Saiba por que fazer pesquisa de mercado é tão importante para a sua empresa

Pessoas fazendo uma pesquisa de mercado

Você sabe por que fazer pesquisa de mercado é indispensável para o seu negócio?

Vamos te dar um motivo para você pensar no assunto: tornar a sua marca ainda mais competitiva e rentável.

Para se destacar entre os seus concorrentes você vai precisar de alguns diferenciais, ainda que em pontos muito simples, mas que contará a seu favor.

O que vai distinguir a sua empresa da demais é conhecer detalhadamente tudo o que está interligado a ela e impacta o seu funcionamento e principalmente a sua performance no mercado.

Tudo isso é possível através da pesquisa de mercado. Fique conosco até o final e saiba a relevância desta ferramenta para a sua organização

Boa leitura!

O que é e por que fazer pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um recurso utilizado para compreender a real situação do mercado. A partir das suas observações é possível ampliar a eficiência das ações realizadas de uma organização.

Através da ferramenta é viável a obtenção de dados relevantes para auxiliar a empresa no momento da tomada de decisões. Dessa forma, é possível avançar para os próximos passos com toda a segurança necessária.

As informações podem conter questões que envolvam o comportamento do consumidor, seu estilo de vida, hábitos de consumo, assim como pesquisa de benchmarking de organizações de diferentes áreas de atuação.

Existem dois tipos de pesquisa que ajudam a coletar os dados acima:

  • Pesquisa primária – este tipo é aplicada pela própria organização, que também pode contratar um profissional responsável por esse tipo de demanda;
  • Pesquisa secundária – aqui as informações são obtidas por outsourcing (terceirização de mão-de-obra). A pesquisa secundária engloba artigos, relatórios e manuais fornecidos de maneira pública por outras instituições.

Por que fazer pesquisa de mercado é tão importante para a minha empresa?

Como todo empreendedor você deseja que a sua empresa cresça e ganhe visibilidade no mercado, seja pela qualidade do produto ou serviço oferecido, pelas boas práticas de gestão de pessoas ou por qualquer outro além destes.

Para atingir estes e mais objetivos você precisa ter um bom planejamento com as estratégias corretas, certo? Ou pensa ser possível elevar o nível dos seus negócios apenas com a intuição ou na base do achismo?

Entre as várias ações atitudes que a sua empresa precisa tomar para alcançar as metas é tomar decisões importantes para o negócio. Isso vai requerer de você muita cautela para não optar por um caminho que não dá frutos, apenas transtornos.

Este cenário pode ser evitado com a ajuda da pesquisa de mercado que fornecerá todas as informações que a sua empresa necessita para planejar os próximos passos.

Mencionamos apenas um dos motivos para você saber por que fazer pesquisa de mercado é fundamental para o seu negócio. A ferramenta permitirá a sua empresa as seguintes possibilidades:

Quais os benefícios para o meu negócio ao realizar a pesquisa de mercado?

Antes de saber o que a sua empresa ganha com a pesquisa de mercado é essencial entender a sua finalidade e o seu custo-benefício.

Muitas empresas têm o péssimo hábito de enxergar alguns tipos de investimentos como sendo despesas desnecessárias, impactando no caixa e impossibilitando a realização de outros projetos.

O que elas não sabem é que investir em treinamentos e pesquisas de tipos variados é saber que o retorno é obtido no tempo devido.

Imagine que empresas de porte e capital restrito adorariam poder fazer uma pesquisa de mercado, mas ainda não dispõe de recursos financeiros o suficiente. Estão ávidas por estudar e entender o mercado onde estão inseridas, planejar e agir para transformar a sua marca por completo.

Se você pode investir em uma pesquisa de mercado, não deixe para depois. Quanto mais cedo você tiver em mãos todos os dados que você precisa, mais rápido entrará em ação e alcançará os resultados antes do prazo estipulado.

Acompanhe abaixo os principais benefícios que você a sua organização ganhará ao  aplicar a pesquisa de mercado:

Conhecimento detalhado sobre quem é o seu público

A pesquisa de mercado coleta informações muito peculiares sobre os seus entrevistados. Com elas, a sua empresa pode trabalhar na criação da persona da marca, que é a ilustração fictícia do seu público ideal. 

Essa compreensão minuciosa sobre o seu cliente auxiliará a tomar decisões mais assertivas para todos os setores da sua organização englobando todas as etapas do processo de criação de um produto ou serviço.

Compreensão sistêmica da concorrência

Um dos maiores benefícios de fazer a pesquisa de mercado é conhecer outras empresas do mesmo segmento. 

