Mensurar resultados é fundamental para analisar o desempenho da sua empresa, revisar as metas e traçar um planejamento estratégico para alcançar os objetivos.
É importante que essa análise seja realizada constantemente, isso contribui para o desenvolvimento da organização.
Neste texto, vamos explicar como esse levantamento pode contribuir de forma prática, gerando uma análise construtiva e precisa. Confira:
1. Definir metas e objetivos
Estabeleça quais são as metas e objetivos da sua empresa em curto, médio e longo prazo. Após avaliar o cenário atual em que se encontra, realize projeções realistas para, assim, focar as ações do seu negócio.
2. Estabelecer indicadores
Para mensurar resultados de forma mais profunda, é fundamental que a empresa estabeleça seus KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português).
Após definir suas metas e os objetivos, deve-se apontar quais são os dados que podem auxiliar no acompanhamento de performance da organização.
Também, deve ser analisado os dados coletados de softwares e sistemas de gestão que a empresa utiliza.
3. Analisar o histórico de dados
Analisar o histórico de dados contribui para o entendimento de tendências, como períodos sazonalidade. Conhecer o histórico ajuda a preparar estratégias que visem amenizar os períodos de baixa e se preparar para os picos.
4. Utilizar ferramentas de medição
Para proporcionar a análise de resultados, a empresa precisa do apoio de softwares e ferramentas de medição. Isso inclui:
- Sistemas de gestão;
- Software de Business Intelligence (BI);
- Softwares de processamento de dados;
Além desses citados acima, pode utilizar uma série de relatórios gerados pelas plataformas digitais que utiliza. Por exemplo:
- Gráficos do Google Analytics;
- Relatórios de mídias sociais, como Facebook e LinkedIn;
- Relatórios da plataforma em que o site da empresa está hospedado;
As ferramentas acima são capazes de mensurar tráfego no site, avaliar os hábitos on-line do consumidor, consultar dados demográficos, entre outros.
Na prática, podem contribuir significativamente para a tomada de decisão da organização, especialmente se a empresa tem uma forte presença na internet.
5. Monitorar constantemente os dados
É importante que a empresa realize um acompanhamento dos resultados constantemente. As organizações costumam avaliar o seu desempenho, para que possam adotar as medidas necessárias com mais agilidade e promover seu crescimento constantemente.
6. Elaborar relatórios
Após os dados serem gerados e avaliados com cuidado, é hora de elaborar o relatório. Esse documento facilitará as análises futuras, já que será possível consultar as métricas com maior facilidade.
A partir desse relatório, é possível estruturar o plano de ação com etapas e prazos definidos que visam ao crescimento da empresa dentro de determinado período de tempo.
Fez sentido para você?
Siga as nossas redes sociais e acompanhe as novidades.
Até mais!