Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?
12/07/2019

Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?

Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?

Todo empreendedor inicia um negócio já pensando na rentabilidade que ele vai gerar. Afinal, ver sua empresa crescendo e lucrar com aquilo é o desejo de qualquer empresário. É por isso que toda pessoa que deseja investir se pergunta “quanto tempo leva para uma empresa dar lucro?”. É esta questão que será respondida neste artigo. Confira!

Quanto tempo leva para uma empresa dar lucro

Um dos principais questionamentos de todo empreendedor é quanto tempo leva para uma empresa dar lucro real. A resposta a essa pergunta é simples e única: não há um tempo definido. A única certeza é que negócio nenhum dá lucro imediato. Para que uma empresa atinja o ponto de equilíbrio entre os gastos e os ganhos, é preciso tempo e que o gestor tenha paciência

Gráfico crescente, representando quanto tempo leva para uma empresa dar lucro

Além disso, o tempo que esse lucro vai demorar para aparecer, depende de diversos fatores. Entre eles, o tamanho do negócio em que investiu, o tipo de serviço/produto que está sendo desenvolvido, qual o investimento inicial e a situação atual do mercado. Sem contar que fatores externos, como uma crise econômica repentina no país, podem afetar bruscamente os lucros de um negócio.

Em contrapartida, todo investidor precisa levar em conta que o sucesso é lento e construído dia após dia e que a rentabilidade imediata é uma realidade distante, principalmente das pequenas e médias empresas

Portanto, para que o empreendedor que resolveu investir em certo segmento não se decepcione e não desista no meio do caminho, é importante se atentar a certas questões. Veja só: 

Tenha paciência

Ei empreendedor, o primeiro passo é dar início a um investimento conhecendo toda a realidade do empreendedorismo e entender que as conquistas levam tempo. Mas se você seguir o caminho certo, o retorno de investimento chega e aumenta dia após dia. Para isso, é preciso que você pratique a paciência. Afinal, se fosse fácil ter uma empresa, todo mundo seria dono do próprio negócio. 

Seja capaz de se adaptar no caminho

Como falado anteriormente, além de estar preparado para aguardar a evolução gradativa do negócio, é preciso que o empresário também esteja capacitado para se adaptar às adversidades que tendem a aparecer no caminho, como crise econômica no país e o surgimento de uma concorrente forte.

Foque nas estratégias de venda

Mulher pensativa, representando a dúvida "quanto tempo leva para uma empresa dar lucro"

 

Para que a sua empresa dê lucro é claro que não basta ficar sentado esperando o tempo passar. A lucratividade é resultado de muito trabalho, empenho e dedicação. Por isso, é fundamental que o investidor tenha alma empreendedora. É necessário saber como conquistar e fidelizar os clientes, investir em marketing e em divulgação e se preocupar com a qualidade do serviço ou do produto.

Utilize algum tipo de orçamento de capital

Como já falado, não é possível identificar com precisão quanto tempo leva para uma empresa dar lucro. Mas existem métodos que calculam uma estimativa do lucro e em quanto tempo ele aparecerá. Assim, o empreendedor consegue avaliar se vale a pena ou não investir no segmento.

Orçamento de capital trata-se de um processo que as empresas utilizam para avaliar e classificar a atratividade de certos investimentos. Isto é, se eles podem dar retorno e gerar valor para o negócio. Para isso, existem alguns métodos de avaliação. Os mais comuns são:

  • Payback: é o período de tempo necessário para que a empresa recupere o valor investido no projeto. Com ele, é possível reduzir o risco e valorizar a liquidez.
  • Valor presente líquido (VPL): é vista como uma das principais ferramentas de análise de investimentos. Ela corresponde ao valor presente de pagamento futuro, descontando uma taxa de custo de capital. 
  • Taxa interna de retorno (TIR): É uma taxa de desconto que iguala o valor presente do fluxo de caixa futuro ao investimento inicial. 
  • Fluxo de Caixa Descontado (FCD): Determina o valor presente de uma empresa com base no dinheiro que a empresa pode gerar no futuro. 

 Contrate serviços especializados

Os métodos citados dão ao empreendedor uma estimativa do lucro, mas para conseguir uma perspectiva mais fiel, o ideal é contratar um serviço especializado na área. Fale com um dos consultores da Mais Consultoria e solicite uma proposta personalizada. Eles podem ajudar você!Banner para solicitar proposta no artigo "quanto tempo leva para uma empresa dar lucro"

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG