Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the tpebl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maisconsultoria/public_html/wp-includes/functions.php on line 6131
Gerenciamento de resultados: acompanhe a estratégia da sua empresa

Gerenciamento de resultados: saiba acompanhar a estratégia da sua empresa

Para que uma empresa mantenha-se em evidência no seu segmento de atuação, é fundamental mapear riscos, identificar oportunidades de investimento e traçar estratégias para o alto crescimento. Tais ações constituem o planejamento estratégico. Mas para que todas as estratégias traçadas neste plano sejam efetivas, é essencial fazer o gerenciamento de resultados.

Executar um plano de ação não é o suficiente para que uma empresa atinja seus objetivos. Dentro do ciclo estratégico, é essencial monitorar, identificar riscos e oportunidades, apontar melhorias e corrigir falhas na estratégia implementada.

O gerenciamento de resultados é uma grande responsabilidade dos gestores da estratégia.

É função dos cargos administrativos das organizações monitorar cada um dos resultados alcançados, bem como a efetividade de cada estratégia definida para o alcance da visão e dos objetivos macro.

Pensando em ajudar os gestores na corrida pelo alcance das metas da empresa, hoje vamos refletir sobre a importância do gerenciamento de resultados. Vamos juntos?

O planejamento estratégico e o gerenciamento de resultados

A gestão da estratégia de uma empresa ocorre em três pilares: o planejamento estratégico, a execução da estratégia e o consequentemente o acompanhamento da estratégia/gerenciamento de resultados.

O planejamento estratégico é o esquema que estabelece a diretriz organizacional, ou seja, a missão, a visão e os objetivos da empresa.

A execução da estratégia, por sua vez, é a conversão dos planos de ação para o alcance dos objetivos, que ocorre por meio de projetos e processos.

O gerenciamento de resultados, por fim, cuida do monitoramento e avaliação das estratégias e planos de ação estabelecidos, visando sempre melhorá-las e assegurando que tudo ocorra como o planejado.

Dessa forma, é possível entender que o planejamento estratégico não é um esquema engessado, mas um guia que pode ser alterado de acordo com as necessidades da empresa, do mercado e de seus stakeholders.

Vamos supor que o planejamento estratégico, inicialmente, trace um plano de ação que coloque sua empresa em vantagem competitiva.

No entanto, ao longo do tempo, o cenário mercadológico sofre uma alteração, como uma grave crise econômica e assim as ações planejadas inicialmente deixam de ser competitivas perante a concorrência.

Nesse caso, a melhor postura é a revisão da estratégia. Durante todo o período de execução do planejamento estratégico, é essencial elaborar novas estratégias e planos de ações adaptados às exigências do mercado.

No ciclo estratégico também é sempre importante avaliar as ações e oportunidades de posicionamento organizacional – muitas vezes uma empresa perde uma grande chance de se posicionar frente à concorrência por estar presa à práticas antigas e pouco ousadas.

A gestão estratégica e o gerenciamento de resultados

Para que haja um gerenciamento de resultados é essencial que exista a cultura de gestão estratégica na empresa.

A gestão estratégica permite a implementação do planejamento estratégico, objetivando a obtenção de melhores resultados, mas também reavaliando e reformulando constantemente o processo, de acordo com as exigências e mudanças nos contextos do ambiente organizacional (interno e externo).

A gestão estratégica promove a efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, ou seja, a capacidade de alavancar os negócios, alinhando e adaptando-os à proposta do planejamento estratégico.

A gestão estratégica leva em consideração:

  • Entendimento, por todos, da estratégia e da visão de futuro da organização;
  • Definição de responsabilidades estrategicamente, em todos os níveis da organização;
  • Acompanhamento da implementação da estratégia;
  • Análises sistemáticas acerca da implementação da metas e do alcance da visão de futuro;
  • Comunicação sistemática da estratégia e das decisões tomadas;
  • Realimentação do processo de concepção da estratégia com o aprendizado adquirido durante as etapas de gerenciamento da implantação da estratégia;

Além de garantir análise contínua do desempenho estratégico da organização, a gestão estratégica fecha o ciclo entre o desenvolvimento teórico de uma boa estratégia e sua implementação.

Os resultados são o norte

Uma empresa que preza pela gestão estratégica consegue desempenhar o gerenciamento de resultados.

No gerenciamento de resultados a ideia é priorizar os resultados em todas as ações, a fim de otimizar o desempenho da empresa, independentemente de seu porte ou área de atuação.

Entenda como funciona o gerenciamento de resultados:

  • A chave para todo o processo é o foco no resultado e não nos procedimentos;
  • A responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos é de todos;
  • A liderança é participativa;
  • Todas os setores da empresa caminham juntos e estão integrados para que seja possível obter os resultados almejados, cada uma contribuindo com sua tarefa;

Quando os resultados orientam as operações para o alcance dos objetivos, todos na empresa conseguem enxergar sua relevância para o sucesso da empresa.

O gerenciamento de resultados contribui para o aumento da produtividade da equipe, uma vez que cada um entende a importância do seu papel para chegar aos resultados.

Como é realizado o gerenciamento de resultados?

Para que uma empresa faça o gerenciamento de resultados, é essencial assumir algumas posturas como:

  • Revisar constantemente os objetivos da empresa, para que os gestores consigam ter uma visão clara dos objetivos e do planejamento estratégico do negócio.
  • Gestores e colaboradores precisam se reunir para estabelecer os objetivos de cada um na organização, determinando um prazo para a apresentação dos resultados.
  • Monitorar os processos da empresa, por exemplo, antes de o prazo estabelecido para uma entrega terminar, é preciso organizar algumas reuniões para saber se os objetivos serão alcançados.
  • Avaliar o desempenho da equipe a partir de uma análise baseada no alcance ou não dos objetivos.
  • Recompensar os colaboradores por atingirem os resultados.

O gerenciamento de resultados é o melhor caminho para uma empresa reduzir custos, entregar projetos melhores e aumentar a produtividade da equipe.

Afinal, quando há o total envolvimento da equipe produtiva e dos gestores no caminho para o alcance das estratégias, a produção é feita com mais conformidade e o planejamento é cumprido sem maiores problemas.

Uma equipe que é guiada por resultados é capaz de produzir sempre mais e melhor e fazer com que sua organização torne-se líder no seu segmento!

Como a sua empresa tem feito o gerenciamento de resultados? O acompanhamento da estratégia está sendo efetivo? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler