Se você é empreendedor ou empresário, vai concordar com a seguinte afirmação: fazer uma empresa sobreviver não é uma tarefa fácil.
Qual a melhor forma de assegurar que um negócio cresça com estabilidade, sucesso e capacidade plena de se sustentar? Há várias etapas processuais que precisam ser trabalhadas para atingir esse benefício. Contudo, é possível destacar uma gestão financeira empresarial eficiente.
Continue a leitura para entender melhor esse conceito e como aplicá-lo.
O que é gestão financeira empresarial?
Gestão financeira empresarial é um conjunto de ações ligadas ao controle das finanças de um negócio, que vão do planejamento à execução.
Uma boa gestão financeira empresarial impacta diretamente o aumento do patrimônio, por meio da otimização dos recursos que, por sua vez, leva ao fortalecimento e crescimento da organização.
A importância da gestão financeira empresarial
Quando bem conduzida, a gestão financeira permite uma visão clara sobre o que e como é possível expandir, de breve a longo prazo, assim como os gastos que precisam ser contidos ou aplicados de formas mais rentáveis.
Além disso, é o que prepara a empresa para possíveis cenários de crise e imprevistos, ao criar uma espécie de amortecimento.
A saúde financeira reflete, também, diretamente, no aumento dos lucros.
Por onde começar uma gestão financeira empresarial com eficiência?
Podemos destacar 3 pontos principais:
1 – Planejamento
É indispensável para uma projeção nítida e consistente do fluxo de caixa, para que sejam definidas as diretrizes e as metas a serem atingidas em breve, médio e longo prazo. Um erro muito comum é não dar atenção ao planejamento, que deve ter tanto peso quanto o controle e o acompanhamento de resultados.
Um planejamento consistente deve ser realista – os objetivos precisam estar alinhados aos indicadores de mercado.
Os indicadores de performance que serão utilizados, para acompanhar o desempenho das ações previstas e estratégias a serem realizadas, também devem ser pensados nessa primeira etapa.
2 – Controle
É a fiscalização e controle diário de todas as movimentações pertinentes ao financeiro: entrada e saída de caixa, contas a pagar, contas a receber, custos, despesas, investimentos e lucros.
Esse passo compreende, também, a elaboração de um orçamento, que apontará os recursos que serão destinados a cada departamento.
Ter uma visão global da empresa viabiliza uma melhor definição de prioridades da empresa.
3 – Análise e acompanhamento dos resultados
A análise deve considerar o que foi planejado e o que foi seguido de fato, assim como estudar os resultados atingidos e, a partir daí, fazer escolhas mais assertivas e lucrativas. É crucial para compreender a rentabilidade da empresa:
Há inúmeras ferramentas que são grandes aliadas dos processos analíticos, tais como softwares especializados em gestão e automação, criados para viabilizar mais precisão e segurança sobre o que e como é feito por toda a equipe no dia a dia.
Enxerga as ferramentas como investimento, não como gasto.
Por onde começar a implementar uma gestão financeira empresarial rentável e efetiva?
No texto acima, apresentamos o panorama geral sobre a importância e os primeiros passos necessários para implementar uma gestão financeira empresarial capaz de alcançar bons resultados.
Se você pretende aplicar na sua empresa e não vê a hora de colher os resultados, tenha em mente que uma consultoria financeira é a forma mais segura de otimizar seus recursos e direcioná-los da forma certa.
Para isso, não existe suporte profissional, afinal, é o futuro da sua empresa que está em jogo. Opte por empresas experientes e com histórico sólido quanto à credibilidade e alcance de resultados.
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