Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the tpebl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maisconsultoria/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Erros na gestão da qualidade: saiba como identificá-los e solucioná-los!

8 erros na gestão da qualidade + formas de evitá-los de maneira eficiente

Pessoas sabendo como erros na gestão da qualidade

A gestão empresarial é, sem dúvidas, fator determinante para o sucesso de um negócio. Entretanto, para isso a gestão precisa ser estratégica, efetiva e qualitativa. Mas, muitos proprietários e gestores não entendem o que é a gestão de qualidade e como conseguir aplicar a mesma na realidade dos seus respectivos negócios. 

Dessa forma, em boa parte dos casos, a Gestão de Qualidade não é aplicada corretamente, gerando erros que fundamentam e causam o insucesso e a ineficiência de medidas administrativas que deveriam ser estratégicas e benéficas. Por isso, iremos evidenciar aqui os principais erros cometidos na gestão de qualidade e as formas efetivas de evitá-los. 

Para ter o detalhamento e o entendimento completo do assunto, nos acompanhe a seguir na leitura dos seguintes tópicos: 

  • O que é Gestão de Qualidade?
  • Ferramentas utilizadas na Gestão da Qualidade 
  • 8 erros na gestão da qualidade + formas de evitá-los de maneira eficiente 
  • Conclusão 

O que é Gestão de Qualidade? 

Antes de partimos para o ponto principal do nosso artigo, iremos explicar o que é a gestão de qualidade e as características principais de uma, para possibilitar o entendimento completo e efetivo do tema, de forma simples e objetiva. 

Sendo assim, Gestão de Qualidade é a administração empresarial caracterizada por uma série de ações estratégicas que tem como objetivo principal a melhoria constante e contínua de seus processos, sejam eles internos ou externos, relacionando todas as áreas e setores empresariais existentes. 

Dessa forma, a Gestão de Qualidade representa uma administração empresarial acima de tudo efetiva, organizada e benéfica para todos os processos empresariais que impactam diretamente o resultado final dos produtos e serviços entregues aos clientes. 

Além disso, as questões relacionadas à satisfação geral de colaboradores, ao planejamento, ao crescimento progressivo e a evolução contínua também são prioridades de uma gestão empresarial qualitativa. 

Por isso, é importante que a gestão de qualidade envolva e unifique todos os setores presentes na empresa, tornando todo o trabalho mais harmônico, interligado e funcional. Para o alcance desses aspectos, é necessário utilizar métricas de análise estratégica de processos, planejamentos e princípios básicos de sucessão.

Ferramentas utilizadas na Gestão da Qualidade

Dentre as ferramentas utilizadas, podemos citar como as principais delas:

  • Folha de verificação 
  • Gráficos de Controle 
  • Estratificação 
  • Brainstorming
  • Gráfico de Pareto 
  • 6 sigma 
  • 5S 
  • Fluxograma, entre outros. 

Tais técnicas são essenciais para melhorar a gestão de forma efetiva, além de possibilitar a análise e aplicabilidade das estratégias. Entretanto, elas não são as únicas coadjuvantes nesse processo. Para facilitar e garantir a qualidade de gestão, existem as certificações. 

A mais conhecida delas é a ISO 9001, importantíssima para informar aos clientes sobre o comprometimento da empresa com a garantia da qualidade, tendo em vista a necessidade de se adequar e atender a determinados requisitos para o recebimento do certificado. 

Assim, o seu público passa a ter mais confiança nos produtos e/ou serviços vendidos por você, garantindo não só a fidelização de público, mas também o aumento da autoridade empresarial, da vantagem competitiva, do faturamento e do sucesso. 

Por isso, contar com uma gestão de qualidade na administração do seu negócio é fundamental para o crescimento efetivo e progressivo do mesmo. 

Porém, ao implementar a gestão qualitativa de forma indevida, diversos erros são cometidos impedindo a efetividade da mesma. Conhecer tais erros é importante para evitá-los, tornando o processo de implementação mais assertivo e possibilitando a correção dos que já foram cometidos. 

