Quem nunca pensou em fazer um planejamento estratégico certeiro e que trouxesse resultados rentáveis para o negócio? Todo mundo!
Neste conteúdo, iremos ensinar como o método SWOT é uma alternativa essencial para que o planejamento estratégico fluir de uma maneira promissora.
Está pronto para levar a sua ideia para outro patamar?
Continue lendo este conteúdo!
Afinal, o que é o método SWOT?
Philip Kotler, em seu livro “Administração de Marketing” define que:
“A avaliação geral das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é chamada de análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities, threats). Se fôssemos traduzir para o português poderia se chamar: Análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, ou seja, FOFA ou matriz FOFA.”
Para chegar a uma análise adequada por meio da ferramenta SWOT, é necessário dividir o ambiente em que a empresa atua em duas áreas:
1. ambiente externo
2. ambiente interno
Abaixo, detalhamos sobre como proceder e estudar cada uma dessas áreas para realizar uma análise SWOT da maneira correta.
Mas como o método SWOT funciona?
Como falado anteriormente, o diagnóstico do método SWOT inclui dois níveis: análise interna e análise externa.
A primeira engloba fatores que fazem parte do dia a dia da sua empresa e que você pode controlar. A segunda refere-se a elementos externos à organização, interagindo com ela e afetando-a, mas não elementos sem controle direto.
Na perspectiva interna:
Essa análise deve verificar os pontos fortes e fracos da empresa: os fatores positivos e negativos que compõem o seu negócio e os recursos para atingir seus objetivos. Exemplos disso podem ser: clareza das metas de negócios, motivação dos funcionários, reputação da marca, etc.
Na perspectiva externa:
Essa análise deve considerar quais elementos sua empresa pode (e deve) ponderar para atingir efetivamente seus objetivos. Esses elementos podem ser sociais, econômicos, políticos, ambientais ou tecnológicos. Alguns exemplos são: concorrência de outras organizações, novas tecnologias, necessidades não atendidas no mercado, influência de políticas econômicas, etc.
Objetivos do método SWOT:
- Fazer um resumo das análises externas e internas.
- Identificar itens-chave para o controle da organização, isto é, estabelecer prioridades de atuação.
- Planejar opções estratégicas, como perigos ou problemas a resolver.
- Conseguir o diagnóstico da empresa, ou seja, identificar o fortalecimento dos pontos positivos, dizer quais os pontos de melhora, as chances de crescimento, aumento de oportunidades, etc.
- Fazer previsão de vendas de acordo com as condições de mercado e as capacidades gerais da empresa.
- Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – integração e padronização dos processos, eliminação de redundância e foco na atividade principal.
- Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – fiabilidade e confiança nos dados, informação imediata de apoio à gestão e decisão estratégica e redução de erros.
Como colocar o método SWOT em prática de maneira eficaz?
Para tanto, uma vez identificadas as oportunidades e ameaças, bem como os pontos fortes e fracos, a diretoria da empresa deve alicerçar seu planejamento estratégico nesses dados.
Assim, selecionando as melhores oportunidades e determinando como explorá-las. Identifique as ameaças mais sérias e tome medidas para se defender delas.
Quanto aos pontos fortes e fracos, é preciso enfatizar que é muito difícil abordar totalmente todos os seus pontos fracos ou confiar totalmente em seus pontos fortes para garantir o sucesso.
A chave para realizar uma boa análise SWOT é saber como usar os pontos fortes para explorar oportunidades ou afastar ameaças.
Da mesma forma, fortalecer as fraquezas para que potenciais riscos ou oportunidades não sejam perdidos.
Conclusão
Conseguimos perceber que o método SWOT vai muito além do que imaginamos, não é mesmo? Ele é uma ótima forma de manter o seu planejamento estratégico ainda mais alinhado com os seus propósitos.
Nós, da Mais Consultoria, pensamos muito antes de elaborarmos os nossos planejamentos, buscando escolher os melhores caminhos rumo ao nosso sucesso. E sim, o método SWOT é uma das premissas que consideramos essencial!
Caso tenha ficado alguma dúvida, basta conversar com um de nossos especialistas, que estaremos te ajudando da melhor maneira possível.
Até o nosso próximo conteúdo.