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Metas SMART: alcance mais resultados com essa metodologia

  • 21 de dezembro de 2020

A Metodologia Smart é uma forma eficiente de estabelecer objetivos e se refere a uma sigla que corresponde aos cinco princípios da prática, os quais são eles:

Specific (específica);

Mensurable (mensurável);

Attainable (atingível);

Relevant (relevante);

Time based (temporal).

Dessa forma, essa metodologia está intimamente relacionada à metodologia ágil de gerenciamento de projetos, ou seja, é um passo importante para colocar essas ferramentas e medidas em prática na empresa.

A diferença entre ter um sonho e executar um sonho está no planejamento e na força de vontade. Dividir a meta em várias etapas pequenas é uma ótima ferramenta para alcançá-las.

Quais são as vantagens em adotar a metologia SMART no seu negócio?

Para atingir seus objetivos, é necessário focar em muitas coisas e superar todos os obstáculos e complicações que possam surgir. Pensando nisso, ao transformar seus objetivos em SMART, você pode criar uma estrutura inteligente para seu plano de ação e evitar quaisquer dificuldades caso encontre alguma dificuldade.

  1. Ajudar a melhorar a eficiência das operações;
  2. Encurtar o ciclo dos processos de produção;
  3. Reduzir riscos de negócios;
  4. Revitalizar o desempenho da empresa;
  5. Ter resposta de mercado mais rápida;
  6. Aumentar a taxa de retenção de clientes;
  7. Desenvolver habilidades de liderança e alcançar resultados;
  8. Aumentar os diferenciais da organização.

Como aplicar a metodologia SMART no negócio?

Agora que você já entendeu o conceito geral, descubra como agir em relação a cada uma das letras de Smart, que comentamos no início do artigo!

(S) Específico

Esta é a etapa para determinar a meta desejada:

  • O quê? Determine a meta;
  • Por quê? Diga por que essa é a melhor saída;
  • Quem? Quem é responsável por administrar a meta (responsáveis);
  • Onde? Em qual setor da empresa?;
  • Como? Identifique os requisitos e as necessidades para que você consiga cumprir o objetivo (orçamento, tempo, etc).

(M) Mensurável

Aqui são usados indicadores quantificáveis, como:

  • Quanto custa?
  • Quanto tempo gasta?
  • Qual será o retorno?

(A) Alcançável

Nessa fase você vai especificar se essa meta é realmente alcançável:

  • Isso é algo é realista e acessível? Observe se iniciar esse objetivo condiz com sua realidade ou não. Caso surja alguma dificuldade, determine o que fazer para tornar isso possível;
  • O que preciso fazer para conquistar essa meta? Separar 10% da renda, adquirir alguma ferramenta paga, contratar uma consultoria, etc.

(R) Realista

Observe o cenário e o que está sentindo no momento para acertar em sua decisão:

  • Parece valer a pena?
  • É o momento certo para investir nisso?
  • Corresponde aos meus esforços e necessidades?
  • Tenho uma equipe para pôr em prática? Essa equipe tem capacidade de executar?

(T) Temporal

Esta é a fase em que falamos de prazos. Do contrário, o risco de sua meta ficar flutuando aleatoriamente em seus pensamentos é enorme:

  • Quando começarei?
  • Em quanto tempo consigo concluí-la?
  • Como posso otimizar meu tempo ou algum processo atual?
  • Após quantos dias, semanas, meses, anos, quero atingir o resultado?

Ao estabelecer metas smart você eliminará generalidades e suposições para ir direto a uma linha de chegada muito mais clara.

Da próxima vez que pensar em metas para você ou para sua empresa, adote esses 5 fatores. Ao definir esses 5 princípios nas metas do seu negócio você terá uma direção muito mais clara, palpável e realista para cumprir aquele objetivo.

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