Mais Consultoria

Recrutamento e Seleção: conheça as melhores técnicas de escolher os candidatos ideais

Pessoa fazendo recrutamento e seleção em um negócio!

A composição da equipe empresarial é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes para o sucesso. 

Isso porque, contar com a atuação de profissionais capacitados, eficientes e com características semelhantes aos interesses da empresa faz total diferença no andamento das atividades corporativas. 

Dessa forma, o processo de seleção para contratação de colaboradores deve ser feito de forma assertiva, e merece uma atenção especial dos administradores. 

Para explicar como esse processo funciona e as melhores técnicas para execução do mesmo, preparamos este artigo dividido nos seguintes tópicos: 

  • Recrutamento e Seleção: O que é e como é feito? 
  • Tipos de Recrutamento e Seleção 
  • Recrutamento e Seleção: Quais os profissionais envolvidos no processo? 
  • Recrutamento e Seleção: conheça as 6 melhores técnicas de escolher os candidatos ideais 
  • Conclusão 

 

Recrutamento e Seleção: O que é e como é feito? 

Para facilitar o entendimento das técnicas, iremos introduzir o artigo explicando o que é Recrutamento e Seleção e como esse processo é feito. 

Sendo assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas é dever do setor de RH (Recursos Humanos), e tem como objetivo principal a seleção de candidatos que tenham perfis e características semelhantes ao que a empresa busca para ocupação de seus respectivos cargos. 

O processo é um só, entretanto, é dividido e ordenado tal qual o nome propriamente sugere: Em primeiro lugar, é feito o recrutamento de pessoas e logo após a seleção. 

Por isso, algumas características diferenciam as duas partes do processo e as definem separadamente. 

Recrutamento: Como já dito anteriormente, o recrutamento é a primeira parte do processo e consiste no ato de atrair possíveis candidatos para a ocupação de vagas empresariais disponíveis. 

Seleção: A seleção de pessoas, por sua vez, consiste na avaliação de todos os candidatos recrutados na etapa anterior e escolha daqueles que melhor atendem às necessidades da empresa. 

Para possibilitar a análise, a seleção e a contratação dos candidatos ideais, o processo é feito a partir de entrevistas e/ou dinâmicas, capazes de possibilitar o conhecimento das características gerais dos candidatos, englobando desde às habilidades técnicas e profissionais até os aspectos pessoais, relacionados a personalidade e comportamento humano. 

Afinal, é fundamental conhecer os candidatos para definir quais se encaixam melhor com o perfil da empresa, para que haja harmonia e correlação de interesses, tornando o trabalho muito mais efetivo e benéfico para ambas partes envolvidas.

Por fim, vale salientar ainda a importância do RH estratégico para realização desse processo, tendo em vista o avanço dessa vertente na área administrativa e todos os benefícios existentes em utilizar de técnicas capazes de tornar esse processo muito mais eficiente e assertivo. 

 

Tipos de Recrutamento 

Como visto no tópico anterior, o recrutamento é a etapa do processo onde há a construção da atratividade para que candidatos cheguem até a empresa com interesse em participar da equipe de colaboradores. 

Esse processo pode ser feito de 4 formas diferentes, sendo dividido nos seguintes tipos:

  • recrutamento externo: A busca pelos candidatos é feita no mercado de trabalho 
  • recrutamento interno: A busca é feita na própria equipe de colaboradores
  • recrutamento misto: A busca é feita tanto no mercado de trabalho quanto na equipe de colaboradores já existente
  • recrutamento às cegas: Neste tipo de recrutamento, não é considerada qualquer informação pessoal para seleção de candidatos 

 

Recrutamento e Seleção: Quais os profissionais envolvidos no processo? 

Como já vimos anteriormente, o processo de recrutamento e seleção é dever do RH (Recursos Humanos). 

