9 indicadores financeiros importantes para avaliar a sua empresa

Pessoas trabalhando nos indicadores financeiros

Quando analisamos o crescimento de uma empresa, é muito importante observarmos os indicadores financeiros. Isso porque se uma empresa quer alavancar os seus negócios precisa está muito bem alinhada com o quanto entra e o quanto que sai no caixa. Só assim é possível entender se o projeto está sustentável ou não.

Dessa forma, com o intuito em te ajudar a entender quais são esses indicadores financeiros que sempre precisam estar sendo analisados e por onde começar esse estudo, nós separamos 9  que consideramos essenciais durante o projeto.

Vale lembrar, que além de tudo, eles são o ponto chave para um plano de ação que realmente traga resultados ao seu negócio.

Por isso, continue lendo esse artigo e descubra os principais para avaliar a sua empresa!

Boa leitura!

O que são indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são a chave para um negócio decolar. São métricas de dados que mostram o resultado da sua empresa. Através deles você consegue ter uma visão completa de onde sai e de onde mais entra o seu caixa, os investimentos certos e os que precisam de uma atenção.

Tudo isso com um objetivo maior: Alcançar uma performance maior!

Conheça os 9 principais  indicadores financeiros

Faturamento

O mais conhecido de todos os indicadores financeiros,o faturamento é a soma de todas as entradas da empresa. ou seja todos os valores que você vai receber dos clientes

O faturamento é usado para avaliar o desempenho das vendas e entender se a empresa consegue gerar caixa suficiente para cobrir seus custos e ainda tirar o lucro.

Além disso, existem dois tipos de faturamento, o bruto e o líquido.

Faturamento Bruto

O faturamento bruto equivale a multiplicação entre a quantidade de produto vendido e o preço.

Por exemplo: se eu vendo 10 consultorias de 5 mil reais, o cálculo será:

10 X 5.000 = Faturamento Bruto

Nesse caso o faturamento bruto será de R $50.000,00 reais.

Faturamento Líquido

O faturamento líquido tem um cálculo bem mais complexo, porque através dele conseguimos o valor final faturado, retirando a dedução de vendas e os impostos.

Nesse caso, o cálculo é assim:

Faturamento bruto – dedução de vendas – impostos = Faturamento líquido

Seguindo o mesmo exemplo da consultoria e supondo que você teve 10 mil de deduções sobre as vendas e 5% de impostos, que seria R$2.500,00, então para calcular o faturamento líquido ficaria:

50.000 – 10.000 – 2.500 = 37.500

Faturamento Líquido + R $37.500,00 reais.

Margem Líquida

A margem líquida mostra o valor que sobrou da venda do produto depois de todas as deduções de venda.

Vale ressaltar que após o recebimento das vendas e exclusão de todas as despesas e deduções, quanto maior for a margem de lucro líquido, maior será lucro da empresa .

O cálculo é feito da seguinte forma:

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Vendas) x 100

Margem de Lucro

Esse é um indicador que não pode faltar, vamos definir os preços dos produtos. Afinal, a margem de lucro é a porcentagem que adicionamos a um produto para definir quanto queremos lucrar sobre cada venda.

Essa é a fórmula do cálculo da Margem de lucro:
Margem bruta = Lucro bruto / Receita líquida x 100

EBITDA

É um acrônimo do inglês Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization que no portugues significa Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Como o próprio nome já diz, ele indica o quanto a empresa gera de recursos somente com as atividades operacionais sem contar com os descontos financeiros e impostos.

A fórmula desse indicador é:

EBITDA = Lucro operacional + depreciação + amortização

Liquidez

Existem 4 tipos de liquidez que são: corrente, seca, imediata e geral. Aqui vamos apresentar todas elas. Confira!

Liquidez Corrente

Esse tipo de liquidez é um dos cálculos mais utilizados na empresa, pois mede a capacidade de um negócio de cumprir com suas obrigações a curto prazo, ou seja, o que tem a receber em um um período curto.

O Cálculo desse indicador é feito assim:

Índice de Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Se o resultado der abaixo de 1,0 significa que os seus ativos não são o suficiente.

Liquidez Seca

O índice de liquidez seca se assemelha o corrente, só que sem considerar o estoque, então o cálculo fica assim:

Índice de Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Liquidez Imediata

Esse indicador mede a capacidade de pagamento imediato da empresa. Nesse caso,  somente com o que tem disponível em caixa, bancos e aplicações de liquidez imediata. 

O cálculo é feito da seguinte forma:

Índice de Liquidez Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante

Liquidez Geral

A última do grupo da “Liquidez” mas não menos importante,  a Geral mostra a capacidade de pagamento da empresa a longo prazo e é calculado da seguinte forma:

Índice de Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Ativo Não circulante) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)

Quer saber mais sobre os tipos de Liquidez? Então leia também esse artigo!

ROI

Muito comum em análises de negócio, a sigla ROI significa “Retorno Sobre o Investimento”. Ele é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho com o resultado de determinado investimento.

Ademais, é através dele que as empresas conseguem observar quanto foi gasto para manter apenas um cliente na cartela, nesse cálculo entram equipe, plataformas etc.

A fórmula para calcular o ROI é:

ROI = (Ganho obtido – Valor do investimento) / Valor do investimento x 100

  1. Ticket Médio

É uma média de quanto vale o seu produto. Soma todos os valores que foi vendido aquele produto e divide pela quantidade de produtos vendidos. Com o Ticket Médio você consegue saber quanto você está faturando por cliente.

A fórmula é bem simples:

Ticket médio = Faturamento total / Número de vendas do período

ROE

Esse indicador é interessante para os acionistas, afinal ele se refere a capacidade de uma empresa em agregar valor a si própria  através de seus recursos.

O cálculo é feito assim:

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Liquido) x 100

  1. Ponto de equilíbrio

Através desse indicador conseguimos observar quanto uma empresa precisa vender para bancar os seus custos operacionais sem sair no prejuízo.

Então, ele indica quando a receita líquida da empresa é igual à soma dos custos e despesas, ou seja, lucro líquido igual a zero. 

A fórmula do Ponto de Equilíbrio é:

Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de contribuição

Como uma consultoria financeira pode me ajudar?

Agora que você conseguiu compreender os principais indicadores financeiros, o que acha de começar a implantar na sua empresa? 

A nossa Consultoria Financeira é ideal para te ajudar durante esse processo, Afinal, dentro do nosso serviço, temos:

Precificação

Com a Precificação, conseguimos entender quais são os produtos que mais representam seu faturamento, como podemos diluir seus custos entre eles, e, assim, te dar o maior retorno possível sem afetar o bolso do seu cliente.

Valuation

Analisamos seus resultados até o momento e através deles fazemos projeções futuras para identificar seu valor de mercado. Essa metodologia visa ajudar na atração de capital para seu crescimento ou embasar em dados para a venda consciente.

Gestão financeiro

Com a gestão financeira que a Mais oferece, esse controle fica muito mais fácil, colocando a empresa “na mão” do seu gestor, levando controle dos fluxos de caixa, planos de ação acerca de onde investir no momento, ou de quando ser mais cauteloso.

Planejamento Financeiro

De forma resumida, a Mais Consultoria facilita na criação do planejamento financeiro entendendo os resultados da empresa até o presente momento para que com esses dados, façamos projeções futuras e direciona ações práticas.

Tudo isso para que você obtenha mais segurança e lucratividade na sua empresa. Se você quer saber mais, clique aqui  e fale com um de nossos especialistas!

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler