Pesquisa de mercado: o que é e quando fazer?

Se você é empreendedor ou gestor de uma empresa, deve estar familiarizado com o termo “pesquisa de mercado”. Caso não esteja, precisa saber – comece por aqui! E, caso seja algo que já esteja em ação no seu negócio, vale rever se é feito da forma mais proveitosa e que realmente seja capaz de gerar benefícios a médio e longo prazo, de acordo com os objetivos que pretende alcançar. 

Afinal, essa é uma ferramenta crucial na identificação de oportunidades e minimização de riscos, além de funcionar como uma bússola no entendimento correto sobre o comportamento de um mercado e o que norteia sua existência junto aos consumidores e a concorrência. 

Continue a leitura para ter uma visão mais sólida sobre o que é e quando fazer uma pesquisa de mercado. 

O que é pesquisa de mercado? 

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de alta eficiência e fácil entendimento: como o próprio nome sugere, é um processo de coleta e análise de informações de um determinado setor, assim como seus consumidores, concorrentes diretos e indiretos. 

Quando investir em uma pesquisa de mercado?

O objetivo da pesquisa de mercado é obter insights claros sobre as preferências dos consumidores, seu comportamento em uma jornada de compra, o que desperta suas necessidades e desejos, assim como fatores emocionais, psicológicos, financeiros, sociais e até culturais, que estão ligados às suas escolhas. Isso tudo considerando, sempre, as tendências, oportunidades, ameaças e previsões econômicas ligadas ao setor analisado. 

A pesquisa de mercado envolve várias técnicas como entrevistas pessoais, grupos focais, análise de dados secundários, questionários online, levantamentos de benchmarking, entre outros. 

Para fazer esse levantamento de forma aprofundada e certeira, existem dois tipos diferentes de pesquisa: 

  • Pesquisa primária: os dados são coletados diretamente da fonte, ou seja, é realizada pela própria empresa ou por profissionais contratados para realizá-la. Neste modelo, os pesquisadores costumam personalizar as perguntas de acordo com as necessidades específicas da empresa;
  • Pesquisa secundária: os dados são coletados e analisados por terceiros, e pode haver uso de informações já coletadas e usadas anteriormente, ou seja, as fontes secundárias. Aqui, são utilizados dados de estudos de mercado anteriores, bancos de dados online, relatórios oficiais governamentais, artigos, guias públicos disponibilizados por outras organizações, entre outros.

A escolha de qual tipo de pesquisa é a ideal para a sua empresa, entre a primária e a secundária, dependerá de uma série de fatores, principalmente o objetivo e o nicho analisado, ou se é direcionada para algum projeto específico. 

É importante investir em uma pesquisa de mercado para:

  • orientar tomada de decisões de negócios;
  • desenvolvimento de novos produtos;
  • lançamentos;
  • definição de preços;
  • identificação de novos mercados;
  • melhoria no atendimento e experiência do cliente;
  • desenvolvimento de novas estratégias de marketing.

Por que a pesquisa de mercado é tão importante? 

Muitos empreendedores são resistentes às pesquisas de mercado por um motivo predominante: pensar que é limitada à análise de empresas concorrentes. No entanto, esse é um erro muito comum.

Um estudo aprofundado, bem direcionado e com diretrizes sólidas, é capaz de oferecer um panorama geral que envolve todos os componentes de um negócio. 

Apenas quando você conhece muito bem o ambiente no qual atua, entende realmente os desafios do seu cargo e dos outros colaboradores, a funcionalidade das estratégias, aí então é possível descobrir necessidades e possibilidades anteriormente não exploradas. 

Tudo isso pode ser compreendido por meio dos resultados de uma boa pesquisa, que também pode viabilizar uma nova visão mercadológica. Contribui, também, para identificar o que é preciso em questões de inovação e como novas tecnologias podem ser exploradas. 

Vamos ilustrar com um exemplo prático: uma empresa de alimentos pode realizar uma pesquisa em uma determinada região, com o objetivo de lançar um novo produto.

Logo, a pesquisa será útil na descoberta de ingredientes populares entre o público local, embalagens que tenham apelo à realidade e vivências do consumidor, como a concorrência é vista e seu nível de vendas, além do preço adequado para o produto. 

Sem essa análise prévia, o lançamento do produto pode conter uma série de equívocos dificilmente reversíveis, além de não haver assertividade na campanha de marketing. 

Conheça os 3 principais tipos de pesquisa de mercado

Quais os tipos de pesquisa de mercado e qual a melhor opção para a minha empresa? 

A resposta para essa pergunta varia de acordo com a finalidade e o foco da pesquisa, que leva em conta o perfil do público. 

Existem oito tipos de pesquisas: exploratória, descritiva, causal, de campo, de painel, experimental, qualitativa e quantitativa. 

Conheça abaixo os três principais tipos. 

1 – Pesquisa exploratória

A pesquisa exploratória é feita quando é preciso explorar um problema ou uma oportunidade de negócio. Ajuda a formular hipóteses, aprofundar no contexto analisado e aumentar a compreensão sobre determinada conjuntura. 

2 – Pesquisa descritiva

Utilizada para estudar e descrever o comportamento dos consumidores, assim como suas opiniões, ideologias e atividades em relação a um produto ou serviço. Ou seja, sua finalidade é entregar um panorama a respeito da persona. 

Um bom exemplo de pesquisa descritiva é o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

3 – Pesquisa causal

A pesquisa causal é a que tem objetivos mais específicos e busca estabelecer uma relação entre variáveis, em uma relação de causa e efeito. Ela responde como uma variável leva a uma mudança. 

Normalmente, é realizada com o apoio de softwares e testes estatísticos que, por sua vez, cumprem o papel de validar a amostra e as hipóteses nelas levantadas.

Conclusão

A pesquisa de mercado vai muito além de um capricho: o sucesso de inúmeros momentos da sua empresa pode vir de um bom investimento nessa ferramenta, que gera resultados sólidos e prósperos. 

Quer fazer uma pesquisa de mercado? Conte com a Mais Consultoria. Nossa equipe está aberta a um bate-papo para entender as suas necessidade e te explicar as melhores opções para o momento do seu negócio. Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos especialistas. 

Te esperamos no próximo conteúdo!

Leia também: Por que escolher uma consultoria para o seu negócio?

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