Erros comuns ao iniciar uma empresa

Muitos empreendedores sentem que possuem uma habilidade muito desenvolvida e acreditam que isso será o diferencial do seu negócio, por exemplo: a pessoa que é excelente cozinheira, aí decide abrir o próprio restaurante; ou que é ótima vendedora e decide abrir a própria loja.

Poderíamos dizer que esse já é o primeiro erro. Se você possui uma habilidade, infelizmente só isso não irá garantir o sucesso do seu empreendimento. Existem algumas áreas que é preciso pensar antes:

Planejamento financeiro:

Qual o valor do investimento inicial? Quais são os custos envolvidos e qual a receita esperada? Em quanto tempo o valor investido será pago? Qual o valor do produto ou serviço que você vai oferecer? São algumas das perguntas que precisam ser respondidas antes de qualquer coisa.

O aspecto financeiro é o que mais impacta, porque ele é diário, exige organização, alinhamento de expectativas e ações que garantam a saúde da empresa.

Nenhuma empresa vive de talentos, é preciso processo e organização.

Planejamento Mercadológico:

Entender o público que se deseja atingir, o preço que ele está disposto a pagar pelo o seu produto ou serviço, como ele gosta de usufruir do que você irá oferecer e o que é essencial para entregar valor.

Aqui temos mais uma ampla lista de tarefas que envolvem posicionamento, estudo de mercado (concorrência, fornecedores e consumidores), canais de atendimento e aspectos de marketing.

A sua habilidade só será reconhecida se você oferecer para o público certo e da forma certa.

Monte um processo:

O ideal é que a empresa não dependa só de você em algum momento, mas até para você não se perder, desenvolva um processo para cada uma das áreas que começar a trabalhar.

Como serão realizadas as atividades financeiras? Haverá um sistema, é possível começar com uma planilha? Como serão feitos os lançamentos e os planejamentos?

Sobre as suas entregas: Como é o fluxo de venda? Como você irá se aproximar dos clientes? É importante mensurar a qualidade, ou seja, desenvolver um pós-venda?

Se houver funcionários: o que cada um faz? Mapear rotinas contribui para que cada um entenda a sua responsabilidade e entrega esperada.

Esses são alguns exemplos, mas é importante ter o mapeamento de tudo o que a empresa faz. Isso também te ajuda a entender o que toma mais tempo, o que é mais estratégico e o que precisa ser melhorado.

Citamos alguns pontos básicos, mas que quando não seguidos podem transformar um grande sonho, em um verdadeiro pesadelo.

Conte com a Mais Consultoria para te ajudar na organização financeira e na busca pela qualidade da sua empresa.

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