Compreender se sua empresa está dando retorno financeiro vai além de olhar para o fluxo de caixa. Apenas analisar o fluxo mensal do seu caixa pode fornecer informações enviesadas e que não traduzem exatamente os índices de rentabilidade do seu negócio.
Por isso, é importante conhecer os índices de rentabilidade financeira. A partir deles você conseguirá ser muito mais assertivo ao dizer o quão rentável é seu negócio. Assim, se você quer estar preparado para melhorar seu financeiro, continue a ler esse conteúdo e aprenda a melhorar o desempenho do seu negócio a partir dos índices de rentabilidade.
O que são índices de rentabilidade?
Para compreender melhor como calcular os índices de rentabilidade do seu negócio, e como isso pode te ajudar, é preciso entender o que são esses índices.
De maneira objetiva, eles são indicadores capazes de demonstrar se a empresa está dando retorno financeiro. Esse retorno é um indicativo das chances que a empresa tem de se manter no mercado, visto que uma empresa precisa saber administrar seu dinheiro para obter sucesso.
Portanto, o objetivo desses índices é demonstrar se sua empresa é rentável ou não. Se você não entende muito bem os conceitos apresentados, entenda que dizer que uma empresa é rentável, é o mesmo que dizer que está dando retorno financeiro a partir dos investimentos realizados.
Portanto, quando você inicia um negócio e investe para que ele comece, você espera que o negócio prospere e retorne o dinheiro investido, além de render mais fundos. Se um negócio vai ou não conseguir realizar isso, determinará se ele está ou não sendo rentável.
Por fim, perceba que apenas entradas no fluxo de caixa não garantem a rentabilidade. Afinal, se a sua empresa possui entradas que não superam as saídas, ou que são pouco significativas, a rentabilidade do negócio pode estar abaixo do esperado.
Por que calcular os índices de rentabilidade da sua empresa?
Após compreender o que são os índices de rentabilidade, você já deve ter começado a perceber por que eles são importantes para uma empresa.
Com os índices de rentabilidade, você consegue uma visão qualitativa e quantitativa para entender se a gestão está conduzindo a empresa à sustentabilidade financeira, ou se é hora de melhorar as estratégias.
Portanto, conhecer e calcular esses índices é uma parte fundamental da administração de uma empresa de sucesso. E, além de conhecê-los, é preciso saber o que fazer com as informações encontradas.
Sendo assim, calculá-los e atualizá-los deve estar na sua rotina administrativa, para que você consiga antecipar problemas enquanto eles são possíveis de serem contornados.
Conheça 4 índices de rentabilidade que vão te ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio
Após compreender a importância dos índices de rentabilidade, você deve saber que existe mais de uma forma de analisar essa informação. Por isso, serão apresentados 4 índices para te ajudar a saber responder a pergunta: sua empresa dá retorno financeiro?
- Índice de ativos
Essa forma de calcular rentabilidade considera os ativos, que são tudo aquilo que pode ser convertido em dinheiro. Assim, você deve saber qual total foi investido na empresa. Além disso, você precisará saber qual o lucro líquido obtido no período analisado. Para facilitar a compreensão, observe o exemplo:
Suponha que, para montar e iniciar seu negócio, você tenha gastado R$10.000,00. Após um certo período, você resolveu calcular a rentabilidade. O lucro total da empresa até esse momento havia sido de R$ 4.500,00. Observe que lucro é diferente de faturamento. Para esse cálculo, você deve usar o valor de lucro líquido.
O cálculo será: (valor do lucro líquido x 100)/valor do ativo, que nesse caso será 45%. O resultado obtido significa que 45% do investimento realizado na empresa foi retornado no período de tempo analisado.
- Prazo de payback
Esse indicador diz respeito à previsão de quanto tempo será necessário para que a empresa retorne o valor investido nela. Para isso, você precisará ter o valor investido e uma previsão de fluxo de caixa. Observe o exemplo:
Considerando um investimento inicial de R$10.000,00, você nota que a empresa possui um lucro médio de R$1.000,00 por mês. Para calcular o prazo de payback, basta dividir o investimento pelo lucro médio mensal. Nesse caso, o prazo seria de 10 meses, o que significa que, se a empresa mantiver essa média de lucro, terá retornado o valor investido em 10 meses.
- Índice de margem
No índice de margem, o dado observado é o valor que a empresa recebe pelo seu produto. Esse índice pode ser classificado nas duas categorias seguintes:
- Margem operacional: é o lucro de cada unidade de produto ou serviço comercializado. Nesse caso, apenas se divide o lucro de um período pela quantidade de peças vendidas nesse mesmo período.
- Margem líquida: nesse caso, as despesas, custos, entre outros, são considerados. Aqui, o que é considerado é o lucro líquido multiplicado por 100, e dividido pelas vendas líquidas.
Observe que a segunda margem indica melhor se a empresa está realmente apresentando lucro. E para você compreender o significado desse indicador, observe o exemplo:
Suponha que uma empresa conseguiu um lucro líquido de R$5.000,00, e teve de vendas líquidas R$10.000,00. Nesse caso, pode-se dizer que essa empresa obteve 50% de retorno por cada real de receita líquida.
- Retorno sobre capital
Por fim, o último índice aqui abordado é o de retorno sobre capital. Esse indicador, além de ser simples de calcular, pode ser um bom demonstrativo de resultados.
Para encontrá-lo, basta dividir o lucro líquido pelo patrimônio líquido. O resultado encontrado será o índice de retorno já conseguido a partir dos recursos.
A partir desses índices você vai compreender se sua empresa está dentro dos padrões esperados e poderá fazer planos de ação para melhorar os resultados encontrados.
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