Metodologia DISC: o que é e como pode auxiliar seu negócio

Metodologia DISC

Uma das ferramentas de avaliação mais utilizadas pelas empresas é a Metodologia DISC. Ela consiste em uma avaliação comportamental, onde as organizações podem retirar insumos para montar seu quadro de funcionários, assim como meio de otimizar o desempenho de sua equipe.

Você sabe o que é a Metodologia DISC e como ela pode auxiliar o seu negócio? Continue a leitura e entenda mais sobre essa ferramenta.

 

O que é a Metodologia DISC?

A metodologia DISC foi desenvolvida pelo psicólogo americano William Moulton Marston. Ela consiste na avaliação do comportamento das pessoas incluídas em um determinado contexto. Isso é feito a partir da análise de quatro características comportamentais, são elas:

 

Dominance – Dominância: está ligado à análise de controle, poder e assertividade. As pessoas que possuem esse aspecto em predominância têm maior facilidade em lidar com desafios em suas vidas.

Influence – Influência: está relacionado às relações sociais estabelecidas. Quem apresenta esse item predominante em sua personalidade são consideradas pessoas com mais habilidade para influenciar pessoas.

Steadiness – Estabilidade: aqui são analisados itens como paciência e persistência. As pessoas que contam com a estabilidade como característica principal lidam melhor com rotinas e padrões.

Conscientiousness – Conformidade: Estrutura e organização são os aspectos analisados aqui. Essas pessoas possuem uma maior facilidade em lidar com regras e processos.

 

O Teste DISC

O teste consiste em 40 perguntas que possuem 4 possíveis respostas. Cada uma dessas alternativas está relacionada a um dos quatro padrões comportamentais possíveis: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Através das respostas apresentadas nesse questionário é possível então identificar as principais características da personalidade de cada um, para então estabelecer em qual desses padrões ela tem maior predominância.

 

Como a metodologia DISC pode auxiliar seu negócio?

Estima-se que 75% das empresas listadas na Fortune 500 (uma classificação das 500 maiores organizações do mundo, segundo suas receitas) utilizam a metodologia como ferramenta operacional. Ou seja, os resultados obtidos com a sua utilização são realmente benéficos para os ambientes onde são aplicadas.

Uma das maneiras mais comuns de utilização da metodologia DISC é para realizar a seleção de novos funcionários para o seu negócio. Ao estabelecer a vaga que você está buscando preencher você já deve ter em mente que tipo de profissional você está procurando: quais características serão essenciais para que essa pessoa desempenhe bem esta função?

Lembre-se você não está medindo os valores do candidato, mas sim o padrão de comportamento dele. Você precisa entender qual o perfil de cada um para que seja possível identificar aquele que irá atender as necessidades da empresa e do cargo em específico.

Você pode utilizar a DISC também como meio de otimizar o desempenho de sua equipe. Com a avaliação comportamental você pode melhorar consideravelmente a produtividade do seu negócio ao realizar um direcionamento de tarefas mais assertivos de acordo com cada perfil comportamental.

 

Vantagens da metodologia DISC

Ao aplicar a metodologia durante o processo seletivo você estará se certificando de estar recrutando profissionais que  realmente se encaixem com o perfil da vaga e da empresa e evita assim futuros transtornos. Dessa maneira você ajuda também na retenção de funcionários no seu negócio, pois você terá em sua equipe pessoas que está ali porque se adequa ao serviço e gosta do que faz. Portanto, irá se manter motivado na função que exerce, e sabemos que motivação é um dos principais ingredientes para uma equipe de sucesso.

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