Melhorar a gestão de uma clínica: Descubra como fazer na prática

Já imaginou sua clínica executando mais atendimentos, de forma organizada e funcional? E que tal evitar erros e diminuir os retrabalhos dos processos diários da sua equipe? Se você deseja se destacar no mercado, conseguir lucrar mais e fornecer uma experiência incrível para seus clientes, esse conteúdo sobre como melhorar a gestão de uma clínica é para você!

Todos esses aspectos citados são possibilitados através de uma gestão eficiente e atualizada do seu negócio.

E é por isso que nesse artigo você vai entender melhor a importância de realizar uma boa gestão da sua clínica, e como fazer isso na prática. 

 

Qual a importância de fazer uma boa gestão do seu negócio?

A gestão estratégica e das operações do seu negócio é uma ação essencial e eficaz para realizar a manutenção do bom funcionamento da empresa. Essa estratégia é fundamental para clínicas que desejam se manter atualizadas no mercado e ser referência em eficiência e atendimento ao público.

De acordo com os dados da SBPC/ML, aproximadamente 20% dos exames realizados em clínicas apresentam alguma alteração significativa proveniente de erros de análise. Ou seja, erros provenientes de uma gestão não tão assertiva podem prejudicar a experiência, e até mesmo a saúde de pacientes. E é por isso que é fundamental que você compreenda quais aspectos são necessários para ter uma estratégia de gerenciamento assertiva.

Para isso, existem alguns passos fundamentais para seguir e pontos de atenção para ficar atento. Com a estratégia certa, sua empresa vai encontrar espaço para crescer e se estabelecer no mercado!

 

Quais os principais pontos para gerenciar bem sua clínica?

Para construir uma boa estratégia para gerenciar sua empresa, existem alguns aspectos fundamentais nos quais você deve ficar atento. Esses pontos são aqueles fundamentais para que seu negócio funcione de forma sustentável e orgânica, ou seja: processos otimizados, clientes satisfeitos, colaboradores bem treinados e engajados, planejamento financeiro, entre outros. 

Sendo assim, se você busca garantir que tudo esteja ocorrendo da melhor maneira, fique atento aos seguintes pontos para gerenciar bem sua clínica:

 

1. Analise os processos atuais, tanto o planejamento, quanto a execução

O planejamento e a execução dos processos atuais da clínica devem ser coerentes com as demandas e padrões de qualidade necessários na área. O ideal é minimizar desperdícios e retrabalhos que possam ocorrer. Para saber mais sobre esse assunto, visite o conteúdo Os 8 desperdícios do lean manufacturing.

 

2. Analise os feedbacks que seus clientes fornecem

Para compreender se a gestão da sua clínica é eficiente, uma métrica de sucesso é a satisfação dos clientes. Então, mantenha um método de coleta de opiniões e fique atento aos feedbacks, sugestões e críticas que surgem a partir disso.

 

3. Observe o preparo e engajamento dos seus colaboradores

Outro ponto importante para que seu planejamento funcione e sua clínica se destaque, é manter colaboradores treinados e que executam bem suas funções, além de valorizar aqueles que se engajam com a cultura da empresa.

 

4. Analise os resultados

É fundamental que você analise os resultados que o planejamento resulta, ou seja, se as metas e objetivos que você propôs realmente foram alcançados, quais problemas surgiram e quais melhorias isso sugere.

 

5. Se mantenha atualizado

Para que sua empresa se mantenha competitiva, não se esqueça de analisar inovações que surgem no mercado. Afinal, é necessário que sua clínica consiga se desenvolver a partir do momento em que melhorias surgem nesse nicho.

Sendo assim, esses pontos te ajudarão a analisar criticamente se sua empresa está no caminho certo para uma boa gestão. Além de te ajudar a compreender melhor onde podem estar as principais falhas no gerenciamento do seu negócio. Mas, além desses aspectos, uma ferramenta que pode colaborar para que sua empresa se destaque é o Plano de Negócio.

 

Por que um plano de negócio pode te ajudar no gerenciamento do seu negócio?

