Trabalho remoto: como ele pode ser vantajoso para funcionários e empresas?

Trabalho remoto

O trabalho remoto, ou home office, tem se tornado uma tendência nos últimos anos e com o caso de exceção do COVID-19, uma necessidade. Nem todos os segmentos conseguem implementar isso. Mas, quem trabalha em escritórios e em atividades no online é um recurso que vale a pena lançar mão para não paralisar as atividades.

Vale destacar que, esse tipo de exercício do trabalho diário tem também muitos benefícios quando bem alinhado com a equipe. Confira agora como o trabalho remoto pode ser vantajoso para a sua equipe e para a sua empresa. 

Produtividade

Trabalhar em um ambiente com menos pessoas é uma oportunidade maior de concentração. E a casa é um ambiente que naturalmente proporciona conforto e bem-estar. Assim o profissional sente-se mais relaxado e tem a liberdade para montar seu espaço da melhor forma possível para as suas necessidades e ritmo de trabalho. O impacto disso está intimamente relacionado com a produtividade.

Muitos gestores ainda se sentem inseguros em liberar esse tipo de trabalho para a equipe. É preciso confiança e alinhamento com os profissionais, mas é possível colher benefícios na qualidade e tempo das entregas a partir do trabalho remoto.

Qualidade de vida

Ter que acordar bem mais cedo, tempo de deslocamento e estresse no trânsito são desgastes que atrapalhem e muito a qualidade de vida, sobretudo nos grandes centros. Mas, com o trabalho remoto tudo isso é esquecido. É possível acordar um pouco mais tarde, praticar exercícios em casa, tomar banho e um bom café da manhã e começar a jornada de trabalho sem complicações. 

Além disso, existe uma maior flexibilidade com códigos de vestimenta e menos pressão do que no ambiente e na rotina diária do escritório.

Os melhores colaboradores na equipe

Ao passo que você avalia muito bem os candidatos que buscam colocação na sua empresa, esses profissionais fazem o mesmo. Não são apenas bons salários que atraem um colaborador excelente para o seu time. O home office, pelo menos em tempo parcial, é um atrativo que muitos buscam pelos benefícios mencionados anteriormente.

Economia e investimentos

Ter seus profissionais remotamente é sinônimo de economia em muitos aspectos, desde o cafezinho, até a conta de luz. Dessa forma, é possível manter um alto padrão de profissionais e reinvestir o dinheiro desses gastos em melhorias e expansão do seu negócio.

Dicas para o trabalho remoto

Sabemos que nos dias de hoje o trabalho em casa tem sido menos uma escolha consciente das empresas e mais uma necessidade pela situação do COVID-19.

Então, se a sua empresa tem aderido a esse modelo de trabalho agora, algumas orientações são bacanas de seres passadas para os colaboradores conseguirem estabelecer a rotina de trabalho. Confira:

3 Dicas para o trabalho remoto

1- Tente manter uma rotina, como hora para começar a trabalhar e também para momento de pausa como almoço e café da tarde.

2- Tenha um espaço próprio para cumprir as horas de trabalho, evite usar a cama e ficar de pijama, isso pode ser desmotivador.

3- Comunique-se: com os clientes os demais colegas de trabalho tente manter rotinas e momentos de interação, como as reuniões periódicas. Ficar o dia todo sem falar com ninguém não é saudável e nem produtivo, muitas ideias e insights surgem desses momentos de interação e alinhamentos. A internet está aí para nos ajudar com isso, é possível fazer reuniões por videochamada em diversas plataformas diferentes.

O trabalho remoto pode ser desafiador no momento de sua implantação mas os benefícios são grandes, tanto para a empresa, quanto para os profissionais. Tempo e produtividade são precisos em uma organização, mas a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores também é.