6 passos para criar uma Proposta de Valor adequada à sua indústria

Pessoa trabalhando com proposta de valor

Poucos sabem, mas a proposta de valor é um ponto fundamental para o crescimento de um negócio.

Afinal é através dela que um consumidor resolve comprar o seu serviço do que de outra empresa.

Nesse artigo vamos apresentar passos e dicas para criar uma proposta de valor adequada a sua indústria. 

Boa leitura!

O que é uma proposta de valor?

A Proposta de valor é o que vai te diferenciar do mercado. 

No geral, ela é uma ideia clara e direta que mostra para alguém como aquele produto/ serviço é relevante e ideal para ele.

Normalmente, quando uma empresa está iniciando no mercado ela separa a sua visão, objetivos e valores. Bom, esses devem ser os norteadores da Proposta de valor. 

Mas o principal de tudo, ela tem muito mais resultado quando o foco é o cliente, quando mostra os benefícios e os diferenciais do seu produto que vai ajudar o cliente a escolher a sua empresa na hora da compra.

5 passos para criar uma proposta de valor adequada à sua indústria

Para te ajudar a mostrar uma proposta de valor incrível para a sua indústria, separamos 5 passos a seguir e ter o resultado que precisa em menos tempo e de forma mais clara. Confira!

Conheça o seu público

Isso é imprescindível. Como falamos anteriormente, o foco da dela deve ser o seu cliente. Por isso é tão importante conhecer o seu público.

Ademais, conhecer profundamente o seu público não é tão difícil. Você pode fazer isso através d euma pesquisa com os clientes que já tem na sua empresa, fazer perguntas que te ajudem a esclarecer o que eles gostam, não gostam, o que fizeram ele comprar o seu produto etc.

Conhecendo o seu público fica mais fácil estruturar sua Buyer Persona, ou seja,  um personagem semi fictício, que representa o cliente perfeito de sua empresa.

A pesquisa sobre personas é mais aprofundada, envolvendo os seguintes fatores:

  • Estilo de vida;
  • Características pessoais,
  • Interesses profissionais;
  • Preferências de lazer;
  • Participação em redes sociais;
  • Descrições de comportamento
  • Elementos psicológicos;
  • Costumes;
  • Principais dificuldades e desafios.

Para entender mais sobre Persona e público-alvo, leia também esse nosso artigo!

Analise a concorrência

O principal objetivo da Proposta de valor é diferenciar você dos seus concorrentes, então nada melhor do que estudá-los e entender como eles se posicionam no mercado e como fazem para vender o produto deles.

Uma boa estratégia para analisar a sua concorrência é fazer o cliente oculto, também conhecido como cliente misterioso, que consiste em uma técnica em que um profissional da sua empresa se passa por um cliente na empresa do seu concorrente.

Depois dessa prática você adquire vários insights e ideias para melhorar a sua experiência do consumidor e aperfeiçoar a sua proposta de valor.

Explore os seus benefícios

Agora que você já definiu a persona e analisou seus concorrentes, liste os seus benefícios. Entenda quais os principais benefícios do seu produto, que fazem com que o seu cliente escolha você.

A melhor forma de fazer isso é construindo uma tabela com todas as características do seu produto interligando cada uma delas com um benefício. 

Assim você consegue ter uma visão geral para definir qual os melhores benefícios que precisam estar claros na sua proposta de valor.

Organize  a linguagem

A linguagem precisa ser clara e objetiva. E para que a sua proposta de valor seja perfeita, fuja de promessas vazias.

Busque colocar na sua proposta uma linguagem que seus consumidores entenderão com facilidade, afinal, o seu foco são eles.

Já em relação a linguagem formal ou informal, vai depender do seu público, não tem uma regra, se a sua indústria for regional pode optar por escolher gírias também.

Use o Canvas de Proposta de valor

O Canvas é uma metodologia que auxilia o empreendedor a alinhar o seu negócio de maneira visual. 

É um mapa mental, separado em quadrante com destaque nas principais descrição da empresa.  Dessa forma, o canvas vai te ajudar a enxergar de maneira estratégica a sua proposta de valor.

Para montar um Canvas focado na sua proposta de valor, comece definindo as principais tarefas do seu consumidor e  depois adicione as atitudes que moldam a decisão do seu consumidor em “Ganhos e Dores”.

Do outro lado, no painel do Produto, anote os seus produtos e serviços que podem otimizar a tarefas do seu consumidor e distribua as características do seu produto em duas vertentes:  “Criadores de ganho e os que aliviam as dores”

E depois analise até entender quais os ganhos que terão dos dois lados, provavelmente essa será uma boa proposta de valor para o seu negócio.

Se ficou com alguma dúvida e quer  montar o seu canvas de maneira assertiva, leia esse conteúdo!

Qual a estrutura de uma proposta de valor ideal?

Título

Ele deve conter uma frase curta de no máximo 2 frases que simplifique as vantagens oferecidas no seu produto. 

Subtítulo

Esclarece o  que é e para quem é o seu produto é direcionado e os seus benefícios.

Bullet points

Separe em Bullet points os principais benefícios do seu produto ou serviço.

Elementos gráficos

Utilize uma ou mais imagens que destaquem a sua proposta de valor.

Exemplo de Proposta de valor

Um dos maiores exemplos de Proposta de Valor é da Uber. Confira:
Uber

Título: a mobilidade que você deseja.

Subtítulo: peça uma viagem para onde você quiser, com um toque no seu telefone

Bulletpoints:

  • mais do que viagens;
  • sua segurança é nossa prioridade;
  • um novo app: feito com motoristas para motoristas.

Agora você já entende o que é uma proposta de valor e como criar a melhor para a sua indústria, podemos te ajudar a estruturá-la!

Afinal, o nosso objetivo é ser certeiro em cada passo que der em seu negócio para alavancar mais resultados com qualidade.

Clique neste link e conheça como podemos te ajudar!

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