Conseguir aumentar as vendas e a rentabilidade do negócio é o desejo de muitos empreendedores brasileiros, e se você também está buscando isso, precisa saber que existem diversas formas de tornar isso possível.
Nesse conteúdo abordaremos outra forma: utilizar estrategicamente os canais de comunicação.
Vamos à leitura!
Mas afinal, o que são esses canais de comunicação?
Os canais de comunicação da sua empresa são os meios responsáveis por levar a mensagem final até o cliente, ou seja, eles transmitem o que você precisa falar e informar, para quem pode se interessar por ouvir, assim como trazem mensagens (feedbacks, demandas) do seu cliente para você.
Os canais se segmentam entre ativo, quando você busca se comunicar com o cliente, e passivo, quando o cliente busca se comunicar com você.
A forma como isso ocorre depende do seu modelo de negócio e das suas necessidades, mas em qualquer marca é possível perceber o nível de importância e influência que escolher o canal correto possui no número de vendas.
E é por isso que nesse artigo abordaremos 15 principais canais de comunicação e 3 sugestões de como conectá-los de forma acessível para você e o seu público.
Os 15 principais canais de comunicação
Antes de conhecer os canais, você precisa entender que eles são segmentados em 4 tipos: os canais diretos de comunicação, que oferecem atendimento mais personalizado e maior facilidade em transmitir a mensagem final;
As plataformas de mídia social, que possibilitam um alcance maior de público, os canais de direcionamento, que te auxiliam a entregar um conteúdo de valor para seu público e converter leads em clientes;
E por fim, os canais de publicidade, nos quais você investe para gerar mais divulgação e autoridade de marca.
Canais diretos de comunicação
- Pontos de venda (linha de atendimento direto);
- Listas de informações pessoais coletadas diretamente com o cliente (nome, telefone, interesses, datas de compras, entre outras);
- Aplicativos corporativos;
Plataformas de mídia social
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- TikTok;
- YouTube;
- Twitter;
Canais de direcionamento
- Blogs e sites;
- Revistas, jornais, rádio
- Veiculadores de pesquisa e coletores de informação (Google e Yahoo);
Canais de publicidade
- Ads (Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest);
- Anúncios em televisão, rádio, jornais, revistas, podcasts;
- Displays em lojas de varejo, outdoors.
Você deve estar se perguntando, “Como escolher os canais ideias para a minha empresa?”
Essa é uma dúvida comum, visto que os meios de comunicação sempre se expandem, e variam de acordo com o modelo de negócio adotado por cada empresa.
Além disso, um fator que torna essa escolha ainda mais importante é o de que não existe um padrão exato a ser seguido, o conjunto de canais que viabilizam a comunicação empresa-cliente depende das especificidades da cada marca.
Sendo assim, existem algumas perguntas que podem te ajudar a escolher quais os canais são mais adequados para sua empresa:
- De acordo com o perfil do meu público, como é a forma mais eficiente de tirar dúvidas dos clientes?
- Quais meios de comunicação eles mais utilizam? Em quais horários utilizam?
- Como consigo fornecer conteúdos educativos em uma plataforma que seja interessante e acessível para meus clientes?
- De quais formas eu posso efetuar uma venda em diferentes canais, mantendo a satisfação e boa experiência do cliente?
- Quais meios me permitem estreitar o relacionamento com o meu público?
E por fim, lembre-se que você precisa construir uma estratégia de comunicação capaz de cumprir os seguintes objetivos:
- Atrair atenção e pessoas interessadas;
- Fazer o lead passar pelos processos educativos do funil de vendas;
- Compartilhar conteúdos de alto valor com seu público;
- Apresentar seu produto e tirar dúvidas;
- Atender pedidos, pessoas e realizar vendas;
- Receber, compreender e resolver objeções;
- Realizar convites a respeito de lançamentos, eventos, encontros;
- Promover ofertas, promoções e cupons;
- Gerar dados para análise de público.
Sendo assim, você conseguirá estabelecer uma estratégia sólida e coerente com a sua proposta de valor. Para finalizar, conheça alguns exemplos de estratégias que podem te inspirar:
Nubank (banco digital)
Canais de comunicação principais: aplicativo digital.
Canais de comunicação secundários: Ads em diferentes plataformas, atendimentos por chat, ouvidoria.
Uber (transporte privado)
Canais de comunicação principais: aplicativo digital.
Canais de comunicação secundários: Ads em diferentes plataformas, atendimentos por chat, sedes físicas.
Esses são alguns exemplos de empresas que fornecem uma excelente experiência do cliente, porque possuem uma estratégia de atração e fidelização de clientes que considera diferentes canais de atendimento.
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