3 métodos de valuation que irão te ajudar a saber o valor da sua empresa

Pessoa aprendendo sobre valuation

Já pensou em quanto sua empresa vale no mercado atual? Essa questão surge no dia a dia de muitos empreendedores. Saber quanto sua marca ou negócio vale é fundamental para a saúde financeira da sua empresa. 

Afinal, essa ação possibilita que você tenha mais certeza no momento de fazer investimentos, considerar uma parceria ou mesmo vender uma porcentagem da sua empresa. Portanto, antes de tomar decisões importantes sobre qual o melhor caminho para fazer sua empresa crescer no mercado, é interessante saber o valor que ela possui.

Nesse sentido, o valuation é uma das ferramentas mais utilizadas para estimar o valor de mercado de empresas. Essa ferramenta, embora amplamente utilizada, ainda é uma projeção baseada em percepção de mercado, e não determina com exatidão os valores. Ainda assim, ela é muito considerada e bem aceita quando o tema é saber o valor da sua empresa.

Portanto, se você deseja conhecer mais sobre essa ferramenta e seus métodos de cálculos, continue a leitura desse artigo!

Quais as vantagens de saber calcular o valuation da sua empresa?

Antes de falar sobre os métodos, você pode ainda estar pensando: por que calcular o valor da minha empresa usando o valuation?

O uso do valuation analisa diversos aspectos da sua empresa, o que além de trazer um valor de mercado, melhora a sua percepção sobre pontos de melhoria e pontos fortes do seu negócio. 

Além disso, por meio desse cálculo você terá mais clareza sobre o quanto pode investir para melhorar sua empresa. Por fim, tendo em mãos quanto vale seu negócio, você poderá aproveitar oportunidades de sociedade quando elas se tornarem interessantes.

Portanto, se você quer saber mais sobre o valor da sua empresa e aproveitar melhor as oportunidades de negócios, aprenda 3 métodos de valuation que irão te ajudar nesse cálculo.

Método do fluxo de caixa descontado

O método do fluxo de caixa descontado é um dos mais utilizados atualmente. Através dele, conseguimos averiguar os ativos tangíveis e os intangíveis de uma empresa. Esses ativos podem ser definidos como:

  1. Tangíveis: bens materiais, concretos (dinheiro, maquinário, espaço físico, produtos, entre outros)
  2. Intangíveis: bens que são valiosos, mas não concretos (a marca, estratégias, aprendizados, entre outros)

Sendo assim, nesse método se considera bens concretos e não concretos de uma empresa, assim como precificações, tributos e impostos, custos de operação, despesas em geral, capital de giro, processo de alcance e captação de clientes, além dos investimentos.

Através dessas informações, estima-se uma projeção de fluxo de caixa livre. Para atualizar esses fluxos a um valor presente, considera-se o custo de capital empresarial. Além do fluxo a valor presente, calcula-se a perpetuidade da empresa. Essa perpetuidade pode ser definida a geração de valores de maneira eterna, quando se considera intervalos regulares.

Somando o valor de fluxo presente e a perpetuidade, você chegará ao valor de operação da empresa. Caso precise do valor de mercado, é importante considerar dívidas, investimentos e passivos.

Nesse métodos, considera-se um tempo entre 5 e 10 anos para realizar as projeções. Ele oferece a vantagem de analisar e avaliar o caixa, assim como os respectivos riscos apresentados.

Método dos múltiplos de mercado

Nesse método, as projeções são feitas com base em comparações relativas, ou seja, observando indicadores de um setor específico do mercado. A partir desses, faz-se uma comparação entre a empresa analisada e seus principais concorrentes.

Para tanto, existem indicadores mais usados nesse método, e um deles é o EBITDA, que se refere ao lucro da empresa antes do desconto das taxas de juros. Esse método é fácil de ser aplicado para calcular o valor da sua empresa, porém possui seus pontos de atenção. Como ele funciona por comparação, é necessário que as empresas analisadas sejam muito semelhantes, o que nem sempre é possível.

Por fim, também é um método que considera todo o período de existência da empresa, não tendo foco no momento atual da mesma.

Método do valor patrimonial

Por último, vale citar o método do valor patrimonial, o que inclui imóveis, mobiliário, maquinário, entre outros. Essa metodologia resume-se em estimar valor patrimonial líquido da empresa, baseando-se na contabilidade. 

Para isso, é importante ter os dados contábeis da sua empresa organizados e armazenados. Embora não seja tão usada para negociações, é importante para calcular ganhos de capital e pagamento de impostos.

Qual o método ideal para sua empresa?

Como você viu, existem diferentes formas de calcular o valor da sua empresa. Então, é possível que você esteja em dúvida sobre qual é o ideal para sua empresa. Embora seja uma dúvida comum, não existe resposta exata para ela.

Isso ocorre porque a melhor forma de calcular o valor de um negócio depende das particularidades dele. Portanto, é preciso analisar o contexto de cada um para identificar qual usar na sua empresa.

Para tal, analise seu posicionamento no mercado, quantidade de dados e informações internas disponíveis, posicionamento de concorrentes, além do próprio objetivo de saber o valuation da sua empresa.

Outra solução viável é contar com a ajuda de um especialista, que irá avaliar seu caso e compreender suas ideias. Assim, ele conseguirá indicar o melhor método e até mesmo fazer um cálculo assertivo do valor que sua empresa possui no mercado.

Quer saber o valor da sua empresa e estar sempre um passo à frente para aproveitar as oportunidades do mercado? Fale com um dos nossos especialistas!

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