O que é Business Model Canvas?

Business Model Canvas, em português, significa “quadro de modelo de negócios”. Ele possui esse nome porque tem uma forma resumida, cabendo em somente um quadro.  O BMC é uma ferramenta para desenvolver modelo de negócio, que se popularizou entre os(as) empreendedores(as).

Mas, mais do que ajudar a tirar empreendimentos do papel, o Canvas pode ser bastante útil para analisá-los e organizá-los quando já estão em funcionamento.

Organizar o negócio de maneira mais formal e criar um mecanismo que permita um maior controle é obviamente algo que deve ser feito no início de um negócio, mas também pode ser feito quando ele já está operando. É aí que o Canvas se torna um importante aliado!
Continue a leitura para conhecer os benefícios da utilização do Business Model Canvas e como aplicá-lo ao seu negócio!

 

Como surgiu o Business Model Canvas?

O BMC foi criado pelo suíço  Alexander Osterwalder, fruto de suas pesquisas e testes realizados para sua tese de doutorado entre 2010-2014, que teve contribuição de mais de duzentos consultores e empresários do mundo inteiro.

Hoje, Osterwalder viaja o mundo dando aulas e palestras sobre o Método Canvas. Nessas apresentações, às vezes é possível vê-lo queimando planos de negócios, que ele considera ultrapassados e muito menos úteis do que o modelo canvas.

Quais as vantagens do Business Model Canvas?

 

O principal objetivo do Canvas é ajudá-lo a colocar ideias em prática, planejar um negócio de sucesso de forma simples e ter a oportunidade de obter alguns insights no processo.

Os quadrantes que precisam ser preenchidos cobrem as quatro áreas básicas do estabelecimento de um negócio: clientes, cotações, infraestrutura e viabilidade financeira.

O Canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que também pode ser utilizada para buscar melhores resultados e visão de negócio.

O uso de desenhos, como pode ser realizado no Business Model Canvas, para representar ideias e situações possibilita uma análise tanto do que está sendo criado como do que será remodelado ou adaptado. Até quem não está diretamente envolvido no negócio consegue opinar, graças à facilidade de visualização do modelo.

Este modelo é muito importante porque te mostra como a empresa opera, de fato. Além disso, ele promove a definição de conceitos e a organização de ações através de representações gráficas de variáveis ​​(juntas mostram o valor do negócio!)

Os 9 blocos de um Canva

Proposta de valor

Defina qual valor seu negócio oferece aos clientes, ou seja, quais benefícios você deseja oferecer e o que pode despertar o interesse das pessoas no seu produto ou serviço. Tente resumir tudo em uma frase.

Segmento de clientes

Defina o nicho do cliente, a participação de mercado que você deseja atender. Considere seu perfil, onde estão, como estão agrupados e quais são suas necessidades comuns.

Canais

Defina a forma como a empresa chega aos clientes, a comunicação e a criação de valor e a forma como os consumidores interagem com a empresa. Considere canais de comunicação, distribuição e vendas.

Relacionamento

Defina como a empresa alcançará e manterá um bom relacionamento com os clientes. Considere qual será o motivo da estratégia de diferenciação, para que você não escolha concorrentes apenas por causa dos preços mais baixos.

Receitas

Defina como e quanto seus clientes terão que pagar pelos benefícios que sua empresa oferta. Lembre-se de que, atualmente, as vendas não são o único modelo de receita — considere opções como aluguel, assinatura, licença, entre outras.

Recursos

Relacione os ativos necessários para realizar sua proposta de valor e colocar o negócio para funcionar. Pense tanto nos ativos físicos, como maquinário e equipamentos, quanto nos intelectuais, como recursos humanos e patentes.

Atividades

Relacione as atividades mais importantes para que a proposta de valor seja realizada e a empresa funcione corretamente.

Parcerias

Identifique toda terceirização que será feita, com fornecedores e parceiros necessários como apoio para a realização de sua proposta. Pense em outras empresas que ajudarão seu negócio a entregar a oferta de valor.

Estrutura de custos

Identifique tudo que será gasto para a operacionalização de seu negócio, considerando os custos com canais, recursos, atividades e parcerias.

Como usar?

O Canvas é uma ferramenta visual que funciona através da prototipação de idéias e ajuda como base para testar hipóteses que podem levar a modelos de negócios disruptivos.

Portanto, você deve usar o canvas para prototipar novos negócios e buscar oportunidades de inovação. Ele pode ser também alguma boa ferramenta para ajudar na elaboração de planos de negócios!