Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the tpebl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maisconsultoria/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Google Analytics como forma de melhorar a experiência do seu cliente!

Como o Google Analytics pode ajudar a melhorar a experiência do seu cliente

Você já ouviu falar do Google Analytics? O Google Analytics é uma ferramenta de análise da web gratuita oferecida pelo Google. Ele ajuda você a analisar o tráfego do seu site e, quando bem utilizado, te ajuda também a melhorar a experiência do seu cliente!

O Google Analytics é um depósito incrível de dados. Dessa forma, qualquer negócio que o utilize de forma estratégica, terá em suas mãos um banco enorme de dados sobre seus clientes.

A ferramenta pode te ajudar a entender como as pessoas estão interagindo com o site da sua empresa. Além de te mostrar de onde essas pessoas estão vindo e com que frequência elas visitam, ou seja, quais páginas do seu site estão chamando sua atenção e quais não estão gerando interesse, entre outras informações.

Você pode conhecer quem são seus visitantes, através de informações demográficas e interesses, como segmentos de mercado. Continue lendo para saber como usar essa ferramenta magnífica ao seu favor!

Como funciona o Google Analytics?

Todas as operações que sua empresa realiza no ambiente digital podem ser monitoradas, quantificadas e transformadas em informações extremamente úteis.

Confira quais são as suas principais funcionalidades:

1. Ferramentas de análise: você consegue coletar relatórios atualizados sobre as visitas ao seu site em tempo real. Também te permite a análise dos dados de forma personalizada.

2. Análise de Conteúdo: o GA permite o acesso a informações mais precisas sobre os termos pesquisados ​​pelos clientes, seus hábitos de navegação, velocidade do site, etc.

Com todas as informações, você consegue analisar se você está realmente ajudando o seu cliente através do marketing de conteúdo! (artigos no blog, materiais ricos…)

3. Análise das redes sociais: além de fazer o monitoramento do sucesso do seu site, o Google Analytics também reúne muitas informações sobre a interação do público com as suas redes sociais.

Você consegue saber qual rede social o seu público mais consome e, consequentemente, em qual você deve estar ainda mais presente. Dessa forma, fica muito mais fácil identificar se seus esforços e investimentos financeiros estão sendo convertidos em resultados reais ou não.

4. Análise para celular: ele permite a mensuração do impacto da sua empresa com usuários que utilizam plataformas em dispositivos móveis e fornece uma análise sobre o aplicativo da sua empresa, caso houver.

5. Análise de conversão: faz uma análise sobre os usuários que você está atraindo, engajando e gerando vendas. Isso é ótimo para você saber em qual momento do funil os seus leads estão convertendo!

Quais indicadores analisar para melhorar a experiência do cliente?

Saber como navegar por essa plataforma complexa para colocar esses dados em uso é outra história, certo?

O Analytics tem centenas de relatórios prontos para acesso e outros milhares que você consegue personalizar por conta própria.

No entanto, para desbloquear dados sobre os quais você pode criar ações para melhorar a experiência do seu cliente, é preciso examinar os relatórios e correlacioná-los com o que você já tem como objetivo e estratégia de negócio.

Descubra os principais pontos para você analisar no Google Analytics:

  • É possível entender quais são os formatos de conteúdos que mais geram engajamento e quais são os melhores horários para publicação;
  • Acompanhar a evolução dos usuários pelo funil de venda para identificar quais etapas podem ser otimizadas;
  • Criar relatórios personalizados e segmentações para ter informações ainda mais específicas;
  • Compreender quais são os dispositivos mais utilizados pelos visitantes para acessar a sua página;
  • Obter mais informações sobre o comportamento do seu cliente ideal na internet
  • Fazer testes para encontrar as melhores alternativas para gerar engajamento;
  • Conhecer quais são as palavras-chave mais buscadas pelos seus visitantes;
  • Acompanhar a evolução das suas ações no mundo digital;
  • Descobrir quais são as principais causas de abandono no seu site.

homem olhando para o notebook

Ajude a sua equipe de vendas com o Google Analytics

Além dessas vantagens citadas anteriormente, as informações do Google Analytics irão ajudar a sua equipe de vendas a entender melhor qual é o comportamento daquele usuário antes mesmo de uma proposta comercial.

Por exemplo, nós podemos analisar a Duração média da sessão (Average Session Duration) e a Taxa de rejeição (Bounce rate) para essa finalidade de diagnosticar o interesse do lead e/ou a qualidade do conteúdo da sua página.

O primeiro indicador nos mostra o tempo médio que o usuário permanece na página. Já a taxa de rejeição é a porcentagem de sessões de uma única página, na qual não foi realizada nenhuma ação pelo visitante, ou seja, o usuário não usou a barra de rolagem nem clicou em nenhum link, simplesmente saindo da página.

Se os resultados desses indicadores não forem positivos, será um alerta de que o conteúdo que você oferece não é relevante o suficiente ou que simplesmente aquele usuário não teve interesse naquele assunto!

A verdadeira mina de “ouro” de dados do seu cliente

Quando as pessoas chegam ao seu site pela primeira vez, é provável que elas fiquem perdidas, caso o seu site tenha mais de uma página. O que é super comum! No entanto, a maioria das pessoas já enfrenta esse problema de cara com uma barra de pesquisa. E se, você não tiver uma, você está perdendo dados valiosos.

O Google Analytics te oferece um relatório de termos pesquisados no site. Ou seja, esse relatório mostra as pesquisas mais comuns conduzidas no seu site e as exatamente as palavras-chave mais usadas. Sabendo disso, você pode aproveitar esses dados para:

  • Utilizar como campanhas de e-mail
  • Abordar essas dúvidas uma reunião comercial
  • Usar produtos comuns ou páginas de serviços como recomendações
  • Criar landing pages dedicadas a esses termos de pesquisa específicos

O relatório de termos de pesquisa no site é um dos melhores locais para localizar dados de palavras-chave e aproveitar esses dados para ajudar a gerar mais conteúdo relacionado ao assunto.

Além disso, o Google Analytics também é extremamente importante para ajudar você a entender quais técnicas de promoção funcionam bem para o seu público. O que é realmente atrativo para o seu público? Tráfego orgânico ou pago? Facebook Ads ou Google Ads? Entre outros questionamentos!

Essas informações são extremamente importantes por muitas razões. Afinal, uma vez que você compreende o comportamento dos seus visitantes você pode otimizar para além do seu site e melhorar até mesmo os resultados de vendas.

Essas informações irão ajudá-lo a fazer mudanças no seu site, no seu marketing digital e na experiência proporcionada ao cliente com base em dados reais, e não apenas hipóteses ou ideias baseadas em opiniões.

-> Conheça a nossa Consultoria em Qualidade para melhorar completamente a experiência do seu cliente!

Se você não ainda utiliza o Google Analytics para coletar insumos de informação para melhorar a experiência do seu cliente, baixe o nosso e-book abaixo. Nele apresentamos outras maneiras práticas para você melhorar a jornada do seu cliente!

melhorar a experiência do seu cliente

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler