Já imaginou chegar no final do ano com as contas da empresa no verde? E que tal conseguir fazer uma reserva para investir na sua marca no próximo ano?
Se você deseja isso para sua empresa, saiba que é possível. Uma das formas de aumentar as receitas no seu caixa é aumentar as vendas, mas afinal, como?
Neste conteúdo você vai aprender:
- 3 formas de aumentar suas vendas
- 2 ferramentas que você precisa conhecer se deseja vender mais
- 1 dica bônus para fazer sua marca ganhar espaço no mercado
E então, pronto para alavancar as vendas de vez?
3 Formas de aumentar suas vendas
Já tentou de tudo? Promoções, presença em redes sociais, brindes, cupons, mas não conseguiu aumentar as receitas da empresa? Isso pode ocorrer porque você ainda não focou em nenhuma estratégia e está colocando esforços em várias frentes diferentes. Para conseguir aumentar as vendas, existem 3 frentes que podem ser seguidas: atrair clientes novos, fidelizar os antigos, ou conquistar novos por meio de indicação dos antigos.
Para entender qual estratégia é ideal para você, existem alguns caminhos a seguir:
Se você tem uma marca nova no mercado ou perdeu muitos clientes
A estratégia ideal para sua empresa pode ser a atração de clientes. Nesse sentido, algumas práticas capazes de te fazer alcançar isso, podem ser promoções de primeira compra (“Primeiro frete grátis”, “Na primeira compra, compre um leve outro”). Isso porque, ao tornar a marca atrativa para quem ainda não conhece, você tem oportunidade de convencer o cliente dos benefícios do seu produto e fidelizá-lo. Além disso, para essa estratégia as mídias sociais são muito úteis, pois, por meio do uso de publicações patrocinadas, sua empresa consegue alcançar novas pessoas que podem se interessar pela sua marca.
Clientes que compram de você mas não voltam a comprar ou até compram, mas não se tornam admiradores
A estratégia mais assertiva é estudar a experiência do cliente. Essa experiência diz respeito a mapear tudo que seu cliente pensa e sente ao comprar, usar ou consumir seu produto. Executando esse mapeamento, você conseguirá perceber o que faz o seu consumidor não querer comprar novamente seu produto. Você pode estar pensando: “Afinal, se o meu cliente não compra mais, eu posso arrumar novos clientes”, mas lembre-se que, atualmente, o custo de adquirir um novo cliente (CAC) chega a ser 8x maior que o de apenas manter os clientes já conquistados. Portanto, é muito mais lucrativo estar atento à satisfação do seu cliente.
Se você já possui um número considerável de clientes, mas deseja aumentar
Um bom plano é conquistar novos consumidores por meio dos que você já tem. Essa estratégia é conhecida como política de indicação, e você provavelmente já viu em algum lugar códigos de indicação que geram benefícios tanto para o cliente atual, quanto para o que ele trouxer. Dessa forma, um meio para adquirir clientes assim é pensar em estratégias como cupons, descontos e clubes de benefícios que podem convencer seus clientes a convidar novos consumidores. Mas, lembre-se: isso também pode ser feito de forma orgânica: se a experiência do seu consumidor com sua marca for encantadora, ele a indicará naturalmente.
2 ferramentas que você precisa conhecer se deseja vender mais
Como descrito acima, é necessário possuir planos e estratégias claras para entender seu cliente e alavancar suas vendas. Para isso, você precisa conhecer 2 ferramentas essenciais que te auxiliarão nesse caminho:
Mapa de empatia
O mapa de empatia é uma maneira de se colocar no lugar do seu cliente e compreender quais são os desejos, sentimentos e necessidades dele. Quando você entende isso, fica muito mais claro onde sua marca se encaixa no dia a dia dele e o que você pode fazer para marcar presença no cotidiano que ele possui.
Design Thinking
O Design Thinking é uma metodologia que te ajuda a enxergar seus objetivos, os problemas que te afastam deles e, por fim, quais são as soluções possíveis. Essa construção é muito mais produtiva quando feita com visões diferentes e, por isso, você pode convidar pessoas que conhecem seu negócio e seus objetivos para construir soluções junto com você.
Conhecer seu cliente, seus objetivos, dificuldades e ferramentas para construir soluções, será muito mais fácil aumentar suas vendas!
1 dica bônus para fazer sua marca ganhar espaço no mercado
Por fim, uma dica que vai te ajudar a expandir sua marca no mercado e vender mais é fazer parcerias com pessoas ou outras empresas que possam divulgar e/ou revender seu produto. Se posicionando em outros pontos e por meio de pessoas diferentes, você consegue ampliar o público que se interessa pelo seu produto e, consequentemente, aumentar as vendas.
E então, você sabe identificar em qual frente você precisa investir para aumentar os lucros? A gente te ajuda! Na Mais, auxiliamos vários clientes a conseguir alcançar seus objetivos e, o primeiro passo é sempre identificar a raiz do problema.
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