A Metodologia Smart é uma forma eficiente de estabelecer objetivos e se refere a uma sigla que corresponde aos cinco princípios da prática, os quais são eles:
Specific (específica);
Mensurable (mensurável);
Attainable (atingível);
Relevant (relevante);
Time based (temporal).
Dessa forma, essa metodologia está intimamente relacionada à metodologia ágil de gerenciamento de projetos, ou seja, é um passo importante para colocar essas ferramentas e medidas em prática na empresa.
Quais são as vantagens em adotar a metologia SMART no seu negócio?
Para atingir seus objetivos, é necessário focar em muitas coisas e superar todos os obstáculos e complicações que possam surgir. Pensando nisso, ao transformar seus objetivos em SMART, você pode criar uma estrutura inteligente para seu plano de ação e evitar quaisquer dificuldades caso encontre alguma dificuldade.
- Ajudar a melhorar a eficiência das operações;
- Encurtar o ciclo dos processos de produção;
- Reduzir riscos de negócios;
- Revitalizar o desempenho da empresa;
- Ter resposta de mercado mais rápida;
- Aumentar a taxa de retenção de clientes;
- Desenvolver habilidades de liderança e alcançar resultados;
- Aumentar os diferenciais da organização.
Como aplicar a metodologia SMART no negócio?
Agora que você já entendeu o conceito geral, descubra como agir em relação a cada uma das letras de Smart, que comentamos no início do artigo!
(S) Específico
Esta é a etapa para determinar a meta desejada:
- O quê? Determine a meta;
- Por quê? Diga por que essa é a melhor saída;
- Quem? Quem é responsável por administrar a meta (responsáveis);
- Onde? Em qual setor da empresa?;
- Como? Identifique os requisitos e as necessidades para que você consiga cumprir o objetivo (orçamento, tempo, etc).
(M) Mensurável
Aqui são usados indicadores quantificáveis, como:
- Quanto custa?
- Quanto tempo gasta?
- Qual será o retorno?
(A) Alcançável
Nessa fase você vai especificar se essa meta é realmente alcançável:
- Isso é algo é realista e acessível? Observe se iniciar esse objetivo condiz com sua realidade ou não. Caso surja alguma dificuldade, determine o que fazer para tornar isso possível;
- O que preciso fazer para conquistar essa meta? Separar 10% da renda, adquirir alguma ferramenta paga, contratar uma consultoria, etc.
(R) Realista
Observe o cenário e o que está sentindo no momento para acertar em sua decisão:
- Parece valer a pena?
- É o momento certo para investir nisso?
- Corresponde aos meus esforços e necessidades?
- Tenho uma equipe para pôr em prática? Essa equipe tem capacidade de executar?
(T) Temporal
Esta é a fase em que falamos de prazos. Do contrário, o risco de sua meta ficar flutuando aleatoriamente em seus pensamentos é enorme:
- Quando começarei?
- Em quanto tempo consigo concluí-la?
- Como posso otimizar meu tempo ou algum processo atual?
- Após quantos dias, semanas, meses, anos, quero atingir o resultado?
Ao estabelecer metas smart você eliminará generalidades e suposições para ir direto a uma linha de chegada muito mais clara.
Da próxima vez que pensar em metas para você ou para sua empresa, adote esses 5 fatores. Ao definir esses 5 princípios nas metas do seu negócio você terá uma direção muito mais clara, palpável e realista para cumprir aquele objetivo.
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