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22/05/2020

Como vender em tempos de crise do coronavírus?

Como vender em tempos de crise do coronavírus?

O momento de pandemia está intimamente ligado com a crise econômica em todo o mundo. Para os empreendedores brasileiros o desafio é ainda maior, mas com criatividade e estratégia é possível driblar o problema. Veja como vender em tempos de crise.

1º passo: avaliar o problema

Busque a raiz do problema. No seu negócio caiu o movimento? Por quê? Se o seu comércio é físico, certamente o rombo nas vendas está sendo grande. Então, avalie como está o seu fluxo de caixa hoje, coloque tudo na ponta do lápis e chegue em uma estimativa de cenário minimamente ideal para o seu negócio continuar com as contas em dia e em funcionamento.

A partir disso, vai poder pensar em saídas realistas com muito mais clareza. Entre as soluções a resposta óbvia e eficaz é a internet. Adapte suas vendas para o online, lance mão de site, redes sociais, televendas e Delivery.

2º passo: de que forma é possível adequar minhas soluções?

Não apenas a forma de consumo mudou em tempos de coronavírus, as necessidades do público hoje são outras, tendo em vista que toda a vida está sofrendo modificações. Então, se antes de tudo isso o seu produto se adequava muito bem ao que o mercado precisava, hoje pode ser que a realidade seja outra.

Vamos a um exemplo: atualmente no Brasil seis a cada dez pessoas estão trabalhando de home office. Esses são dados da pesquisa Hibou em parceria com a Indico. Isso significa que são menos trabalhadores utilizando transporte público, consumindo em restaurantes e, até mesmo, utilizando uniformes para ir ao trabalho, já que a peça pode facilmente ser substituída por roupas mais despojadas.

Dessa forma, uma empresa de uniformes precisa buscar outras parcelas de mercado para atender em tempos de quarentena. Quais mercados ela poderia conquistar?

O investimento dessa empresa pode ser na divulgação e produção de uniformes hospitalares e, por que não fazer máscaras em tecido para uso da população? Assim, continua a atender a parcela de mercado de trabalhadores essenciais, e contorna a crise financeira disponibilizando novas soluções dentro do seu segmento.

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3º passo: Enxergar oportunidades de longo prazo

Adequar seus produtos e serviços para a nova situação é uma forma rentável de se manter competitivo. No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível.

Muitas marcas estão apostando em uma estratégia diferente, pensada a longo prazo. Se hoje o seu produto não pode se adequar a situação de exceção, seja sincero com o seu consumidor e ofereça boas condições para ele manter a fidelidade a você. Veja só os exemplos:

Muitos bares e salões de beleza, que não tem condições de oferecer produtos e serviços via Delivery, estão criando vouchers para seus clientes. Assim, o consumidor se beneficia comprando antecipadamente com descontos e ainda contribui para a manutenção dos estabelecimentos durante o período em que estão fechados.

A “Quem disse, Berenice?“, marca de maquiagem e cosméticos, reforçou suas vendas online com o atrativo do frete grátis e cupom de desconto.

Além disso, os consumidores conseguem dizer qual loja são clientes cativos para que os vendedores do estabelecimento continuem ganhando a comissão, assim ajuda também as franquias.

Como vender em tempos de coronavírus? Print com exemplo da Quem disse, Berenice?

4º passo: Utilização da verba de forma inteligente

Por fim, o último passo de como vender em tempos de crise é fazer uma administração inteligente e assertiva da verba que dispõe hoje. Exemplo simples: se antes dispendia parte do seu investimento em marketing em panfletos, agora pode deslocar a quantia para anúncios online.

Pense nessa e em outras ações simples que pode fazer para otimizar resultados e corte gastos de forma estratégica, em algum momento essa situação vai passar. Então não se desespere, não tome atitudes precipitadas por medo. Com estratégia e um pouco de criatividade é possível driblar essa crise.

É justamente nos momentos de maior dificuldade que podem surgir ideias inovadoras e que dão muito certo.

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