Entretanto, há profissionais específicos para a realização das etapas, sendo eles: 

  • Headhunter: este cargo pode ser atribuído tanto a pessoas quanto a empresas que possuem habilidades específicas para recrutar os melhores candidatos disponíveis. É um serviço terceirizado, e muitas empresas utilizam o mesmo para associar otimização de tempo e melhor seleção possível, nas condições e do cenário existentes. 
  • Recrutador: o profissional recrutador tem as mesmas características citadas no tipo anterior. Entretanto, possui como diferença o fato de ser um colaborador da própria equipe empresarial, não sendo terceirizado. 
  • Psicólogo: a atuação de um psicólogo é fundamental para a realização da seleção de candidatos. Isso porque, o conhecimento das características psíquicas do indivíduo é fundamental para a sua contratação. O psicólogo poderá identificar características importantes como: cognição, atenção, lógica, etc. 
  • Analista de Recrutamento e Seleção: é um profissional mais generalista, que realiza todas as etapas do processo de forma única e contínua.        

Esses são só alguns exemplos de profissionais atuantes nesse processo, e vale a pena salientar a importância de conhecer os que mais se adéquam às necessidades da sua empresa. 

 

Recrutamento e Seleção: conheça as 5 melhores técnicas de escolher os candidatos ideais 

  • Dinâmicas em grupo 

As dinâmicas grupais são ótimas para empresas que desejam contratar candidatos integrativos e capazes de trabalhar efetivamente em equipe. 

Nessa técnica há o agrupamento de um números específicos de candidatos, que serão dispostos em conjunto e passarão por diversas dinâmicas de conhecimentos, sejam eles gerais ou específicos, mas todos eles relacionados com a vaga ofertada. 

A partir disso, é possível analisar os que possuem os melhores desempenhos nas atividades propostas, a fim de selecionar os ideais para contratação. 

Válido salientar que essa técnica é idealmente utilizada em conjunto com outras, como a entrevista individual, por exemplo. 

  • Avaliação médica 

A avaliação médica é necessária a todo e qualquer processo empresarial seletivo, tendo em vista a necessidade de analisar o estado de saúde física e mental geral do candidato antes de contratá-lo. 

Sendo assim, independente da técnica central de avaliação escolhida, a avaliação médica será necessária para analisar a aptidão dos candidatos. 

Vale salientar que esse processo é eliminatório, e costuma ser feito por último em todas as etapas admissionais. 

Estando o candidato apto, o mesmo já poderá iniciar suas atividades no dia definido e após a finalização de outras burocracias conclusivas. 

Há também casos onde exames complementares são solicitados, bem como tratamentos ou adequações empresariais para atender as necessidades do candidato a ser contratado. 

Para entender melhor quais são os exames feitos durante a avaliação, clique aqui. 

  • Sites de ofertas de vagas 

Com o intuito de facilitar a etapa de recrutamento empresarial, sites de ofertas de vagas foram desenvolvidos. 

São ótimas opções para empresas que desejam um recrutamento mais abrangente, de forma prática, objetiva e on-line. 

Esses sites costumam apresentar um vasto banco de dados de currículos diversificados, atendendo a boa parte das necessidades empresariais existentes. 

  • Redes e perfis sociais 

O avanço tecnológico fez das redes sociais grandes aliadas corporativas e são constantemente utilizadas de forma estratégica pelas empresas. 

Dessa forma, além de beneficiar e possibilitar o marketing, a publicidade, a aproximação da empresa com o público e a facilitação de pesquisas, as redes e as mídias sociais corporativas também são extremamente úteis na etapa de recrutamento. 

Isso porque, as vagas podem ser ofertadas de maneira simples e eficiente, de forma direta com os candidatos, gerando não só interesse, mas facilidade para ambas partes envolvidas. 

  • Employer Branding e Endomarketing 

Por último mas não menos importante, essa técnica é inovadora e consiste na construção de uma imagem empresarial positiva para promover a atração de candidatos ideais. 

Logo, todas as ações são voltadas para um ganho de autoridade empresarial, gerando satisfação de colaboradores e do público de um modo geral, tornando a empresa extremamente atrativa para quem deseja se inserir no mercado de trabalho. 

 

Conclusão 

Agora que você já conhece as melhores técnicas para recrutamento e seleção de candidatos ideais, poderá aplicá-las na rotina da sua empresa e ter o melhor controle desse processo

Se gostou do conteúdo e deseja ler outros semelhantes a este, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo.