Saiba 5 técnicas de vendas que vão fazer seu negócio se destacar

Pessoa sendo influenciada pelas técnicas de vendas

As técnicas de venda são fundamentais para empresas que desejam se consolidar no mercado. Grandes marcas que se tornam parte do cotidiano de consumidores conseguem fazer isso ao estudar seu público e aplicar técnicas de vendas compatíveis com esses perfis

Por isso, em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer e utilizar técnicas para vender mais e melhor, pode fazer a diferença nos resultados do seu negócio. Essas técnicas são procedimentos e ações capazes de convencer e estimular um possível cliente a adquirir um produto ou serviço.

Assim, não basta apenas vender de forma intuitiva, e fazer o que todos estão fazendo. Você precisa conhecer essas estratégias e quais são aquelas ideais para o seu negócio.

Se você deseja alavancar seus resultados através de vendas mais assertivas, continue a leitura desse artigo!

Qual a importância de uma estratégia de venda personalizada?

Antes de saber quais técnicas utilizar, você precisa ter clareza da utilidade delas. Mais do que fazer ações pontuais, para seu negócio alavancar você precisa de uma estratégia personalizada de venda.

Isso significa que, apesar de existirem diversas técnicas, sem um objetivo específico e sem considerar o contexto da sua empresa, nenhuma delas irá garantir resultados.

Portanto, é necessário estar atento! Fazer o que todos estão fazendo sem considerar as singularidades do seu público e da sua empresa pode acarretar mais prejuízos do que resultados.

Sendo assim, construir uma estratégia de venda é estudar o mercado, o público e a própria empresa para, assim, definir as melhores técnicas a serem utilizadas.

Para exemplificar, se você utiliza impulsionamento de postagens sem saber o horário que seu público usa redes sociais ou mesmo sem saber os argumentos que convencem seu público, apesar de usar uma técnica a estratégia não estava sólida. 

Dessa forma, o uso da técnica em um contexto errado pode não trazer retorno positivo. Portanto, é melhor conhecer bem algumas boas técnicas para entender o melhor a ser aplicado na sua empresa!

5 técnicas de vendas capazes de fazer seu negócio se destacar no mercado

#01. Analise sua proposta de valor

A proposta de valor de uma empresa é a experiência única que sua empresa promete oferecer aos clientes. Ou seja, é aquele diferencial que seu produto ou serviço possui. Uma técnica essencial para vender melhor é conhecer o que você vende, saber os pontos fortes, conhecer concorrentes de mercado e saber o que as pessoas falam sobre o seu produto.

Portanto, tenha clareza do que você está oferecendo que pode fazer sua empresa se destacar no mercado. Para te ajudar a descobrir isso, você pode usar ferramentas como entrevistas com clientes, construção de um Canvas Modelo de Negócio, ou mesmo uma análise de concorrência.

#02. Ofereça soluções para problemas dos clientes

Além de conhecer seu produto ou serviço, é interessante que você saiba oferecer soluções e não somente vender algo. Quando um cliente procura comprar algo, ele está tentando solucionar um problema pelo qual está passando, adquirir uma vantagem ou ter algum benefício. 

Um exemplo pode ser 2 clientes buscando trocar de colchão: um deles está fazendo isso devido a constantes dores nas costas. No entanto, o segundo está fazendo, pois, com um aumento salarial, ele conseguiu dinheiro para trocar de colchão. O colchão do segundo não está dando problemas, mas não é de excelente qualidade.

Ainda, esse cliente leu recentemente que uma boa noite de sono melhora a qualidade de vida e os resultados no trabalho. Portanto, o primeiro está trocando para solucionar o problema, o segundo deseja adquirir uma vantagem e se tornar um colaborador mais eficiente.

Considerando isso, você deve pensar: como o seu produto soluciona problemas atualmente? Quais vantagens ele oferece? E benefícios? Sabendo dessas informações, você conseguirá fazer campanhas de marketing com argumentos mais sólidos, ou até converter aquele cliente com dúvida se compra ou não o produto.

#03. Tenha foco no cliente

Além de saber das vantagens que seu produto possui, e como ele se posiciona no mercado, ouvir o cliente é fundamental para fazer boas vendas. Por isso, exercite a escuta ativa e ouça as objeções, histórias e motivações dos clientes. Além de se mostrar mais presente na venda, isso irá te ajudar a saber quais argumentos usar a partir do que o próprio cliente fala.

Por fim, ouvir seu cliente te dá a chance de contornar objeções. Quando você está atento, o comprador pode dar indícios ou mesmo falar alguma razão que o impede de comprar o produto.

Nessa situação, você pode oferecer uma solução para a objeção. No entanto, se você não estiver prestando um bom atendimento, ele pode simplesmente decidir não comprar.

#04. Use gatilhos mentais nas suas técnicas de vendas

Os gatilhos mentais são argumentos que você pode usar para despertar sensações ou sentimentos de modo a facilitar uma venda. Existem diversos gatilhos, e cada um deles visa desencadear uma série de pensamentos que culminam em uma venda.

Um exemplo simples de quando isso acontece é um produto que tem valor promocional nas primeiras 15 unidades vendidas. O objetivo é que o cliente decida comprar rápido para aproveitar um preço mais baixo.

Portanto, é interessante estudar e saber mais sobre o assunto de gatilhos mentais, já que além de comuns, eles são muito úteis no processo comercial.

#05. Conheça o seu processo comercial

O seu processo comercial é uma série de ações que a empresa realiza para conduzir possíveis clientes por um funil de vendas. Ou seja, é o caminho que seu possível cliente segue desde o momento que pensa em adquirir um produto, até adquiri-lo.

Portanto, conhecer seu processo comercial é mapear os pontos de contato com cliente, como eles tem sido feito e identificar os pontos de melhoria.

Se você compreender os níveis de satisfação e as reclamações dos seus clientes, terá mais chances de converter vendas.

Como criar uma estratégia usando as técnicas de vendas certas?

Se você está tentando vender mais e melhor, é preciso mais que aplicar técnicas isoladas. Por isso, se você deseja se destacar no mercado precisa de uma estratégia mais estruturada. Para isso, algumas dicas podem te ajudar!

  1. Estude o assunto

Para ter domínio na área de vendas, você precisa conhecer mais e entender melhor como cada contexto influencia na escolha da estratégia. Por isso, reserve um tempo para estudar e conhecer novas técnicas. Busque se organizar e dedicar um tempo a isso, além de ter um objetivo com os estudos.

  1. Faça testes

Apenas planejar não é suficiente! Você precisa testar o que aprender para entender como funciona na prática. Por isso, ao escolher uma estratégia, faça testes e acompanhe os resultados.

Lembre-se também de fazer alterações necessárias para o sucesso das vendas. Para esses testes serem funcionais, defina metas alcançáveis mas desafiadoras ao mesmo tempo, e evolua as metas a medida que forem alcançadas.

  1. Procure ajuda

Outra forma de aprender mais sobre o assunto e montar uma estratégia personalizada é procurar profissionais especializados nisso. Assim, sua empresa terá um posicionamento de mercado personalizado e que funcione no seu contexto.

Além disso, buscar um profissional pode atribuir experiência à sua marca, além de poupar seu tempo para investir em outra área da sua empresa.

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