Fluxo de caixa: passo a passo simples para criar a estratégia perfeita

Para que uma empresa não precise passar por apertos financeiros é indispensável que haja um controle do fluxo de caixa. É através dele que é feito um gerenciamento das entradas e saídas de dinheiro da organização. A partir disso, é possível identificar a situação financeira atual do negócio.

Mas, engana-se quem acredita que basta anotar os gastos e a receita da empresa. O fluxo de caixa vai muito além. E, para te ajudar nessa empreitada, que tal conferir algumas estratégias infalíveis para controlar da melhor forma as suas movimentações financeiras? É isto que este artigo traz para você.

O que é fluxo de caixa

Para ter um fluxo de caixa controlado é claro que o primeiro passo é saber o que ele significa. O fluxo de caixa é um instrumento essencial para uma gestão financeira, visto que é através dele que a realidade financeira da empresa pode ser visualizada.

Ele controla todas as entradas e saídas de recursos do caixa. Ou seja, dados sobre recebimentos, pagamentos, vendas e gastos devem ser rigorosamente registrados na ferramenta.

Vale ressaltar que o fluxo de caixa não tem limites de valores. Isto é, por menor que seja o gasto ou a receita, é fundamental que ela conste no instrumento.

Benefícios de ter o fluxo de caixa como aliado

Além de projetar a momento financeiro da organização, a ferramenta também funciona como um planejamento organizacional. Ou seja, por meio dela é possível identificar a situação futura da empresa e, dessa forma, planejar estratégias para serem aplicadas de acordo com a situação.

Por exemplo: imagine que através da análise, você conseguiu identificar que o recebimento por vendas do próximo mês não será suficiente para cobrir os gastos. Por ter descoberto com antecedência, as chances e o tempo para conseguir formas de reverter a situação são maiores, certo?

Agora imagine que ao analisar a ferramenta você identificou que o próximo mês será bem positivo e que vai haver uma folga financeira. Com essa notícia, você pode criar uma estratégia para atrair mais clientes, como lançar uma promoção ou liquidação.

Conseguiu perceber que o fluxo de caixa vai muito além do controle financeiro? Ele dá a você a visão atual e futura do negócio, permitindo que você tome as decisões mais certeiras.

Fluxo de caixa: passos para um controle certeiro

Para que o fluxo de caixa funcione como uma bússola financeira e faça a previsão orçamentária de forma correta, é preciso seguir alguns passos. São eles:

  • Separe as saídas de dinheiro em categorias

Não basta simplesmente registrar o valor das saídas de dinheiro. É preciso especificar o destino do recurso. Para isso, existem três categorias: fornecedores, despesas e outras saídas.

Em despesas há uma subdivisão: administrativas, que são gastos como conta de telefone, internet e salários. Comerciais, que são gastos com marketing e comissões. E financeiras, como multas e juros, por exemplo.

  • Separe as entradas de dinheiro em categorias

Já as entradas precisam ser registradas na ferramenta acompanhadas de sua origem. Isto é, vendas, pagamentos à vista e pagamentos a prazo.

  • Saldo negativo: encontre estratégias para reverter a situação

Antes de tudo, vale ressaltar que saldo negativo não significa prejuízo. Na verdade, significa que tem saído mais dinheiro do que entrado. E, dessa forma, surge o alerta de que a sua gestão financeira precisa ser otimizada.

Caso a conta “entrada menos saída” seja frequentemente negativa, é necessário encontrar uma estratégia para reverter a situação. Fazer uma negociação maior com os fornecedores e definir um menor prazo para os clientes pagarem, são táticas que dão certo, na maioria das vezes.

  • Fim de expediente = fechar o caixa

Independentemente do tamanho da empresa, o expediente de trabalho só pode ser encerrado depois de fechar o caixa. Ou seja, para concluir o dia de trabalho, é preciso conferir tudo que entrou e saiu no caixa naquele dia.

A Mais Consultoria pode te ajudar

Certamente este artigo mudou bastante a sua visão à respeito do fluxo de caixa. E o que já está bom pode ficar ainda melhor. Quer uma ajuda de como aplicar na prática o fluxo de caixa a favor do seu negócio? 

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler