Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the tpebl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maisconsultoria/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Kaizen: o que é e como aplicar - Mais Consultoria

Kaizen: o que é e como aplicar

Kaizen: o que é

Kaizen refere-se à filosofia de melhoria contínua, de uma forma geral. Seja no âmbito pessoal, familiar, social ou empresarial. Sabe aquela frase: “ser hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje”? Pois então, é a melhor definição para a metodologia.   Para entender melhor o que é Kaizen, como essa metodologia funciona e como colocá-la em prática, continue lendo este artigo.

O que é Kaizen?

Na esfera empresarial, a metodologia proporciona aquilo que toda empresa busca: redução de custos e aumento de produtividade. O Kaizen é uma cultura aplicada em muitas empresas de todo o planeta, como as automobilísticas Toyota e Porsche.

O surgimento do conceito de Kaizen é efeito da Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o Japão estava devastado, enfrentando grandes dificuldades na economia, decorrentes das perdas na guerra. Paralelo a isso, os sindicatos lutavam por melhores condições de trabalho, que eram precárias na época.

E, para se reerguer, o governo japonês deu início a uma série de estudos e ações. Foi neste momento que a filosofia de melhoria contínua foi colocada em prática. O objetivo dos japoneses era produzir mais, utilizando menos, portanto eles passaram a trabalhar pensando na qualidade do processo.

Segundo o professor japonês Masaaki Imai, considerado pai do método em questão, “em japonês, Kaizen significa melhoria contínua. Esta palavra sugere uma melhoria que envolve a todos, tanto gerentes, quanto operários, inferindo também o significado de baixas despesas.

A filosofia Kaizen sugere que a nossa maneira de viver, tanto no ambiente profissional quanto no pessoal, deve estar focada em um esforço constante de melhoria.” Além disso, Masaaki ressalta que essa é uma metodologia que não se concentra nas elites, exigindo o envolvimento de todos os colaboradores da empresa.

Diversas indústrias japonesas aplicaram a metodologia Kaizen para se tornarem mais competitivas e passaram a ser referência no mundo todo.

Kaizen: quais os seus objetivos

Um importante objetivo que faz com que o Kaizen seja implantado, é identificar e eliminar os desperdícios existentes. Sejam em processos produtivos, manutenção de máquinas, produtos novos e em processos administrativos de alguma organização.

De acordo com a ideologia, é sempre possível otimizar algum coisa e, por isso, é importante implementar alguma melhoria diariamente na empresa. Além disso, o Kaizen aposta no método de mudança gradual, visto que as mudanças quando são bruscas podem desequilibrar a estrutura da empresa.

Para a metodologia, a satisfação do trabalho é consequência da implantação de três pilares: estabilidade financeira e emocional dos funcionários, clima organizacional agradável e ambiente simples e funcional. É por isso que o sistema Kaizen visa:

  • Obtenção de lucro para a empresa;
  • Cultura participativa dos funcionários;
  • Melhorias ditadas pela necessidade;
  • Eliminação dos desperdícios;
  • Satisfação dos clientes;
  • Melhoria na competitividade;
  • Resolução dos problemas com mais rapidez;
  • Melhores equipes.

Como funciona o método?

O método Kaizen pode ser aplicado em qualquer empresa, independente do tamanho ou da quantidade de funcionários.

Além disso, acredita-se que para melhorar, é preciso do envolvimento e do comprometimento dos funcionários com a organização e vice-versa. E quando o Kaizen defende o fato de que é preciso envolver todos os funcionários, ele reconhece que eles são um dos ativos mais valiosos da determinada organização.

É por isso que o Kaizen ultrapassa o âmbito de ideia ou filosofia, ele é uma verdadeira cultura organizacional.

A metodologia funciona com base em alguns mandamentos, como:

  • O aprendizado surge na prática;
  • Eliminação de todo desperdício;
  • Importância do engajamento de todos os colaboradores no processo de melhoria;
  • Aumento da produtividade com base em projetos que não exijam grandes investimentos financeiros;
  • Aplicabilidade da metodologia em todos os setores da indústria;
  • Divulgação de todas as melhorias como forma de motivação para a equipe e para haver uma comunicação transparente;
  • Foco das ações nos setores com maior necessidade;
  • Prioridade de melhoria para as pessoas que trabalham na empresa, através de orientação pessoal, trabalho em equipe, etc;
  • Melhoria dos processos como objetivo único.

União de Sistemas

Apesar da sua funcionalidade, o Kaizen não deve ser aplicado na empresa de forma isolada. Sendo assim, os resultados não serão tão satisfatórios. Por isso, é recomendado que haja um sistema de produção enxuta bem estruturado.

Existem dois sistemas que podem ser usados como forma de apoio ao Kaizen, caso o objetivo seja melhorar a produtividade da organização de forma geral. São eles:

  • Just in Time;
  • Manutenção Produtiva Total (TPM)

Os resultados gerados pela junção das funcionalidades do Kaizen, Just in Time e Manutenção Produtiva Total (TPM), além da união com um sistema de qualidade, geram uma melhoria excepcional para a organização.

Aplicabilidade do Kaizen na prática

O método é aplicado em uma organização através do Evento Kaizen. É um programa de melhoramento contínuo, com foco no trabalho em equipe, que é dividido em três etapas:

  1. Identificar onde aplicar as melhorias
  2. Montar o time do evento
  3. Executar o evento Kaizen

Etapa 1: Identificar onde aplicar as melhorias

É recomendado que a aplicação comece nos setores que promoverão um maior retorno financeiro para a empresa. Processos que precisam de soluções urgentes e que podem gerar mais lucro para a organização são bons exemplos.

Etapa 2: Montar o time do evento

Esta etapa é para definir quais pessoas serão responsáveis por colocar o projeto em prática. O ideal é que seja uma equipe multidisciplinar e com autoridade.

Etapa 3: Executar o evento

Depois de concluídas as duas primeiras etapas, é hora de colocar a metodologia em ação. Porém, lembre-se: é importante que haja um planejamento de todos os momentos para que tudo esteja bem alinhado.

O planejamento e a execução do evento, segue um formato padronizado, obedecendo ao ciclo PDCA, que auxilia na resolução de problemas.

Com o evento Kaizen, será possível criar um plano de ação. É essencial que os líderes façam um acompanhamento das tarefas.

Porém, vale lembrar que a implementação do método Kaizen, é recomendada para aquelas empresas que estão preparadas para recebê-lo.

Por exemplo, quando a empresa tem uma direção autoritária ou centralizadora não é muito viável a aplicação, visto que é preciso uma integralização dos funcionários com os diretores.

Por fim, vale lembrar que, para melhorar não basta só querer, é preciso bastante esforço contínuo. Ou seja, grandes resultados são as consequências de pequenas mudanças acumuladas ao longo do tempo. A metodologia Kaizen é uma filosofia, por isso, uma vez que ela é adotada, é necessário que ela seja incorporada na empresa.

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler