Qual a importância de ter previsibilidade no negócio?

Pessoa conferindo a previsibilidade no negócio

Você já parou para pensar na importância de ter previsibilidade no negócio?

Pense na seguinte situação: seu desejo é elevar a sua empresa para um patamar mais alto daqui a 3 anos. Dentre várias ações a serem tomadas para alcançar os seus objetivos, uma delas é a previsão financeira. 

Sabendo o que você terá de despesas e lucros neste período estipulado, ficará mais fácil se planejar para avançar para outro nível.

Enquanto isso, o seu negócio continua saudável e rentável, o que é essencial para a sua sobrevivência e para prosseguir para um estágio maior.

Esse e outros motivos justificam a realização da previsibilidade no negócio. Quer saber quais são os demais? Continue conosco até o final. Este post é dedicado ao assunto que vai transformar a realidade da sua marca.

Boa leitura!

O que é previsibilidade no negócio?

Antes de chegarmos neste conceito, vamos falar sobre a origem da palavra previsibilidade.

Previsibilidade se origina da palavra previsão, de antecipação, entre outros sinônimos. No universo corporativo significa a expectativa sobre qualquer ação que resulte em receitas e outros benefícios para a organização.

A previsibilidade tem ligação direta com a segurança das movimentações que uma organização realiza. Em outras palavras, estamos falando sobre vendas de produtos ou serviços. 

Cada vez que métodos são pensados e utilizados para receber a previsão dos números desejados, aumenta a eficácia da ferramenta para a empresa.

Conservar a previsibilidade no negócio é fundamental para apoiar as tomadas de decisões, prever qual o rumo que a empresa deseja seguir ou se preparar para lidar com possíveis adversidades.

O que vai determinar o estágio inicial e permanente de crescimento de uma empresa é o adiantamento das informações sobre  as perspectivas  da marca.  Esses dados viabilizarão  a elaboração de um planejamento e estruturar as próximas ações.

Qual a importância de se ter previsibilidade no negócio?

Uma empresa previsível usufrui de benefícios variados, entre eles:

  • Conhecer o potencial de crescimento de cada área;
  • Trabalhar diretamente sobre os pontos de melhorias;
  • Acompanhamento próximo de todos os resultados produzidos pelos membros da equipe (individual e coletivamente);
  • Ter ciência de ações que podem ser feitas no intuito de elevar o grau de comprometimento da equipe de vendas com metas;
  • Deixar todas as pessoas envolvidas no processo cientes de qual será o resultado previsto, o que será ser necessário realizar a partir do que foi exposto;
  • Saber se as metas estipuladas serão atingidas dentro de um determinado período.

Obviamente que há diversos incentivos que você obterá através da previsibilidade no seu negócio. Mas, com esses que nós selecionamos e apresentamos, já dá para perceber a importância de utilizar esta ferramenta na sua empresa.

Como fazer a previsibilidade na sua empresa?

Após aprender sobre o conceito e a importância, é hora de saber como a sua empresa pode ter previsibilidade e atingir os melhores resultados. Confira.

Desenvolver um plano de implantação

Visando garantir a firmeza de um projeto, o ideal é elaborar um padrão de expectativas que se enquadre na metodologia de vendas adotada pela sua empresa.

É preciso alinhar o que vai ser realizado e como deverá ser feito. Em seguida, é preciso dividir as tarefas de cada pessoa que faz parte do projeto.

Concluídas estas etapas, é hora de ajustar cada ponto em inconformidade com os objetivos apontados como previsíveis.

Para concluir, é preciso fazer um alinhamento sobre o que é esperado pela organização com todos os envolvidos no processo.

Implantar a previsibilidade

A fase de implantação requer buscar os recursos adequados para o seu formato de negócio.

A parte mais burocrática do projeto ficará sob responsabilidade das ferramentas escolhidas. Com isso, você terá mais tempo para focar na parte estratégica e alcançar os resultados desejados. 

A seguir, veja as técnicas mais utilizadas pelas melhores empresas do mercado.

  1. Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM)

BPM = Business Process Management  é uma metodologia cuja prática tem o objetivo de potencializar tudo aquilo que possa reduzir os erros nas tarefas diariamente. 

Em outras palavras, o BPM vai melhorar a forma como a empresa trabalha, que gera resultados positivos para ela.

  1. Plataformas colaborativas

Já pensou em utilizar um sistema capaz  de agrupar todas as ideias da equipe? Agora, não tem mais possibilidade de perder informações tão preciosas para o negócio.

No mercado, há diversos softwares que ajudam as empresas com soluções para reunir todos os insights do time, seja para a resolução de problemas ou para aprimorar algo que já traz resultados consistentes e otimizam a produtividade.

  1. Análise SWOT

Também conhecida como Matriz FOFA, a ferramenta examina uma organização com base em quatro tópicos:

  • Strenghts (forças);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Threats (ameaças)

Utilizando essa metodologia, você consegue planejar todas as ações da organização com base em seus pontos fortes e pontos a melhorar, trabalhando-os conforme o seu grau de necessidade.

  1. Ciclo PDCA
  • Plan (planejar): determinar quais adversidades serão tratadas;
  • Do (fazer): encontrar possibilidades de resolução do problema e gerenciar os resultados;
  • Check (verificar): conferir os números antes e após confrontar os dados;
  • Act (agir): catalogar os resultados e compartilhar com os envolvidos sobre qualquer alteração no processo, orientando-os para a resolução do próximo ciclo.

Reunir e armazenar informações

Uma das premissas importantes para que a previsibilidade da sua empresa seja algo acessível é a coleta e registro de dados.  Extrair essas informações de locais próprios e confiáveis fará com que a sua previsão seja cada vez mais assertiva.

Para que essa etapa seja eficaz, é importante analisar quais perguntas podem ser respondidas que resultem em respostas que sejam relevantes para o negócio.

Análise de informações

Examinar todos os dados acerca da previsibilidade da sua organização ajudará na compreensão do sistema  na sua totalidade. 

Aqui, a ideia é que você tenha noção de tudo o que envolve em todos os detalhes, observando o que está fora da proposta e ajustando-o

Essa dica pode ajudar a empresa em outra necessidade importante para o negócio, que é a segmentação de clientes.  Quando você divide os seus potenciais clientes de acordo com características comuns a eles, fica mais fácil direcionar os esforços de marketing e vendas.

Com isso, você poderá proporcionar uma comunicação objetiva e personalizada para cada um deles, aumentando as oportunidades de realização de vendas.

Elaboração de relatório

Para finalizar, é essencial deixar registrado todas as ações executadas. O que foi feito, como foi feito ajudará na resolução de problemas quando estes surgirem.

Indo bem mais além do que um material de apoio, o documento impulsiona a sustentabilidade da organização, tornando-a um ambiente seguro para tomada de decisões que ajudem no crescimento do negócio.

Para melhores resultados, o documento deverá estar em constante atualização (ou sempre que for necessário). Esses dados ajudarão sempre que passos maiores precisarem ser dados.

Dicas para manter a previsibilidade no negócio

Para finalizar este artigo, vamos compartilhar 5 dicas infalíveis para manter a previsibilidade da sua empresa e colher os frutos dessa prática.

  1. Invista na qualificação do seu time

Uma equipe capacitada resultará em uma empresa cada vez mais previsível. 

Quando os seus funcionários sabem muito mais a respeito do que precisam fazer, eles conseguem potencializar os resultados das suas entregas, especialmente os números em vendas.

Dessa forma, eles entenderão com mais clareza quais são as expectativas do negócio, transformando a marca numa verdadeira máquina de vendas.

  1. Mantenha o alinhamento dos objetivos e expectativas

Não importa onde a sua empresa deseja chegar, contato que seja possível. Definir metas é importante para orientar a organização a chegar onde almeja. 

Porém, é necessário cautela na hora de estabelecer os objetivos. Estes devem ser totalmente alcançáveis e condizentes com os esforços empregados pela equipe para obter o resultado esperado.

  1. Reconheça as oportunidades

Mantenha os seus olhos atentos para identificar facilmente qualquer oportunidade de vendas., quer que elas sujam ou sejam forjadas. 

Observar o mercado de forma abrangente ajuda a enxergar novas oportunidades de aumentar o negócio, além de aumentar a previsibilidade da organização.

  1. Trabalhe na antecipação das adversidades

Por melhores que sejam os seus números atualmente, não ignore a possibilidade de cenários adversos.

Agindo dessa maneira, você ajuda a evitar que transtornos sejam causados por gastos desnecessários que poderiam ter sido evitados anteriormente.

  1. Faça a gestão da inadimplência

Ninguém está livre dos dias difíceis, nem você e nem seu cliente. 

Por isso, considere a inadimplência como um fator integrante da previsibilidade do seu negócio. Isso porque ele entrará como as perdas de receita que a sua organização sofrerá. 

Assim, você terá uma margem de perda, ajudando a administrar todos os riscos na hora de tomar decisões importantes para o negócio, sem colocá-lo em maus lençóis.

Conclusão

A previsibilidade no negócio é fundamental para saber o que a sua empresa pode enfrentar a nível de perdas e geração de receitas. 

Sem essas informações a tomada de decisões fica mais vulnerável a erros do que acertos. Com isso, os seus projetos futuros podem sofrer os impactos de ações executadas sem uma base sólida.

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