Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the tpebl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maisconsultoria/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Recrutamento e Seleção: as melhores técnicas para escolher candidatos

Recrutamento e Seleção: conheça as melhores técnicas de escolher os candidatos ideais

Pessoa fazendo recrutamento e seleção em um negócio!

A composição da equipe empresarial é, sem dúvidas, um dos fatores mais importantes para o sucesso. Isso porque, contar com a atuação de profissionais capacitados, eficientes e com características semelhantes aos interesses da empresa faz total diferença no andamento das atividades corporativas. 

Dessa forma, o processo de seleção para contratação de colaboradores deve ser feito de forma assertiva, e merece uma atenção especial dos administradores. E para explicar como esse processo funciona e as melhores técnicas para execução do mesmo, preparamos este artigo dividido nos seguintes tópicos: 

  • Recrutamento e Seleção: O que é e como é feito? 
  • Tipos de Recrutamento e Seleção 
  • Recrutamento e Seleção: Quais os profissionais envolvidos no processo? 
  • Recrutamento e Seleção: conheça as 6 melhores técnicas de escolher os candidatos ideais 
  • Conclusão 

Recrutamento e Seleção: O que é e como é feito?

Para facilitar o entendimento das técnicas, iremos introduzir o artigo explicando o que é Recrutamento e Seleção e como esse processo é feito. 

Sendo assim, o processo de recrutamento e seleção de pessoas é dever do setor de RH (Recursos Humanos), e tem como objetivo principal a seleção de candidatos que tenham perfis e características semelhantes ao que a empresa busca para ocupação de seus respectivos cargos. 

O processo é um só. Porém, ele é dividido e ordenado tal qual o nome propriamente sugere: em primeiro lugar, é feito o recrutamento de pessoas e, logo após, a seleção. Por isso, algumas características diferenciam as duas partes do processo e as definem separadamente. 

Recrutamento: Como já dito anteriormente, o recrutamento é a primeira parte do processo e consiste no ato de atrair possíveis candidatos para a ocupação de vagas empresariais disponíveis. 

Seleção: A seleção de pessoas, por sua vez, consiste na avaliação de todos os candidatos recrutados na etapa anterior e escolha daqueles que melhor atendem às necessidades da empresa. 

Para possibilitar a análise, a seleção e a contratação dos candidatos ideais, o processo é feito a partir de entrevistas e/ou dinâmicas, capazes de possibilitar o conhecimento das características gerais dos candidatos, englobando desde às habilidades técnicas e profissionais até os aspectos pessoais, relacionados a personalidade e comportamento humano. 

Afinal, é fundamental conhecer os candidatos para definir quais se encaixam melhor com o perfil da empresa, para que haja harmonia e correlação de interesses, tornando o trabalho muito mais efetivo e benéfico para ambas partes envolvidas.

Por fim, vale salientar ainda a importância do RH estratégico para realização desse processo, tendo em vista o avanço dessa vertente na área administrativa e todos os benefícios existentes em utilizar de técnicas capazes de tornar esse processo muito mais eficiente e assertivo. 

Tipos de Recrutamento

Como visto no tópico anterior, o recrutamento é a etapa do processo onde há a construção da atratividade para que candidatos cheguem até a empresa com interesse em participar da equipe de colaboradores. 

Esse processo pode ser feito de 4 formas diferentes, sendo dividido nos seguintes tipos:

  • Externo: A busca pelos candidatos é feita no mercado de trabalho 
  • Interno: A busca é feita na própria equipe de colaboradores
  • Misto: A busca é feita tanto no mercado de trabalho quanto na equipe de colaboradores já existente
  • Às cegas: Este tipo de recrutamento não considera qualquer informação pessoal para seleção de candidatos 

Recrutamento e Seleção: Quais os profissionais envolvidos no processo?

