O que é sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial é, basicamente, um conjunto de práticas trabalhadas por uma marca para contribuir com o desenvolvimento mais sustentável da sociedade em relação ao meio ambiente. Dessa forma, são consideradas medidas nesse sentido, soluções referentes à degradação ambiental e, consequentemente, a preservação de recursos minerais e naturais.
Mas, uma empresa precisa também crescer economicamente para se manter em atividade, cumprindo suas entregas e funções. E existem muitas maneiras de unir o desenvolvimento sustentável e econômico de um negócio. Confira algumas dicas que vão te ajudar nessa missão.
Vantagens de implementar um projeto de sustentabilidade empresarial
É urgente que terceiro setor, Estado e as pessoas desenvolvam formas de viver sustentavelmente. Isso porque toda a natureza está em um nível profundo de esgotamento. É possível perceber isso por muito sinais, como secas, queimadas e enchentes em níveis extremos.
A partir dessa urgência, muitos consumidores tem se atentado para as marcas que trabalham em prol da causa ambiental. Ou seja, as empresas que atuam dessa forma são mais bem vistas por seu público.
Além disso, medidas sustentáveis acabam sendo muito mais econômicas. Por exemplo, tentar reduzir o consumo de água, matéria-prima, ou usar fontes de energias renováveis e reaproveitar materiais, são formas de contribuir com o meio ambiente e também com o caixa do seu próprio negócio. Essa redução de custos podem ser sentida a curto e longo prazo, dependendo das estratégias empregadas.
Mercado de ações e sustentabilidade empresarial
E não é apenas junto aos consumidores que a empresa passa a ser mais valorizada. O mercado também mensura as atividades de sustentabilidade empresarial e isso incide sobre o valor da marca. Um bom exemplo disso é que a Bolsa de Valores de São Paulo, Bovespa, criou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).
O ISE analisa a performance das empresas no aspecto da sustentabilidade corporativa. Para isso, baseia-se em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Além disso, faz uma diferenciação em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto. E ainda do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
Mas não são apenas as grandes empresas que devem promover sua marca de fora mais sustentável. Medidas simples já fazem toda a diferença, na preservação ambiental e na economia.
Ações: os 4 Rs
A sustentabilidade desenvolve-se a partir de 4 Rs: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Dessa forma, para implementar ações voltadas para a proteção ambiental é preciso atuar nessas 4 esferas.
1- Repensar
Este é o momento de colocar na ponta do papel e avaliar o que está sendo feito hoje na sua empresa. A partir disso é que se pode estabelecer de que forma é possível atuar de forma mais sustentável. Depois da reflexão pense em ações voltadas para estas 3 frentes de atuação: reduzir, reutilizar e reciclar.
Vale destacar que é importante desenvolver suas ações seguindo exatamente essa ordem, primeiro buscando a redução, para evitar desperdícios, depois reutilizando e, por fim, reciclando. Assim evitam-se gastos para o descarte e refação de novas peças com os materiais jogados fora.
2- Reduzir
A redução refere-se a produção de lixo, consumo de recursos e também produção de poluentes. Nas empresas, ações voltadas para essa redução estão intimamente relacionadas com a utilização de combustíveis limpos e redução de desperdícios.
De que forma isso pode ser feito? Uma consultoria de otimização de processos dá conta de colocar em prática essas ações. Com esse serviço ainda é possível gerar um maior e melhor rendimento na produção.
Além disso, o uso de energias renováveis, como a solar, uma das mais acessíveis atualmente no Brasil, ajuda a reduzir o consumo de outras fontes, como a produzida por hidrelétricas. Outra ação nesse sentido é trocar as lâmpadas para as de LED. O impacto disso também pode ser sentido na conta de luz, que acaba sendo um dos maiores gastos em empresas de todos os portes.
3- Reutilizar
A reutilização em empresas passa pelo aproveitamento de embalagens e outros materiais que envolvem a produção, dando a ele uma nova finalidade. Além dessa medida, o uso de restos de alimentos do refeitório, em compostagem, por exemplo, é uma maneira efetiva de reduzir a quantidade de lixo mandada para os aterros diariamente.
No entanto, se a sua empresa não dispõe de espaço, uma forma muito importante de reutilização é a doação. Por exemplo, se o seu empreendimento utiliza muito cabos, que são fornecidos em carretel, é possível doá-los para entidades fazerem o aproveitamento para o artesanato. O mesmo vale para potes, vidros e até mesmo óleo de cozinha, esse último é transformado em sabão e ainda complementa a renda de muitas pessoas.
4- Reciclar:
Por fim, a reciclagem resulta na transformação de um objeto em um novo produto. Aqui são destinados os materiais que não puderam ser aproveitados nos outros Rs. Para contribuir para a reciclagem é preciso fazer a coleta seletiva. Além disso, filiar-se a uma empresa responsável pelo recolhimento e destinação correta desses materiais. O impacto da reciclagem está em poupar matéria-prima que seria retirada da natureza.
A urgência da sustentabilidade empresarial
Todas essas ações precisam ser colocadas em prática com máxima urgência para benefício do nosso ecossistema e garantia de vida equilibrada para as futuras gerações. Precisa de ajuda para colocar tudo isso em prática? Conte com a Mais Consultoria, nossos serviços de otimização, qualidade, estratégia e gestão financeira podem te auxiliar a desenvolver seu negócio de forma rentável e ainda assim sustentável.