Dicas de como posicionar o seu site no Google e atrair clientes.

Toda empresa, de uma forma geral, procura a classificação mais alta nos resultados do Google, pois sabe que isso serve para atrair clientes e obter mais visitantes para o site e-commerce, ou mesmo corporativo.

O Google considera mais de 200 fatores ao determinar a classificação de um determinado site.

Quando os motores de busca não classificam o seu acima de seus concorrentes, você está perdendo novos negócios.

Dessa forma, é preciso melhorar o site a todo custo, e assim maximizar o ranqueamento. E tudo isso é uma questão de otimização.

Otimizar um site de maneira correta aumenta as chances de classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa, principalmente o Google, e assim, passa a atrair clientes e, na esteira, aumento de vendas e relevância, além de se mostrar uma autoridade do setor em que atua.  

Como otimizar seu site e atrair clientes

A otimização do site envolve fazer alterações em seu site para uma classificação mais alta nas SERPs (Search Engine Ranking Page), isto é, nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

Pesquisas apresentadas pelo Meio e Mensagem, apontam que os internautas não vão além da primeira página de resultados de busca, desde a pesquisa pessoal, como “conserto de tv próximo a mim”, até que roupa usar em uma festa formal.

Portanto, é essencial implementar a prática de SEO (Search Engine Optimization) para obter classificações de primeira página.

Sendo assim, a partir do momento que você decide expandir seus negócios, e posicionar melhor sua classificação no Google, atrair clientes e tudo que está envolvido, vale conhecer as dicas apresentadas a seguir.

  1. Segmente as palavras-chave certas

Palavras-chave são frases ou palavras que explicam o conteúdo do seu site. 

São as palavras ou frases que os clientes em potencial digitam no Google para encontrar os produtos ou serviços que você oferece, seja no varejo ou em relação a uma consultoria empresarial para diferentes organizações.

A relação entre palavras-chave e otimização de sites é bastante simples. 

O Google envia bots para visitar seu site, ler e indexar seu conteúdo, pontuar a relevância de suas palavras-chave e classificar seu site nas SERPs de acordo.

  1. Crie novo conteúdo sempre

Criar novos conteúdos é necessário para construir uma base fiel de clientes e seguidores. Lembre-se, existem outros sites concorrentes que oferecem produtos semelhantes. 

Você precisa se destacar e ser percebido como um líder de pensamento em seu setor.

Certifique-se de que o conteúdo do site da sua empresa de portaria, se for o caso, seja atualizado com frequência. Torne-o interessante e envolvente para seus seguidores, e assim criar lealdade.

Além disso, o Google e outros mecanismos de pesquisa tendem a recompensar sites que publicam conteúdo novo e de alta qualidade. 

Para ter uma classificação alta nos SERPs, uma prática recomendada é atualizar regularmente o conteúdo do seu site.

Certifique-se de incluir suas palavras-chave de destino no conteúdo. Mas não exagere, apenas escreva naturalmente.

  1. Verifique as tags HTML

O código em seu site deve informar aos mecanismos de pesquisa sobre o que são as páginas individuais do seu site. As tags mais importantes são as tags Title e Meta Description.

Essas tags se transformam no título e na descrição que aparecem nos resultados da pesquisa quando alguém busca por uma empresa de suporte em ti, por exemplo.

Você deseja que eles contenham sua palavra-chave principal para essa página e que sejam atraentes para os usuários. 

Quando o título e a descrição são atraentes para os usuários, a tendência é que os usuários cliquem na página para saber mais sobre o assunto.

Eles podem aparecer em rich snippets, ou seja, os resultados da pesquisa que respondem a uma pergunta específica e relacionada ao termo de pesquisa.

As tags de texto alternativo nas imagens são outra área em que você pode melhorar seus rankings de pesquisa, especialmente quando alguém está pesquisando imagens.

  1. Tenha um perfil de backlink

O Google foi construído por dois estudantes da Universidade de Stanford. Quando eles construíram o algoritmo, eles o chamaram de PageRank. 

O PageRank era diferente dos outros mecanismos de pesquisa da época porque classificava as páginas de busca por “energia solar”, por exemplo, de acordo com quantos outros sites de empresas de energia solar em fortaleza estavam vinculados nos resultados de pesquisa.

Quanto mais links um site tiver, mais alto ele aparece nos resultados de pesquisa. O algoritmo do Google evoluiu ao longo dos anos, mas a importância dos backlinks não pode ser subestimada.

Seu site tem um perfil de backlink

Este é o quadro geral dos sites que apontam para o seu site. Você precisa conhecer os sites que classificam para o seu site, quão relevantes eles são para o seu site e o texto âncora usado para vincular ao seu site.