Observando suas práticas você pode extrair aprendizados valiosos, desde replicar o que tem dado certo a evitar tudo o que impactou negativamente a organização.

Avaliação da performance e da flexibilidade de outras companhias

O desempenho de um mercado está diretamente ligado a maneira performa os mercados diversos.

É como uma cadeia, todos dependem uns dos outros independente do seu papel no sistema. Quando algo vai em para um, vai bem para todos. O mesmo acontece quando o cenário é adverso.

Ter  acesso a essas informações viabilizam a antecipação de ações preventivas em relação a possíveis investimentos que o seu negócio possa fazer. Assim, você consegue evitar prejuízos entre outros transtornos caso a situação não seja favorável.

Mensuração do mercado

Sua empresa pode fazer um filtro com as informações captadas pela pesquisa de mercado e assim encontrar excelentes oportunidades de otimizar o desempenho dos seus resultados.

Análise da eficiência de determinados produtos ou serviços, perceber qual segmento é mais rentável, descobrir novas tendências são algumas formas de medir e avaliar o mercado.

Descoberta prévia de oportunidades

Por fim, a pesquisa de mercado vai muito além de oferecer condições para você poder analisar o ônus e o bônus do mercado em que sua instituição está inserida.

Já pensou em identificar novas oportunidades de explorar o mercado com antecedência e se planejar para entrar em ação, sair à frente da concorrência, expandindo a sua atuação no mercado?  Com a pesquisa de mercado isso é mais que possível.

Quais os tipos de pesquisa de mercado e qual a mais indicada para a minha empresa?

As pesquisas de mercado podem sofrer modificações conforme os objetivos que desejam ser alcançados, a técnica empregada e o perfil dos participantes. 

Listamos os principais tipos para você conhecer e definir qual delas se aplica mais ao seu negócio.

Satisfação e motivação dos funcionários

Se a prioridade da companhia é promover a satisfação dos seus clientes internos, ou seja, os seus funcionários, essa pesquisa é a mais recomendada para você.

Neste caso, estamos falando de uma pesquisa de clima organizacional que visa mensurar o nível de satisfação dos funcionários com a empresa em aspectos diversos. O colaborador pode avaliar desde remuneração e benefícios até a saúde do ambiente de trabalho e disposição de todos os recursos para executar as tarefas adequadamente.

Quando não há engajamento por parte da equipe é comum que o primeiro pensamento dos gestores seja de atribuir o fato a uma suposta incapacidade por parte do trabalhador. Porém, geralmente, o problema está enraizado na companhia e, visto que não há identificação e correção imediata, todos os envolvidos podem ser afetados drasticamente.

Afinal, a insatisfação e desmotivação do cliente interno pode impactar diretamente na percepção e comportamento do cliente externo (o seu público)

Satisfação dos clientes

Quer saber como o seu negócio é percebido pelo seu público? Invista em realizar uma pesquisa exclusiva para eles.

Dedique-se completamente a este projeto do início ao fim. Lembre-se que você vai receber feedbacks da pessoa responsável pela existência e permanência da sua marca no mercado.

Entender o seu grau de satisfação, reforçar os pontos fortes e eliminar as falhas que impedem a sua total satisfação é uma prioridade dentro da sua empresa.

Hábitos de consumo

Este formato de pesquisa de mercado ajuda a conhecer o consumidor de uma marca com riqueza de detalhes a partir das informações sobre a maneira como eles consomem um produto ou serviço. 

Esses dados ajudam a descobrir necessidades desconhecidas do cliente e trabalhá-las a seu favor. Também  ajudará na criação de estratégias de vendas e marketing  que estejam totalmente conectadas às perspectivas da companhia.

Fortalecimento da marca

Este tipo de pesquisa é indicada se você deseja mensurar o tamanho da audiência que a sua marca recebe comparado aos concorrentes.

Assim, você conseguirá identificar se há componentes que ajudem ou que prejudiquem as ações voltadas para fortalecimento da marca.

Conclusão

A pesquisa de mercado pretende estudar todo o cenário do mercado em que a sua empresa está inserida. Analisa de forma detalhada cada ponto que é indispensável para o   funcionamento e crescimento da sua marca. Sem a ferramenta, o risco de insucesso nos investimentos e ações é bem mais elevado.

Com isso, finalizamos este conteúdo na expectativa de que você tenha aproveitado cada informação compartilhada. Temos muito mais no nosso blog para você conhecer. Se preferir, fique à vontade e entre em contato conosco. Até o próximo post!

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