Sendo assim, agora que você sabe o que é gestão de qualidade, reconhece a sua importância e entende algumas características centrais da mesma, podemos seguir para o ponto central do nosso artigo: Os 8 erros na gestão de qualidade + formas de evitá-los de maneira eficiente. 

8 erros na gestão da qualidade + formas de evitá-los de maneira eficiente 

1. Falta de planejamento 

O planejamento é fundamental para o direcionamento correto das atividades empresariais e suas respectivas implicações. Rosemery de Ross, por exemplo, define o planejamento como: 

“O planejamento é uma ferramenta que possibilita a organização de todos os passos necessários para que possamos alcançar os nossos objetivos” 

Ou seja, o alcance de objetivos pré definidos só é possível a partir de um planejamento que direcione todas as medidas e ações empresariais para a conquista dos mesmos. Por isso, é importante pensar no futuro de forma constante, considerando uma previsibilidade de ações baseada em dados e metas. 

2. Falta de ações voltadas para o consumidor 

Como bem sabemos, o consumidor é o que fundamenta a existência do seu negócio. Afinal, a sua empresa existe para oferecer produtos e/ou serviços a alguém. Por isso, é necessário que haja a idealização de ações e mudanças específicas para aumentar consideravelmente a satisfação do seu público. 

3. Falta de ações voltadas para os colaboradores 

Apesar do que muitos pensam, garantir e priorizar a satisfação dos seus colaboradores é tão importante quanto a dos seus clientes. Isso porque o processo produtivo, as vendas, a manutenção e a execução de ações e melhorias só é possível a partir deles. 

Dessa forma, é fundamental investir em ações voltadas para os colaboradores do seu negócio, como a oferta de treinamentos, o reconhecimento de valor, o aumento do engajamento, a tomada de medidas capazes de aumentar os níveis de satisfação, etc. 

Tudo isso irá gerar profissionais qualificados, efetivos, engajados e psicologicamente bem para exercer suas respectivas funções com maior nível de dedicação. 

4. Não medir e analisar os resultados 

Acompanhar os resultados é fundamental para medir os níveis de sucesso das estratégias adotadas e permitir a identificação de metodologias não funcionais. Por isso, conte sempre com a atuação de indicadores de desempenho, que irão te dar o feedback necessário para um direcionamento assertivo. 

5. Negligenciar ferramentas e princípios de qualidade 

Como dito anteriormente, a gestão de qualidade é baseada em ferramentas e princípios. Por isso, segui-los a risca é imprescindível para a eficiência da estratégia. Negligenciar esses fatores só atrasa e impede o processo.  

6. Postergar a realização de mudanças necessárias 

As mudanças são essenciais para a melhoria contínua e a resolução de problemas e gargalos produtivos. Alguns proprietários e gestores, mesmo cientes das mudanças necessárias, postergam a realização das mesmas e atrasam todo o processo de evolução empresarial. 

Por isso, realize o mais breve possível todas as mudanças necessárias assim que identificar um fator de inadequação em seu negócio. 

7. Desorganização em processos, documentos e ações 

A desorganização é, sem dúvidas, a maior inimiga da gestão. Por isso, mantenha os seus processos, documentos e ações os mais organizados possíveis. 

8. Não ter metas e objetivos bem definidos 

Sem metas e objetivos definidos, a empresa se perde em seus propósitos e fica a mercê de um destino nem sempre favorável. Por isso, se certifique de definir metas e objetivos plausíveis e alcançáveis na realidade do seu negócio, para direcionar assertivamente as decisões relacionadas ao mesmo. 

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é gestão de qualidade, conhece os 8 erros mais comuns dela e entende não só a importância de evitá-los, como também a maneira correta de fazer isso, esperamos que aplique as dicas aqui dadas e aproveite de todos os benefícios que essas medidas podem gerar. 

Ademais, se gostou do nosso conteúdo e deseja ler outros semelhantes a esse, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo e com vários artigos gratuitos para leitura. 

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler