Blog

Blog Blog

Você está em Home Blog 5 Dicas para pequenas empresas crescerem em 2019
21/06/2019

5 Dicas para pequenas empresas crescerem em 2019

5 Dicas para pequenas empresas crescerem em 2019

Todo empreendedor, ao dar início a um negócio, sonha com o sucesso e o crescimento constante do empreendimento. Mas o que fazer para a empresa crescer é o que os empresários se perguntam. Se você é um deles então está no lugar certo e aqui você vai encontrar respostas para alguns de seus questionamentos. Confira, a seguir, 5 dicas para pequenas empresas crescerem em 2019.

Dicas para pequenas empresas: como crescer em 2019?

Todo negócio começa pequeno e para ganhar força e destaque no mercado o primeiro passo é ter consciência de que o processo de desenvolvimento é lento e exige paciência. Sua empresa não vai aumentar significativamente os lucros do dia pra noite. Mas para alcançar o sucesso é preciso traçar o caminho que vai te levar até ele. Sempre com objetivos e metas bem definidas. Para você, micro e pequeno empreendedor, separamos 5 dicas para pequenas empresas crescerem em 2019. Confira:

1. Planejamento e organização

Antes de tudo, é preciso se organizar e traçar metas. Definir quais são os objetivos da sua empresa, é fundamental para identificar o caminho a ser seguido e as estratégias que serão utilizadas. Tenha um plano de negócios e um planejamento estratégico para organizar as ideias e nortear todas as ações.

2. Corte custos desnecessários

Existem nas empresas algumas funções que servem apenas para gerar gastos. Portanto, analise os processos e veja quais funções não são necessárias para o funcionamento do negócio. Depois de identificá-las, o próximo passo é cortá-las. Além disso, algumas despesas como luz, telefone e água podem ser significativamente reduzidas. Principalmente se houver a colaboração de toda a equipe.

3.Não confunda finanças pessoais com finanças da empresa

Um erro muito comum no mundo dos negócios é o fato dos gestores confundirem as finanças pessoais com as finanças da organização. Isso é extremamente prejudicial e pode fazer com que a sua empresa se afunde nas dívidas. Portanto, mantenha uma separação clara entre os recursos de cada área. Caso você enfrente uma crise financeira pessoal, busque outras soluções ao invés de utilizar sua empresa como banco de crédito.  

4. Tenha produtos/serviços diferenciados

A cultura do empreendedorismo está intimamente ligada ao espírito de inovação. Por isso, é muito importante pesquisar e entender o que você pode oferecer de diferente ao mercado. Com o número alto de novos empreendimentos, o cenário tende a ficar cada vez mais concorrido. Portanto, é muito importante buscar a excelência do serviço constantemente. Assim, o seu negócio será bem visto e, consequentemente, muito procurado.

5. Fidelize seus clientes

Para ter uma empresa bem sucedida, também é preciso ter um bom relacionamento com seus clientes. São eles que vão proporcionar lucro e rentabilidade ao seu negócio. Portanto, trate-os bem e invista em um atendimento de qualidade para fidelizá-los e, assim, aumentar suas vendas. Sem contar que um cliente satisfeito, além de se tornar fiel à sua empresa, também.

Como vencer a crise financeira

Sua empresa está passando por momento de crise financeira e você não sabe mais o que fazer? Clique aqui e veja alguma dicas de estratégias que vão ajudar sua empresa a superar a crise.

Leia também

Nossa localização

Faculdade de Engenharia - UFJF Rua José Lourenço Kelmer, s/n São Pedro, Juiz de Fora - MG