Business Model Canvas, em português, significa “quadro de modelo de negócios”. Ele possui esse nome porque tem uma forma resumida, cabendo em somente um quadro. O BMC é uma ferramenta para desenvolver modelo de negócio, que se popularizou entre os(as) empreendedores(as).
Mas, mais do que ajudar a tirar empreendimentos do papel, o Canvas pode ser bastante útil para analisá-los e organizá-los quando já estão em funcionamento.
Como surgiu o Business Model Canvas?
O BMC foi criado pelo suíço Alexander Osterwalder, fruto de suas pesquisas e testes realizados para sua tese de doutorado entre 2010-2014, que teve contribuição de mais de duzentos consultores e empresários do mundo inteiro.
Hoje, Osterwalder viaja o mundo dando aulas e palestras sobre o Método Canvas. Nessas apresentações, às vezes é possível vê-lo queimando planos de negócios, que ele considera ultrapassados e muito menos úteis do que o modelo canvas.
Quais as vantagens do Business Model Canvas?
O principal objetivo do Canvas é ajudá-lo a colocar ideias em prática, planejar um negócio de sucesso de forma simples e ter a oportunidade de obter alguns insights no processo.
Os quadrantes que precisam ser preenchidos cobrem as quatro áreas básicas do estabelecimento de um negócio: clientes, cotações, infraestrutura e viabilidade financeira.
O Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que também pode ser utilizada para buscar melhores resultados e visão de negócio.
O uso de desenhos, como pode ser realizado no Business Model Canvas, para representar ideias e situações possibilita uma análise tanto do que está sendo criado como do que será remodelado ou adaptado. Até quem não está diretamente envolvido no negócio consegue opinar, graças à facilidade de visualização do modelo.
Os 9 blocos de um Canva
Proposta de valor
Defina qual valor seu negócio oferece aos clientes, ou seja, quais benefícios você deseja oferecer e o que pode despertar o interesse das pessoas no seu produto ou serviço. Tente resumir tudo em uma frase.
Segmento de clientes
Canais
Defina a forma como a empresa chega aos clientes, a comunicação e a criação de valor e a forma como os consumidores interagem com a empresa. Considere canais de comunicação, distribuição e vendas.
Relacionamento
Defina como a empresa alcançará e manterá um bom relacionamento com os clientes. Considere qual será o motivo da estratégia de diferenciação, para que você não escolha concorrentes apenas por causa dos preços mais baixos.
Receitas
Defina como e quanto seus clientes terão que pagar pelos benefícios que sua empresa oferta. Lembre-se de que, atualmente, as vendas não são o único modelo de receita — considere opções como aluguel, assinatura, licença, entre outras.
Recursos
Relacione os ativos necessários para realizar sua proposta de valor e colocar o negócio para funcionar. Pense tanto nos ativos físicos, como maquinário e equipamentos, quanto nos intelectuais, como recursos humanos e patentes.
Atividades
Relacione as atividades mais importantes para que a proposta de valor seja realizada e a empresa funcione corretamente.
Parcerias
Identifique toda terceirização que será feita, com fornecedores e parceiros necessários como apoio para a realização de sua proposta. Pense em outras empresas que ajudarão seu negócio a entregar a oferta de valor.
Estrutura de custos
Identifique tudo que será gasto para a operacionalização de seu negócio, considerando os custos com canais, recursos, atividades e parcerias.
Como usar?
O Canvas é uma ferramenta visual que funciona através da prototipação de idéias e ajuda como base para testar hipóteses que podem levar a modelos de negócios disruptivos.
Portanto, você deve usar o canvas para prototipar novos negócios e buscar oportunidades de inovação. Ele pode ser também alguma boa ferramenta para ajudar na elaboração de planos de negócios!