O plano de negócios é um documento que descreve o panorama geral do negócio, passando por aspectos fundamentais como financeiro, operacional, entre outros. O plano também descreve a proposta de valor, área da empresa, fatia de mercado ocupada pela empresa, estratégias e possibilidades de crescimento, além das ações necessárias para fazer o negócio chegar às pessoas. Por isso, o plano de negócios funciona como um mapeamento dos pontos essenciais para que sua empresa seja bem gerenciada.

Sendo assim, se você quer garantir que sua gestão é funcional, você provavelmente se preocupa em analisar riscos e ameaças, forças e oportunidades, além de buscar aplicar isso para aumentar o potencial da empresa. Com o plano, você conseguirá realizar uma análise de mercado completa, além de gerenciar bem o que pode atrapalhar sua clínica a se destacar no nicho que vocês buscam atingir.

Mas, apenas entender o mercado não é suficiente para uma boa gestão. Além disso, você precisa saber quem é a sua marca e como ela precisa se posicionar. E é por isso que no plano de negócios, você consegue adquirir uma visão mais eficiente da proposta de valor da marca, do perfil dos clientes e de como sua estratégia impacta a vida dos stakeholders da clínica.

Por último, construir um plano de negócio te ajudará a perceber as evoluções no mercado, os gaps de estratégias atualmente usadas e como seus concorrentes se posicionam perante a isso. Dessa forma, você terá facilidade em inovar e tornar sua empresa menos suscetível às ameaças do mercado. Consequentemente, sua clínica estará mais competitiva e preparada para aproveitar as oportunidades que surgirem.

Você pode estar se perguntando: mas se eu já possuo um negócio estruturado, como isso vai me ajudar? A resposta é simples! O plano te ajudará a analisar os resultados já alcançados de maneira mais completa. Assim, mesmo que seu negócio já tenha se estabelecido bem no mercado, você conseguirá alcançar objetivos novos e que trarão resultados diferentes para a empresa.

Ou seja, possuir um plano de negócio é essencial para quem quer ter uma estratégia sólida para sua clínica, já que o documentos oferece diversos benefícios, como:

  1. organizar, analisar e melhorar os processos atuais;
  2. planejar formas de expandir seu negócio;
  3. definir métricas de análise de resultados;
  4. melhorar a comunicação entre partes interessadas;
  5. melhorar a divulgação da sua empresa;
  6. aumentar a satisfação de clientes e colaboradores;
  7. renovar e atualizar a cultura da sua empresa;
  8. reconhecer forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do mercado;
  9. realizar um planejamento financeiro eficiente e que retorne lucro;
  10. conhecer melhor concorrentes diretos e indiretos;
  11. conhecer melhor os clientes para criar estratégias eficientes;
  12. se posicionar como autoridade no mercado.

Dessa forma, se você deseja obter esses benefícios, saiba que um plano de negócio pode ser o que sua empresa precisa atualmente. Mas não se esqueça, criar um documento e colocá-lo no fundo da gaveta não garante que sua clínica terá os resultados almejados. Para que isso ocorra, você precisa construir essa ferramenta com saídas e possibilidades aplicáveis, para que posteriormente você saiba como executá-las. 

 

O que você precisa saber para fazer um plano de negócio?

Agora que você já compreendeu para que serve o documento, você precisa entender melhor como ele funciona na prática. O plano é dividido em seções, que possuem informações sobre variadas partes do negócio, tanto as que recebem influência externa quanto as partes internas. Essas seções são: resumo executivo, estratégia do negócio, descrição do serviço, plano operacional, plano financeiro e plano de marketing.

O desenvolvimento do plano dependerá de aspectos específicos de cada empresa, como: tamanho do negócio, objetivo final do plano, complexidade das análises, coleta de dados e acesso a informações essenciais. Apesar de não existir um padrão exato a ser seguido, algumas dicas podem te ajudar a ter um plano funcional ao final da construção.

