Conhecer esse valor ajuda os empreendedores a saber o que é preciso para crescer
Você acha que saber o valor do seu próprio negócio só é interessante quando se pretende vendê-lo? Está muito enganado. Buscar responder a pergunta: “Quanto vale a minha empresa?” é uma forma de saber se posicionar frente ao mercado. E, até mesmo, reagir a uma possível proposta de compra do negócio.
Posicionamento estratégico
Ao saber a resposta dessa pergunta o empresário consegue pensar em mecanismos para tornar a empresa mais competitiva e crescer no mercado. Além disso, consegue atrair investidores, vender ações e planejar-se para o futuro.
Valuation: responda a pergunta “Quanto vale minha empresa?”
O termo valuation significa “avaliação de empresas”. Esse cálculo é feito a partir da percepção de mercado para identificar o valor de um negócio. Logo, não tem um valor preciso, já que depende de variáveis muitos fluidas que acompanham as tendências de mercado.
Para o valuation são levados em consideração os valores intangíveis do negócio, como a autoridade de marca e a relevância no mercado relativa ao relacionamento com clientes.
Calculando quanto vale a minha empresa
Independentemente do tamanho do negócio o cálculo de valuation pode ser feito da seguinte forma:
1- Calcula-se o valor de fluxo de caixa (com projeção para os próximos anos).
2- Desconta-se uma taxa correspondente ao risco do investimento (a base é a bolsa de valores).
3- Por último, é preciso trazer os resultados para a realidade atual.
O que há de mais valioso em um negócio pequeno é a projeção daquilo que ele ainda pode se tornar. Por isso, esse cálculo é feito a partir de projeções de mercado do valor que a empresa pode gerar. Esse estudo tem como base projeções em um prazo de 5 anos sobre o caixa da empresa. Depois, subtrai-se um percentual para trazer para o presente esses valores.
E os bens patrimoniais?
Você está se perguntando por que carros, maquinários e imóveis não entram nessa contabilidade? Pois bem, esses itens podem sim ser colocados como parte do valor de um negócio, mas não é o ideal.
Isso porque podem até mesmo desvalorizar a marca, já que em alguns casos é mais vantajoso vender esse tipo de bem para aplicar o dinheiro em inovação no negócio. Por isso, os especialistas não aconselham incluir bens patrimoniais no cálculo, porque não são parâmetros que poderiam fazer a empresa crescer ou se desenvolver perante ao mercado.
Para novas empresas
Se você ainda está começando um negócio é muito difícil fazer o cálculo a partir dos parâmetros mencionados anteriormente. Então, se quer saber quanto vale o negócio para procurar investidores, por exemplo, o ideal é fazer um plano de negócios, que tenha uma sólida base de cálculos para que as projeções sejam realistas.
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