  1. Atente-se às mudanças frequentes

A internet é um ambiente dinâmico, e quem quer atrair clientes para um site de e-commerce de insulfilm janela residencial precisa acompanhar as mudanças que acontecem com certa frequência. 

Embora não haja como prever o futuro, você pode ver para onde a pesquisa está indo. A melhor maneira de ficar à frente da curva é observar como as pessoas estão usando os mecanismos de pesquisa.

Primeiro, eles começaram a pesquisar em dispositivos desktop. Eles então usaram smartphones para encontrar informações. O Google respondeu enfatizando o desempenho do site para dispositivos móveis dentro do algoritmo.

​É difícil chegar ao topo dos resultados de pesquisa. Você tem que acompanhar as mudanças para garantir que você permaneça no topo.

  1. Otimize para pesquisa por voz

As pessoas também estão usando cada vez mais a pesquisa por voz. Com isso, o Google vem se adaptando a essa tendência à medida que mais pessoas usam assistentes de voz para encontrar informações.

Curiosamente, a pesquisa por voz é adotada mais rapidamente do que qualquer outra funcionalidade moderna, tudo graças ao surgimento de smartphones e tecnologias avançadas, como assistentes de voz e projeto de robô doméstico. 

Com esse aumento de usuários de assistentes de voz, definitivamente faz sentido projetar seu conteúdo em torno disso. 

Por isso, você deve preparar seu site para responder às consultas de pesquisa por voz de seus clientes em potencial.

  1. Descarte os erros 404

Os erros 404 estão entre as situações mais irritantes para um usuário da internet. Eles interferem na experiência do usuário, assim como atrapalham o processo de indexação de páginas da web do Google. 

Embora os erros 404 sejam inofensivos por si só e não afetem seus rankings de pesquisa, ainda vale a pena ter uma página de redirecionamento 301 nos lugares em que você notar uma página de erro 404 inesperadamente.

Há uma ferramenta integrada ao Google Search Console que permite identificar a partir de uma seção específica, denominada “Erros de Rastreamento”. 

Caso o site esteja em uma plataforma como o WordPress, é possível instalar diversos plugins, devidamente projetados para a detecção automática, tornando as páginas 404 com funções específicas. 

A configuração de redirecionamento para uma página específica melhora a experiência do usuário, de alguma maneira.

  1. Mantenha conteúdo facilmente compartilhável

Esse é um ponto importante e que deve ser considerado em todos os âmbitos. Se você ainda não tornou seu conteúdo facilmente compartilhável, está perdendo oportunidades de melhorar sua visibilidade. 

Nas páginas do seu blog de vending machines, por exemplo, certifique-se de fornecer opções de compartilhamento fáceis para que seus leitores possam compartilhar facilmente seu conteúdo nas plataformas de rede social. 

Os compartilhamentos sociais não contribuem, de forma direta, no aumento da visibilidade dos mecanismos de pesquisa, mas ajudam você a ganhar uma quantidade de links de entrada e alguns links de saída também. 

Essa dica foi confirmada recentemente entre os principais fatores de ranqueamento no algoritmo do Google, segundo a RockContent.

  1. Obtenha links de alta qualidade

Pesquisas recentes indicam que, como ferramenta de marketing e criação de conteúdo, os backlinks estão entre os principais fatores de ranqueamento no Google. 

Sem ter um link de boa qualidade para seu site ou conteúdo, você não consegue pensar em ranquear no topo do Google. 

Portanto, sempre certifique-se de criar links de alta qualidade de sites de autoridade que levam seu site para o próximo nível. 

Um link ajuda você a posicionar seu site no Google, assim como construir sua autoridade, direcionar tráfego de referência e expandir seu site. 

A seguir estão algumas técnicas mais genuínas que podem ajudar você a fazer links:

  • Envio de artigo;
  • Links do perfil;
  • Guest posts;
  • Troca de links com domínios relevantes.

Sempre tente se concentrar em fazer links contextuais ou editoriais. Eles são mais valiosos e vão disparar sua classificação do site em pouco tempo. 

Conclusão

Há muitos aspectos envolvidos no ranqueamento de um site, e que fazem atrair clientes que estejam interessados nos seus produtos e serviços disponíveis. 

Além de trabalhar de maneira adequada o SEO, com palavras-chave relevantes e backlinks valiosos, a qualidade do conteúdo e a densidade semântica são peças-chave.

Tenha foco no público-alvo, sem esquecer de desenvolver uma buyer persona específica, que atenda todos os nichos possíveis, e se mostre como uma autoridade perante os consumidores e a concorrência.

Dessa forma, atrair clientes será parte de todo o potencial que sua empresa tem frente ao posicionamento do Google na primeira página de resultado.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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