 

1. Siga uma ordem de construção

O plano reúne muitas informações e analisa várias áreas. Se você não estabelecer uma ordem para construí-lo, você pode acabar perdendo o foco e deixar lacunas no documento. A ordem sugerida para construção da seção é:

  1. O resumo executivo, que consiste em indicar os pontos importantes do seu plano, para despertar o interesse do leitor;
  2. A estratégia do negócio, que levanta os pontos principais da cultura do negócio, diretrizes estratégicas, análise SWOT e objetivos da empresa;
  3. A descrição do serviço, no qual é explicitado sobre qual serviço é o plano, assim como todas as análises que vierem a seguir;
  4. A análise de mercado, que consiste em estudar, reunir dados e analisar quem são as principais pessoas influenciadas pelo negócio;
  5. O plano operacional, no qual serão definidas as atividades chaves para o funcionamento e sucesso dos processos da empresa;
  6. O plano financeiro, que consiste em uma análise de cenários do mercado e qual a viabilidade financeira de executar os planos elaborados;
  7. O plano de marketing, no qual se estabelece a estratégia de posicionamento da marca no mercado.

 

2. Mantenha um padrão de linguagem

Além de facilitar a escrita e linha de pensamento, criar um documento coerente e coeso facilita a colaboração de outras pessoas. Afinal, dessa forma outras pessoas compreenderão e poderão sugerir mudanças e melhorias no seu plano.

 

3. Saiba onde coletar informações

Em vários momentos do plano, você precisará reunir, coletar e analisar informações. Para isso, fique atento a pesquisas na área, novos artigos e aos órgãos oficiais ou empresas da área de saúde, como: a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Associação Brasileira dos Planos de Saúde, a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federal de Medicina.

 

Mas, como cada parte desse documento auxiliará a gestão da sua empresa?

Pode ser que tenha surgido a dúvida: como cada parte do plano vai me ajudar a entender minha empresa? Se você pensou isso, fique tranquilo! Para finalizar o assunto, entenda os benefícios de construir cada parte citada acima:

Resumo executivo

  1. resumir os pontos discutidos no plano;
  2. adiantar os assuntos que serão abordados;
  3. despertar interesse de leitores;
  4. abordar motivações para elaboração do documento;

 

Estratégia do negócio

  1. esclarece pontos importantes da cultura organizacional;
  2. te ajuda a criar um plano alinhado aos objetivos da empresa;
  3. estabelece onde você quer chegar a partir de critérios importantes para sua clínica;
  4. fornece uma visão interna e externa da empresa, assim como formas de utilizar pontos fortes a seu favor;
  5. definir diretrizes que guiarão decisões da empresa;

 

Descrição do serviço

  1. esclarecer sobre o que o plano se trata;
  2. definir o foco das análises e pesquisas posteriores;
  3. esclarecer os pontos chaves que formam esse serviço;
  4. incluir diferenciais que isso apresenta ou pretende apresentar;

 

Análise de mercado

  1. conhecer melhor as partes envolvidas e interessadas no plano;
  2. compreender quem são os clientes, suas necessidades e hábitos;
  3. entender os concorrentes e estratégias destes;
  4. determinar qual fatia do mercado pode ser alcançada;
  5. mapear quem possui influência no negócio discutido;

 

Plano operacional

  1. compreender as atividades chaves  para funcionamento do negócio;
  2. analisar atuai erros operacionais;
  3. entender as necessidades de treinamento e requisitos de qualificação por cargo;
  4. elaborar fases de lançamento, expansão e estabilização do negócio;

 

Plano financeiro

  1. analisar os cenários financeiros pelos quais a empresa pode passar;
  2. determinar em quais cenários o negócio é viável financeiramente;
  3. mapear custos fixos e variáveis da empresa;

 

Plano de marketing

  1. determinar argumentos que convencem seu público alvo a se tornar cliente;
  2. determinar os canais de comunicação a serem utilizados;
  3. entender os resultados de campanhas de marketing;
  4. se incluir no mercado digital de comunicação.

Agora você já sabe quais os benefícios de possuir um plano de negócio bem elaborado e específico para sua clínica! Se você gosta desse tipo de conteúdo, acompanhe a Mais Consultoria nas mídias sociais para ter acesso a novos materiais.

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