Diminua os custos e aumente a produção com o método kaizen

Você já conhece o metódo kaizen? Sabia que através dela é possível diminuir expressivamente os custos, aumentar a produção e uma série de melhorias no seu negócio?
O método Kaizen estabelece padrões elevados de qualidade, compromisso, esforço de todos funcionar pela vontade de mudar.
Então, se você quer entender o que é Kaizen, como usar este método e como colocá-lo em prática, leia este artigo até o fim.

O que é o método Kaizen?

Kaizen é uma palavra japonesa que significa “mudar para melhor” e hoje tem sido utilizada como uma filosofia de melhoria contínua em geral. Seja pessoal, social ou profissional.
Segundo Kaizen, melhorias sempre são possíveis e você deve implementar melhorias todos os dias, seja na gestão da empresa, seja nos funcionários e gestores. Vale ressaltar que, para não atrapalhar o equilíbrio da empresa, o ideal é que a melhoria seja gradual e nunca repentina.
Essa metodologia é muito valiosa para a gestão industrial porque seus principais benefícios são: redução de custos e aumento da produtividade.

Qual o objetivo do método Kaizen?

Para entender o propósito desse método, basta observar seus benefícios! Portanto, listamos algumas das principais vantagens do método Kaizen:

  • Melhorar a qualidade dos processos e da produção
  • Aumentar a satisfação do cliente
  • Envolver todos os colaboradores
  • Reduzir o desperdício da empresa;
  • Aumentar a produtividade sem grandes investimentos;
  • Adquirir uma gestão mais transparente;
  • Voltar atenção para onde se cria valor de fato (“chão de fábrica”);
  • Focar nos processos;
  • Priorizar as pessoas;
  • Aprender fazendo.

Quando utilizar o método Kaizen?

Quando o método Kaisen deve ser usado? Embora o método Kaizen possa ser considerado uma filosofia de gestão empresarial, e não uma ferramenta contendo receitas e procedimentos, a questão é: quando aplicar a filosofia Kaizen?
É claro que este conceito é muito adequado para mudanças graduais que exigem mudanças de longo prazo e principalmente por alguma alteração na cultura da empresa. Se a cultura corporativa for mais personalizada e focada no sucesso de curto prazo, é preferível usar algum método de revisão de processos com esse objetivo.

Como aplicar o método Kaizen em 7 passos

A aplicação do método Kaizen tem como base o ciclo PDCA, ou seja:

  • Planeje (Plan): desenvolva uma hipótese;
  • Faça (Do): execute o experimento;
  • Verifique (Check): avalie os resultados;
  • Aja (Act): aperfeiçoe sua experiência e dê início a um novo ciclo.

Passo 1 – Defina quem será líder do projeto

Antes de iniciar um projeto de melhoria contínua, é necessário definir quem vai liderar o projeto.

O líder selecionado ficará responsável por atualizar os demais membros da equipe no processo e orientar as ações com base nos resultados.

Passo 2 – Defina a equipe que irá executar

O segundo passo para aplicar o Kaizen é formar uma equipe que irá implementar melhorias.

Curiosamente, esses grupos são compostos por profissionais de diferentes departamentos da empresa. Portanto, por meio dessa natureza multidisciplinar, será possível usar diferentes ideias para resolver diferentes problemas.

Passo 3 – Identifique oportunidades de melhoria

A aplicação do Kaizen também envolve a identificação de oportunidades de melhoria. A equipe deve trabalhar em conjunto para encontrar defeitos do programa e analisar quaisquer problemas que precisem ser resolvidos.

Passo 4 – Estabeleça de metas e objetivos

Após identificar oportunidades de melhoria, é necessário estabelecer metas e objetivos para solucionar os problemas mencionados. Essa etapa é importante para que a equipe entenda para onde deve ir e quais resultados devem buscar.

Mas lembre-se: as metas e objetivos precisam estar dentro do padrão SMART, o que significa que elas devem ser Específicas (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Achievable), Relevantes (Relevant) e com Prazo determinado (Time-based).

Passo 5 – Construa o plano de ação

A melhoria só pode ser alcançada se for formulado um plano que oriente as ações coletivas e individuais.

A equipe precisa saber o que fazer, quando concluir, quem concluir, onde concluir, quanto gastar, quanto orçamento, etc.

As respostas a essas e outras perguntas ajudarão a desenvolver um plano de ação, que é uma ferramenta necessária para implementar aplicativos aprimorados.

Passo 6 – Executar as atividades

Não há muitos segredos aqui! Após definir o plano de ação, coloque-o em prática. Todos devem fazer a sua parte para ajudar os outros quando necessário, e cumprir orçamentos e prazos.

Passo 7 – Monitorar e avaliar os resultados

Todo o processo de melhoria contínua deve ser analisado e os resultados monitorados. Por se tratar de um processo contínuo, é imprescindível monitorar constantemente o andamento da ação para que os ajustes necessários possam ser feitos!

Que tal se aprofundar no assunto?

Masaaki Ima é um dos principais responsáveis por esse movimento e considerado por muitos como o pai do Kaizen. Além disos, ele é o autor do livro Kaizen – The secret to Japans competitive success e fundador do Kaizen Institute.

Masaaki conseguiu levar seus ensinamentos e práticas para todo o mundo. Para ele, o trabalho em equipe deve prevalecer sobre o individual!

Quer utilizar a filosofia kaizen para reduzir custos, aumentar a produtividade da sua empresa, mas não sabe por onde começar? Entre em contato conosco, basta clicar no banner abaixo!

 

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler