Precificação de produtos e serviços: qual a melhor estratégia para o meu negócio?

Pessoa estudando qual valor da precificação será adicionada ao produto

Quem nunca passou por dificuldades no momento de fazer a precificação de produtos e serviços? Todo bom empreendedor, não é mesmo? Hoje o conteúdo será voltado a isto, uma realidade na vida de muitas pessoas.

Fazer a precificação de produtos e serviços pode parecer uma tarefa simples, mas se analisarmos criteriosamente, não é tão simples como aparente.

Está pronto para entender a melhor estratégia para precificar os seus produtos e serviços?

Continue lendo o conteúdo!

Afinal, o que é a precificação de produtos e serviços?

Precificação é o ato de determinar o preço de um produto e/ou serviço levando em consideração:

  • Gastos da empresa, como aluguel, contas de água/luz e remunerações;
  • Os preços praticados pela concorrência;
  • Compreensão dos consumidores;
  • Meta de lucro. 

No dia a dia, não é tão fácil definir preços considerando todos esses aspectos, a começar pelo fato de que as empresas dependem dos recursos que obtêm com as vendas para se manterem no mercado.

Qualquer mudança no mercado, como uma concorrência inesperada, pode fazer com que o empresário aumente ou diminua os preços antes mesmo de avaliar se é saudável para o negócio.

E, ao prescrever valor por intuição ou comparação com concorrentes, sua empresa pode ter sérios problemas financeiros e acabar em uma situação insustentável.

No entanto, entender as estratégias, metodologias e cálculos envolvidos no processo de formação de preços e ter a tecnologia como sua melhor aliada pode tornar a precificação muito mais simples.

A diferença entre preço e valor

Preço e valor são termos que convergem em determinados aspectos, mas diferem em outros. Portanto, você deve entender o que cada conceito significa antes de precificar seus produtos e serviços. Vamos começar diferenciando e correlacionando o valor do seu produto e o preço que ele merece no mercado.

Primeiro, saiba que o preço está diretamente relacionado aos fatores que mencionamos anteriormente: custos de produção ou aquisição, encargos, etc. Já o valor tem a ver com a forma como as pessoas percebem uma marca, que só pode ser descoberta por meio de pesquisas e conversas com o público.

Mas por que o valor é relevante para a fórmula que você deve usar para precificar seu produto? É simples: se você colocar um preço muito baixo, poderá vender muito produto, mas atingirá um público diferente do que se tivesse um preço mais alto. Já os preços mais altos indicam mais valorização do produto.

O impacto que uma precificação incorreta pode causar

A precificação incorreta de um produto ou serviço pode ter sérias repercussões para a empresa. O resultado depende basicamente do quanto a precificação está incorreta em relação à realidade do negócio.

O primeiro impacto é sempre a saúde financeira. Isso porque, ao precificar seu produto ou serviço incorretamente, você está prejudicando seu caixa e capital de giro, alimentando riscos e, em casos mais graves, podendo levar sua empresa à falência.

O empreendedor deve ter em mente que precificar corretamente seus produtos e serviços é um dos requisitos básicos para a sobrevivência de sua organização. Sem o devido planejamento e controle das finanças, as consequências podem ser catastróficas e irreversíveis.

Principais erros na hora de realizar a precificação de serviços e produtos

Ao precificar um produto ou serviço, é comum ocorrerem alguns erros. A seguir, apresentamos os principais. Acompanhe!

Definir um valor abaixo do mercado

Alguns lojistas praticam preços bem inferiores aos dos seus concorrentes, a fim de garantir o aumento das vendas e da participação no mercado. Porém, quando isso acontece, a empresa pode não conseguir sequer cobrir seus custos operacionais, o que pode acarretar prejuízos financeiros para o negócio.

Não considerar os tributos

O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Portanto, os gestores devem saber quais impostos incidem sobre suas operações para precificar corretamente seus produtos ou serviços.

Devido à complexidade do sistema tributário brasileiro, muitas vezes os empresários não levam em consideração alguns desses custos, resultando na precificação incorreta de produtos ou serviços.

Não contabilizar as despesas fixas

Muitas empresas usam apenas custos variáveis ​​para determinação de preços. Porém, despesas como aluguel e salários de funcionários afetam diretamente os lucros de uma empresa e, por isso, devem ser diluídas no preço de um produto ou serviço. Caso contrário, você corre o risco de pagar pela sua campanha.

Praticar o mesmo preço que a concorrência

Uma empresa que cobra o mesmo preço que seus concorrentes está fadada ao fracasso. Isso porque os custos operacionais de cada negócio são diferentes, e as particularidades de cada negócio devem ser levadas em consideração na hora de precificar um produto ou serviço.

Por isso, entender os custos operacionais da sua empresa e definir a margem de lucro ideal é fundamental para precificar com precisão e obter bons resultados. No entanto, não cobrar o mesmo preço que os concorrentes não significa que os empreendedores não devam fazer pesquisas de mercado para descobrir em que nível de valor estão trabalhando.

Não conhecer os clientes

Um erro que algumas empresas ainda cometem com frequência é a falta de compreensão do cliente. Portanto, os gerentes insistem em lançar um produto ou serviço primeiro e depois criar demanda para os consumidores. No entanto, em um mercado cada vez mais competitivo, isso não é o ideal e pode levar a demanda insuficiente e preços incorretos.

Por isso, seu negócio deve definir personas, personagens fictícios com as principais características de seus clientes, e preparar suas ofertas de acordo com os desejos, peculiaridades e necessidades dos consumidores. Dessa forma, você pode tanto definir a precificação correta quanto encontrar espaço para seu produto ou serviço no mercado.

Como fazer a precificação de um produto ou serviço?

Basicamente temos duas maneiras que você usar para chegar no preço de um produto com base no resultado final.

Você pode optar pelo lucro objetivo ou pela margem objetiva.

Mas como assim? Vamos entender!

Pelo Lucro Objetivo

Basicamente, é predeterminar o valor que você deseja lucrar.

Portanto, recomendamos esta fórmula se você deseja obter lucro bruto com as vendas de produtos.

Preço de venda = (Custo do Produto + Lucro Objetivo) / (1 – Taxas da venda)

Onde:

  • Custo do Produto é a soma de todos os custos de compra/confecção;
  • Taxas de venda é a soma dos custos de venda e tributações;

Com esta fórmula, podemos ver que o preço de venda é resultado do seu lucro desejado, e não o contrário.

Pela Margem Objetiva

Aqui, nós estabelecemos uma porcentagem para cada real ganho.

Usando os mesmos dados e taxas de custo do produto da primeira fórmula, temos:

Preço de venda = Custo do Produto / (1 – Taxas da venda – % Margem)

Ou seja, se você quer uma margem de lucro de 30% e faz uma venda de R$10,00, significa que R$3,00 dessa venda corresponde à sua margem de contribuição.

Conclusão

Vimos neste conteúdo, o quão importante é fazer uma precificação de produtos e serviços de uma maneira estratégica, não é mesmo?

Nós, da Mais Consultoria, estamos sempre buscando equilibrar os nossos custos através de um planejamento eficaz e promissor.

Caso tenha alguma dúvida, converse com um de nossos consultores, adoraremos te ajudar!

Até o próximo conteúdo.

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