Sistema de Gestão da Qualidade para a sobrevivência das empresas

Manter a empresa no mercado e se tornar competitivo não é uma tarefa fácil. Conforme os negócios tornam-se escaláveis, fica difícil acompanhar a tarefa de cada funcionário, sendo necessário buscar meios para garantir a qualidade dos produtos e serviços no mercado. É nesse momento que surge a necessidade da adoção de um SGQ, ou Sistema de Gestão da Qualidade Total.

O que é um Sistema de Gestão da Qualidade Total?

O Sistema de Gestão da Qualidade Total são elementos que são integrados na organização, a fim de atenderem à política da qualidade e os objetivos da empresa.

A sigla, SGQ, conhecida por Sistema de Gestão da Qualidade Total (do inglês “Total Quality Management”, também conhecida pela sigla “TQM”) consiste em uma estratégia de administração  orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais. A Toyota, no Japão pós Segunda Guerra, foi a primeira organização a adotar esta estratégia em toda a cadeia produtiva.

Por meio do Sistema de Gestão da Qualidade Total, a empresa controla e padroniza todos os processos, medindo a eficácia das ações tomadas para atingir a qualidade. Resumindo, o Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta focada no interesse do cliente, buscando a melhoria contínua dos processos.

Para que as organizações pudessem compreender e adotarem práticas do sistema de gestão da qualidade, foi criado um manual completo, a ISO 9001, definindo e facilitando, a implementação dos 7 Princípios da Qualidade nas organizações.

7 Princípios da qualidade

  1. Foco no cliente: o foco no cliente é um princípio fundamental da Gestão da Qualidade Total. Devemos sempre buscar o atendimento eficaz das necessidades, atuais ou futuras, do cliente, superando suas expectativas, uma vez que organização sem cliente não sobrevive;
  2. Liderança: os líderes de uma organização devem criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada, sentindo-se motivados e comprometidos a atingir os objetivos traçados pela organização;
  3. Engajamento das Pessoas: a Gestão da Qualidade Total deve garantir o máximo envolvimento de toda a equipe, compreendendo e utilizando as habilidades para o benefício da organização e de seus clientes.Cada colaborador da empresa deve se envolver com os problemas da empresa e buscar solucioná-los;
  4. Abordagem por Processos: permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados;
  5. Melhoria Contínua: para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos, é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do processo;
  6. Tomada de Decisões baseada em Fatos: todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem se tomadas com base em indicadores, auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, para tomarem decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos, implicando na implantação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento;
  7. Gestão dos Relacionamentos: toda organização deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores por meio do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, facilitando a criação de valor.

Para implementação destes  7 princípios, contamos com algumas ferramentas que objetivam resolver a maioria das questões relacionadas à Gestão da Qualidade e a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade. A imagem abaixo, nos apresenta as principais delas.

Por que e como implantar o Sistema de Gestão de Qualidade em seu negócio?

Um programa de gestão da qualidade bem implementado e gerenciado proporciona uma alta segurança na tomada de decisões de uma empresa.

O SGQ traz controle e padronização dos processos, permitindo medir a eficácia das ações tomadas, focando na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos.

Como consequência de sua implementação é a satisfação dos clientes com a empresa, tornando-se um diferencial que garante oportunidades e competitividades frente aos mercados, tanto nacional como internacional.

A etapa de implantação exige preparação, planejamento e uma mudança no cotidiano de seu negócio. Para que seja efetivo no seu negócio, definimos 5 passos importantes para o sucesso desta mudança:

1º: Envolva as pessoas no processo para se manterem engajadas;

2º: Defina os produtos e processos de maior impacto em seu negócio;

3º: Estruture indicadores que traduzam a eficiência da qualidade;

4º: Mensure seus indicadores, de modo a acompanhar a evolução e desenvolvimento dos produtos/processos;

5º: Desenvolva a cultura de melhoria contínua na organização.

→ Leia também: 3 dicas para aplicar gestão de qualidade na sua rotina

Agora, como saber se implementação está sendo eficaz?

Para que o resultado seja reconhecido, é necessário a contratação  de uma empresa especializada em auditoria de gestão da qualidade. Assim, obtemos certificados que dependerá da área onde a empresa atua e, das normas que regem esta área. Sendo assim, existem dois tipos de certificados válidos:

  • Certificado de acreditação: baseado na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, relacionada aos Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração, e a ABNT NBR ISO 15189, que diz respeito aos Laboratórios de Análises Clínicas.
  • Certificação: a empresa baseia-se na norma NBR ISO 9001, ISO 14001, etc.

Dicas para diminuir a quantidade de informações documentadas sem comprometer o SGQ

Um dos objetivos da ISO 9001:2015 é verificar se as informações documentadas em uma empresa ajudam a alcançar os resultados desejados. Além disso, se torna necessário analisar os documentos existentes e identificar meios de otimizar o sistema de informações. Com isso, um dos diferenciais da ISO 9001:2015 é o princípio de que o conhecimento e a competência das pessoas precisam ser considerados para identificar a necessidade de certa informação em ser documentada.

Dessa forma, é importante documentar para dar apoio ao processo e diminuir o número de não conformidades, mas também, detalhar completamente as informações para que um novo funcionário precise apenas ler os documentos é totalmente  ultrapassado e desnecessário. Pensando nisso, preparamos 3 dicas para diminuir o número de informações documentadas sem comprometer o SGQ da sua empresa.

  1. Invista na competência dos funcionários:

    Uma das principais formas de garantir que as tarefas sejam bem executadas e atendam as necessidades dos clientes, é treinando e desenvolvendo os seus funcionários. O foco é realizar entregas com qualidade.

  2. Defina critérios para saber se um documento é importante:

    Existem algumas perguntas que podem ser feitas para identificar a necessidade de um documento, são elas:

    • Usa-se o documento na saída ou na entrada de um processo?
    • Você precisa desse documento para executar uma atividade?
    • Realiza a análise de algum indicador ou resultado baseado nesse documento?
    • Você toma alguma decisão usando essas informações?
    • Alguém mais faz o uso dessas informações?

Se as respostas para todas essas perguntas forem “não”, esse documento não é realmente necessário.

  1. Automatize

Você sabia que é possível eliminar vários documentos através do uso de um software? Eles são capazes de automatizar o registro e a organização das informações importantes. Entretanto, apesar de não ser possível abrir mão de um relatório sobre tudo que aconteceu e uma NC, o gerenciamento dessas informações pode ser simplificado com o uso de um software específico.

Barreiras para o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Qualidade

Alguns estudos relatam a existência de barreiras quanto ao desenvolvimento do sistema de gestão da qualidade. Barreiras como a resistência dos funcionários às mudanças e a falta de análise comparativa com as práticas em outras empresas. Além disso, também podemos citar como fatores críticos que influenciam o Sistema de Gestão de Qualidade:

  • A gestão da qualidade do fornecedor;
  • A melhoria contínua e a inovação;
  • A cultura interna da organização;
  • O serviço pós-venda;
  • A melhoria contínua;
  • A disponibilidade de recursos;
  • Controle da produção;
  • O foco no cliente, entre outros.

Sua empresa passa por esses problemas de desperdício e falta de produtividade? Não tem os processos padronizados para atender o seu cliente da melhor forma? Pensando em tudo isso a Mais Consultoria realiza projetos na área da Qualidade. Solicite uma proposta personalizada clicando na imagem abaixo!

na esquerda tem um banner branco escrito em cima solicite uma proposta personalizada na mais consultoria jr e ao lado direito logotipo da mais consultoria jr

 

 

 

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler