Mais Consultoria

Sistema de Gestão: a chave de ouro para negócios de sucesso 

Pessoas aprendendo sobre sistema de gestão e como aplicá-lo

O sistema de gestão é amplamente utilizado por empresas de sucesso, tendo em vista toda a sua funcionalidade e todos os benefícios decorrentes da sua implementação. 

Por isso, preparamos um artigo que vai te explicar de forma simples e direta o porquê dessa ferramenta ser tão importante para as empresas, a partir dos seguintes tópicos: 

  • Sistema de Gestão: O que é e como funciona?
  • Tipos de sistema de gestão
  • Benefícios do sistema de gestão 
  • Conclusão 

Para ter o entendimento completo de cada um deles, basta prosseguir com a leitura. 

Sistema de Gestão: O que é e como funciona? 

Contar com uma Gestão Empresarial efetiva é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um negócio, independente do porte ou ramo do mesmo. 

Dessa forma, além de contar com a atuação de profissionais especializados, também é fundamental investir em estratégias e ferramentas capazes de facilitar e até mesmo automatizar os processos administrativos. 

O sistema de gestão, por sua vez, é uma ferramenta tecnológica que tem como objetivo principal a facilitação de tarefas administrativas, a partir da automatização de processos e gestão digital. 

Assim, o gerenciamento é feito de forma muito mais prática e efetiva, facilitando o dia a dia da gestão empresarial e permitindo que o tempo seja utilizado para outras demandas, aumentando assim a efetividade de todo o setor administrativo. 

Vale salientar ainda que o sistema de gestão possibilita a reunião de informações importantes em um único lugar, incluindo a integração de diferentes setores e viabilizando a análise da situação geral da empresa.

Tais ações são possíveis a partir de softwares específicos para este propósito, os quais podem ser adquiridos ou até mesmo desenvolvidos especialmente para o seu negócio, atendendo a todas as necessidades e particularidades da sua empresa. 

Em suma, o sistema de gestão une o útil ao agradável e associa tecnologia aos processos administrativos, fazendo o uso de softwares de maneira estratégica e favorável ao desenvolvimento empresarial e à efetividade administrativa. 

Tipos de sistema de gestão

Como os sistemas de gestão já disponíveis precisam ter características e funções mais gerais para abranger todas as empresas, existem dois tipos principais que costumam ser suficientes para as demandas corporativas. 

O ERP e o CRM possuem diferentes funções e características, as quais devem ser estudadas e analisadas antes da escolha do tipo a ser implementado e utilizado pela empresa. 

Para facilitar o seu entendimento, detalharemos a seguir as especificidades de cada um deles:

  • ERP (Enterprise Resource Planning)

Em tradução livre, a sigla ERP (Enterprise Resource Planning) significa: Planejamento de Recursos da Empresa. Logo, trata-se de um sistema de gestão integrado que possibilita a gestão de diversos setores em um sistema unificado, incluindo o gerenciamento de banco de dados e demais ferramentas tecnológicas. 

O ERP tem foco nos recursos empresariais, incluindo os financeiros, sendo essa característica muito importante para a escolha desse sistema. Além disso, é o tipo ideal para indústrias, tendo em vista os processos mais complexos existentes e a capacidade que o sistema tem de melhorá-los. 

Válido salientar também que o avanço tecnológico possibilitou uma redução nos preços desse tipo de sistema, o que também explica sua ampla utilização pois associa efetividade a economia, sendo um ótimo custo benefício. 

Normalmente, as empresas que utilizam sistemas ERP possuem um fluxo de trabalho muito mais ágil, tendo em vista a centralização da gestão e as facilidades geradas a partir das seguintes atividades:

  • Gestão logística;
  • Gestão de estoque;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Recolhimento de impostos e tributos sobre colaboradores e clientes

Por fim, importante citar que dentro deste tipo há uma série de modelos disponíveis, os quais oferecem ainda mais funções e apresentam características ainda mais integrativas e capazes de facilitar o dia a dia das empresas. 

Como exemplo comercial desse tipo de sistema, podemos citar o Nomus Industrial

  • CRM (Customer Relationship Management)

O CRM (Customer Relationship Management, em tradução livre Gestão do Relacionamento com o Cliente), por sua vez, tem foco na reunião de uma série de dados e informações relacionados às vendas e a gestão comercial da empresa.  

Logo, esse tipo de sistema proporciona uma melhoria significativa em toda a experiência de vendas, tanto para a empresa quanto para os clientes, tendo em vistas as facilidades geradas a partir das seguintes atividades:

  • Previsão assertiva de vendas
  • Garantia da satisfação de clientes
  • Melhoria do relacionamento com o público
  • Melhoria do marketing e da publicidade a partir da elaboração de campanhas baseadas em dados coletados pelo sistema
  • Redução da incidência de cancelamentos

Sendo assim, é o tipo de sistema de gestão ideal para empresas comerciais, focado no aumento de vendas e na melhoria da experiência do consumidor. 

Assim como o tipo anterior, o CRM também disponibiliza modelos com baixo custo de aquisição e fácil utilização, sendo um grande facilitador para as empresas. Além disso, pode estar disponível no próprio computador ou na nuvem, sendo o segundo tipo mais prático e flexível, enquanto o primeiro costuma ser mais complexo e seguro, a depender do modelo utilizado. 

Em suma, esse tipo de sistema possibilita a gestão efetiva e simplificada dos processos comerciais, unificando dados, aumentando as vendas e melhorando a relação entre empresa e público. 

Como exemplo comercial desse tipo de sistema, podemos citar o PipeDrive

Benefícios do sistema de gestão 

  • Melhor direcionamento e aproveitamento de recursos 

A utilização de recursos é um dos fatores mais importantes para a gestão financeira, o faturamento geral e os lucros de uma empresa. 

Por isso, é importante direcionar bem o uso dos mesmos, aproveitando ao máximo os seus potenciais e evitando possíveis desperdícios da má utilização destes recursos, sejam eles financeiros, temporais ou produtivos. 

  • Obtenção de relatórios e dados completos 

Entender o andamento empresarial e a sucessão de processos e negócios é fundamental para o desenvolvimento progressivo da empresa. 

Por isso, contar com a disposição de dados e relatórios completos sobre a situação geral dos setores empresariais auxilia significativamente na gestão geral, tendo em vista a possibilidade de análise e realização de mudanças de acordo com as necessidades encontradas. 

O software de sistema de gestão, por sua vez, reúne dados fundamentais e ainda produz relatórios sobre as informações contidas e armazenadas no sistema. 

  • Redução da incidência de erros e falhas processuais 

Como bem sabemos, nenhum processo empresarial é perfeito. Entretanto, é possível diminuir significativamente a incidência de erros e falhas processuais a partir da automatização de atividades, que além de melhorar o uso e a disposição do tempo, também evita as falhas decorrentes dos trabalhos manuais. 

  • Padronização de atividades 

A implementação de um sistema de gestão possibilita ainda a padronização de atividades, processo este fundamental para garantir a ordem na rotina empresarial. 

Isso porque sem padrão estabelecido, há descontinuidade de processos, desorganização e seguimento inadequado de trabalhos que deveriam ser feitos de maneira única e em uma ordem pré estabelecida. 

Por isso, a padronização é fundamental para a gestão empresarial e tão benéfica para o processo produtivo. 

  • Associação efetiva entre estratégia e gestão 

‍Por último mas não menos importante, a utilização do sistema de gestão possibilita uma associação efetiva entre gestão e estratégia, possibilitando a melhoria das atividades administrativas e a evolução empresarial de forma geral e efetiva. 

Conclusão 

Após a leitura completa do nosso conteúdo, fica evidente a importância do sistema de gestão para a organização empresarial, sendo uma verdadeira chave de ouro para os negócios que desejam crescer progressivamente. 

Caso haja interesse em conhecer melhor e contratar este serviço, clique aqui e você será redirecionado a nossa página de soluções em qualidade.