Por que saber o ponto de equilíbrio de uma empresa?
Esse cálculo é muito simples e útil. Por meio dele é possível saber qual é o faturamento mínimo necessário para cobrir todas as despesas, fixas e variáveis de um negócio em um determinado período. Ou seja, a partir desse índice é você consegue projetar as finanças para ter um melhor controle financeiro. Continue a leitura e entenda tudo o que é preciso saber sobre esse importante dado na contabilidade do seu negócio.
Cálculo do PE
O ponto de equilíbrio é calculado sob a forma de percentual da receita projetada. Seu cálculo é muito simples, mas tem três perspectivas diferentes, que são:
Ponto de equilíbrio contábil:
O contábil é o mais utilizado como parâmetro nas empresas. Seu cálculo baseia-se na divisão das despesas fixas e variáveis mensais pelo montante obtido pelo negócio.
Dessa forma, é preciso fazer previamente o cálculo de custos fixos e variáveis. Já falamos sobre esses conceitos em um outro artigo aqui no blog, confira.
Ponto de equilíbrio econômico
Já o ponto de equilíbrio econômico avalia as possibilidades. De que forma? Esse índice leva em consideração o custo de oportunidade. Ou seja, é calculado, por exemplo, quando alguém opta em investir em um negócio e não em outro. Assim, ele projeta o quando é preciso vender para gerar um resultado igual ou superior ao do negócio que foi preterido.
Seu cálculo é feito da seguinte forma:
Ponto de equilíbrio financeiro
O ponto de equilíbrio financeiro é similar ao contábil, mas exclui os gastos que não geram, efetivamente, fluxo no caixa. É possível citar como exemplo esse topo de gasto a depreciação de ativos.
Logo,
Como utilizar o Ponto de Equilíbrio de uma empresa estrategicamente?
A partir do cálculo de PE que seja mais adequado para o seu negócio é possível utilizar esse número estrategicamente. Por exemplo, se está no início de um negócio ainda pequeno a sua meta que realmente importa, ou na terminologia correta One Metric that Matters (OMTM), pode ser o PE. Assim determina-se o mínimo para verde e não ficar no vermelho, passando desse valor começa o seu lucro. Fácil de entender assim, não é?
A partir do PE você enxerga uma capacidade de aumentar lucros. Existe uma margem de otimização, que diz até quando o negócio pode crescer com a estrutura atual. Mas, para incrementar a produção muito mais que isso será necessário fazer alguns investimento. Afinal, para aumentar o lucro é preciso fazer contratação de mão de obra, investimento em maquinário e matéria-prima. Quando chegar nesse ponto máximo de otimização é preciso recalcular o Ponto de Equilíbrio com os novos valores.
Gestão financeira eficiente
Cuidar de cada um desses cálculo e dados pode ser exigir muito tempo dos gestores. Além disso, uma consultoria especializada pode acrescentar muitas inovações importantes para a cadeira produtiva. Por isso, seja para a gestão financeira, otimização de projetos, implementação de estratégias ou avaliação e padronização de padrões de qualidade, conte com a Mais Consultoria. Com a experiência de 16 anos de história e mais de 200 clientes atendidos, podemos impulsionar também o seu negócio.