Como já vimos anteriormente, o processo de recrutamento e seleção é dever do RH (Recursos Humanos). Entretanto, há profissionais específicos para a realização das etapas, sendo eles: 

  • Headhunter: este cargo pode ser atribuído tanto a pessoas quanto a empresas que possuem habilidades específicas para recrutar os melhores candidatos disponíveis. É um serviço terceirizado, e muitas empresas utilizam o mesmo para associar otimização de tempo e melhor seleção possível, nas condições e do cenário existentes. 
  • Recrutador: o profissional recrutador tem as mesmas características citadas no tipo anterior. Entretanto, possui como diferença o fato de ser um colaborador da própria equipe empresarial, não sendo terceirizado. 
  • Psicólogo: a atuação de um psicólogo é fundamental para a realização da seleção de candidatos. Isso porque, o conhecimento das características psíquicas do indivíduo é fundamental para a sua contratação. O psicólogo poderá identificar características importantes como: cognição, atenção, lógica, etc. 
  • Analista de Recrutamento e Seleção: é um profissional mais generalista, que realiza todas as etapas do processo de forma única e contínua.        

Esses são só alguns exemplos de profissionais atuantes nesse processo, e vale a pena salientar a importância de conhecer os que mais se adéquam às necessidades da sua empresa. 

Recrutamento e Seleção: conheça as 5 melhores técnicas de escolher os candidatos ideais

1. Dinâmicas em grupo

As dinâmicas grupais são ótimas para empresas que desejam contratar candidatos integrativos e capazes de trabalhar efetivamente em equipe. 

Nessa técnica há o agrupamento de um números específicos de candidatos, que serão dispostos em conjunto e passarão por diversas dinâmicas de conhecimentos, sejam eles gerais ou específicos, mas todos eles relacionados com a vaga ofertada. 

A partir disso, é possível analisar os que possuem os melhores desempenhos nas atividades propostas, a fim de selecionar os ideais para contratação. Válido salientar que utilizamos essa técnica idealmente em conjunto com outras, como a entrevista individual, por exemplo.

2. Avaliação médica

A avaliação médica é necessária a todo e qualquer processo empresarial seletivo, tendo em vista a necessidade de analisar o estado de saúde física e mental geral do candidato antes de contratá-lo. Sendo assim, independente da técnica central de avaliação escolhida, a avaliação médica será necessária para analisar a aptidão dos candidatos. 

Vale salientar que esse processo é eliminatório, e costuma ser feito por último em todas as etapas admissionais. 

Estando o candidato apto, o mesmo já poderá iniciar suas atividades no dia definido e após a finalização de outras burocracias conclusivas. Há também casos onde exames complementares são solicitados, bem como tratamentos ou adequações empresariais para atender as necessidades do candidato a ser contratado. 

Para entender melhor quais são os exames feitos durante a avaliação, clique aqui. 

3. Sites de ofertas de vagas

Com o intuito de facilitar a etapa de recrutamento empresarial, sites de ofertas de vagas foram desenvolvidos. São ótimas opções para empresas que desejam um recrutamento mais abrangente, de forma prática, objetiva e on-line. 

Esses sites costumam apresentar um vasto banco de dados de currículos diversificados, atendendo a boa parte das necessidades empresariais existentes. 

4. Redes e perfis sociais

O avanço tecnológico fez das redes sociais grandes aliadas corporativas e são constantemente utilizadas de forma estratégica pelas empresas. Dessa forma, além de beneficiar e possibilitar o marketing, a publicidade, a aproximação da empresa com o público e a facilitação de pesquisas, as redes e as mídias sociais corporativas também são extremamente úteis na etapa de recrutamento. 

Isso porque, as vagas podem ser ofertadas de maneira simples e eficiente, de forma direta com os candidatos, gerando não só interesse, mas facilidade para ambas partes envolvidas. 

5. Employer Branding e Endomarketing

Por último mas não menos importante, essa técnica é inovadora. Ela consiste na construção de uma imagem empresarial positiva para promover a atração de candidatos ideais. 

Logo, todas as ações são voltadas para um ganho de autoridade empresarial, gerando satisfação de colaboradores e do público de um modo geral, tornando a empresa extremamente atrativa para quem deseja se inserir no mercado de trabalho. 

Conclusão

Agora que você já conhece as melhores técnicas para recrutamento e seleção de candidatos ideais, poderá aplicá-las na rotina da sua empresa. Assim, terá o melhor controle desse processo

Se gostou do conteúdo e deseja ler outros semelhantes a este, clique aqui e você será redirecionado ao nosso blog exclusivo. 

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler