientes que considera diferentes canais de atendimento. 

Caso tenha gostado da leitura, veja mais no nosso blog!

Ainda possui dúvidas sobre quais são os canais ideais para a sua empresa? Peça um diagnóstico GRATUITO com um de nossos especialistas e descubra qual é a estratégia que fará seu negócio se destacar no mercado!

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