Essa resposta é curta, mas o entendimento dela exige um pouco mais de contexto. A resposta é a seguinte, se você não conhecer com detalhes o que está fazendo agora, talvez nenhuma medida de melhoria seja eficiente para o seu negócio.
Como já cantou Lulu Santos “Tudo muda o tempo todo, no mundo. Não adianta fugir, nem mentir para si mesmo…”, se você entende que a melhoria contínua é o caminho, primeiro você precisa conhecer o seu ponto de partida. Pequenas mudanças, podem fazer a empresa ter mais eficiência. Enquanto outras empresas podem estar se reinventando, você pode se debruçar sobre onde estão os gargalos, o que deve ser abandonado, o que pode ser melhorado e o que ainda pode ser desenvolvido.
Se a sua empresa não tem processo, a percepção pode ser que tudo esteja errado, ou que nada funciona muito bem. Aqui não falamos só de processo operacional, é importante rever os processos administrativos, financeiros, os contratos, o marketing e o que mais houver. É preciso abranger as atividades dos CEOs até as pessoas que estão realizando as atividades mais básicas.
Além disso, todas essas pessoas precisam compartilhar de um mesmo objetivo. Ou seja, as empresas que conseguem ter um valor compartilhado entre todos, tem maiores chances de atingir os resultados, pois todos passam a se empenhar na busca de um objetivo em comum. Falar em melhoria contínua, é falar sobre alterar pequenas partes do processo, em repensar a rotina, mas também em dar passos mais largos se for preciso, mas de forma planejada e organizada.
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