Se você dirige uma empresa, pode ter se perguntado quanto vale a pena, sem pensar na resposta. Saiba que você não está sozinho(a) nessa e vem conhecer o conceito de “valuation”!
O valuation é uma ferramenta útil para usar internamente na sua empresa. Por ser um valor quantitativo, ele também será um raio-X da empresa e pode apresentar algumas forças e fraquezas.
Por exemplo, a imagem da sua empresa perante os clientes pode ser completamente diferente do que você imagina.
Nessas e em muitas outras situações, seja em tempos de prosperidade ou desafiadores, a avaliação é uma boa escolha para escapar das armadilhas ocultas da vida cotidiana de uma empresa!
Neste artigo, você conhecerá o significado de valuation e de que forma esse processo pode clarificar ideias e atrair mais investidores.
O que é valuation?
Valuation é o termo em inglês para “avaliação de negócios”. É o processo de estimar o valor da empresa, determinando o preço justo e a taxa de retorno do investimento em ações.
Existem várias formas de avaliação, sendo a mais comum o valor dos ativos, o valor presente dos fluxos de caixa futuros ou o valor dos múltiplos da empresa.
Com base na avaliação do valor da empresa, os analistas recomendam comprar ou vender em comparação com o preço atual das ações da empresa na bolsa de valores.
É um método que permite entender o valor de uma empresa. Dessa forma, o empresário pode buscar investimento e até saber qual será o preço justo, caso venda seu negócio.
Por sua vez, o investidor pode prever o valor futuro das ações da empresa e estimar o retorno que poderá obter após o investimento.
Para que o serve o valuation?
Como você pode ver, o valuation é muito importante para investidores que desejam saber o valor justo de uma ação antes de comprá-la. Mas esse indicador também é muito utilizado pelas empresas para orientar as decisões relacionadas ao próprio negócio.
Um exemplo disto é quando um acionista principal decide vender uma empresa, uma avaliação deve ser calculada. Sem ele, é possível estabelecer um valor muito alto ou muito baixo para a empresa, perdendo oportunidades.
Para os investidores, é importante ressaltar que embora a avaliação seja uma estratégia útil para a análise de renda variável, ela deve ser utilizada com cautela.
É uma boa maneira de realizar diferentes tipos de análise antes de investir fundos em ativos.
Tipos de valuation
Embora existam métodos e fórmulas específicos para avaliação, é importante entender que este não é um método estrito.
Na verdade, medir o valor de uma empresa por números também envolve considerar números intangíveis, por isso é difícil de medir.
Valor patrimonial
Neste método, a avaliação é baseada nos resultados operacionais em termos de lucro e receita até o momento da avaliação.
Para empresas que estão em um estado de estagnação, é necessário provar aos investidores em potencial que podem produzir mais produtos.
Fluxo de caixa futuro
Como o nome sugere, nos fluxos de caixa futuros, a empresa estima quanto irá movimentar no período analisado. Após o conhecimento dessa estimativa, possíveis riscos e oportunidades serão considerados e a taxa de desconto aplicada.
Análise de mercado
Uma empresa também é chamada de múltiplo de mercado. Nesse método de avaliação, a empresa implementa um benchmark.
Ou seja, realiza avaliações comparativas com empresas do mesmo setor, com foco em suas atividades operacionais e desempenho financeiro.
Payback
O payback descontado, embora seja uma fórmula relativamente simples de se compreender, leva em conta o peso do fluxo de caixa no ROI, o Retorno sobre o Investimento.
O fluxo de caixa é a diferença entre todas as receitas e despesas de uma empresa e geralmente é calculado diariamente.
Portanto, em um escopo mais amplo, considerando o retorno gerado pelo fluxo de caixa, a taxa de retorno do investimento descontado nada mais é do que a taxa de retorno do investimento.
Como calcular o valuation de uma empresa?
Como vimos, existem várias maneiras de calcular a avaliação de uma empresa. Incluem modelos de fluxo de caixa descontado.
Esta é uma das opções utilizadas pelos investidores que buscam uma avaliação mais completa dos ativos. Confira as três etapas básicas de utilização deste método para avaliar o preço justo das ações!
1º passo: projete o fluxo de caixa da empresa
Para tanto, o patrimônio líquido é avaliado. Subtraia a quantia recebida da despesa total em um determinado período. É muito importante estimar a taxa de crescimento anual da empresa.
Nos departamentos mais estáveis, as avaliações podem ser facilitadas. Porém, alguns dos segmentos mais dinâmicos tendem a apresentar maior volatilidade nos resultados.
Nesse caso, os resultados podem não ser confiáveis.
2º passo: realize estimativas
A taxa de desconto anual é usada para atualizar a estimativa. Não há consenso entre os especialistas para definir a taxa. Portanto, uma solução é usar a base de retorno médio das ações.
É importante comprovar o quanto a moeda se desvalorizou ao longo dos anos. A estrutura de capital da empresa e os riscos de investimento também devem ser considerados.
3º passo: estime o valuation atual da empresa
Na última etapa, todos os fluxos de desconto são somados. Portanto, a avaliação atual da empresa pode ser estimada. O valor de mercado é obtido pela subtração da dívida líquida total.
Em seguida, divida o resultado pelo número de ações para obter o valor justo do documento.
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