3 dicas para aplicar gestão de qualidade na sua rotina

gestão de qualidade

O mercado é um ambiente altamente competitivo, sendo cada vez mais difícil observar alguma empresa que seja completamente absoluta no seu segmento. A concorrência é uma realidade para todos. Portanto, se destacar, encontrar um diferencial está cada vez mais difícil. Mas não é impossível e o segredo está numa constante otimização de processos.

Uma maneira de gerenciar as otimizações da sua empresa é através de uma gestão de qualidade assertiva. Você já ouviu falar desse termo? Sabe quais são as vantagens proporcionadas com a sua aplicação para o seu negócio? A seguir vamos apresentá-lo a esse processo e ainda apresentar 3 dicas para aplicar gestão de qualidade na sua rotina. Confira

 

O que é gestão de qualidade?

 

Gestão de qualidade pode ser entendida como qualquer ação que objetiva otimizar determinado processo, serviço ou produto. É a busca constante pela completa satisfação do cliente com aquilo que está sendo oferecido, assim como a superação das suas expectativas para com o mesmo.

É a criação de procedimentos, ações práticas que vão de alguma maneira impactar no principal objetivo de qualquer empresa, a satisfação dos clientes. São práticas contínuas e constantes que buscam otimizar todos as etapas operacionais da empresa. O foco não deve ser apenas no resultado final, pois para ele ser atingido diversos fatores influenciam para tal.

Para se obter uma gestão de qualidade efetiva é importante que a empresa seja capaz de identificar quais são os seus principais gaps. Somente dessa maneira será possível propor ações de qualidade para otimizar esses processos.

 

Alguns conceitos da gestão de qualidade

 

Existem alguns princípios básicos da gestão de qualidade que devem ser observados por qualquer organização. A norma ISO 9001 determina algumas diretrizes para o sistema de gestão de qualidade (SGQ) aplicado e reconhecido por diversas organizações pelo mundo. Conheça quais são os conceitos usados:

 

Foco no cliente

 

Este é um dos princípios fundamentais da gestão de qualidade, se não o principal. Todos os demais processos devem voltados para tal. Afinal, clientes são sinônimos de lucro e receita para as empresas. Encontrar maneiras de satisfazê-los é fundamental para se manter competitivo, não somente atendendo a sua necessidade ao adquirir o seu produto/serviço mas também buscando sempre superar as suas expectativas

 

Liderança

 

A liderança tem um papel importante na produtividade de uma empresa. Portanto, cabe aos líderes criarem um ambiente propício para que todos os demais integrantes da corporação sintam-se motivados e mantenham-se comprometidos a atingir os objetivos da corporação.

 

Melhora contínua

 

A busca da melhoria contínua é fundamental para que a empresa se mantenha competitiva, buscando sempre otimizar seu desempenho em todos os aspectos produtivos da empresa.

 

Decisão por fatos

 

As decisões que envolvem o sistema de gestão de qualidade devem ser baseados em fatos, não em achismos. É fundamental criar procedimentos capazes de identificar e monitorar quais são os processos da sua empresa que necessitam de ações de qualidade para otimização.

 

Relacionamento saudável com os fornecedores

 

É importante que a empresa construa e mantenha um bom relacionamento com os seus fornecedores, estabelecendo parcerias estratégicas.

 

Visão Sistêmica

 

A visão sistêmica é importante para que se tenha a compreensão dos processos e suas inter-relações como um todo. É preciso identificar como todos os procedimento funcionam em cada uma das etapas, para somente assim realizar alguma mudança ou otimização que irá realmente impactar no desempenho da organização.

 

3 dicas para aplicar gestão de qualidade na sua rotina

 

Pesquisa com o cliente

 

A satisfação dos clientes deve ser o objetivo principal das empresas. Deles, portanto, podem ser retirados os melhores insumos para aplicar ações de gestão de qualidade. É importante identificar qual o nível de satisfação destes com o seu produto/negócio e trabalhar em cima disso.

Existem diversas maneiras de recolher esses insumos dos clientes. Você pode usar formulários físicos ou online, por exemplo. Um importante índice de avaliação de performance para as empresas é o NPS, com ele é possível medir o grau de satisfação e lealdade dos clientes com a sua empresa.

 

Análise dos processos

 

Faça uma análise minuciosa dos processos da sua empresa. Descubra se existe alguma etapa que não tem sido produtiva e que possa estar influenciando em demais fases do processo. Um processo que demanda muito tempo e esforço da equipe muitas vezes pode ser otimizado, aumentando assim a produtividade da sua empresa.

Muitas vezes, as corporações ficam presas às suas rotinas e processos e não param para analisar qual a sua real importância. Através da análise desses procedimentos, você encontrar inúmeros insumos para aplicar ações de gestão de qualidade.

 

Converse com a sua equipe

 

Essa é uma etapa simples, mas extremamente efetiva para recolher insumos de otimização do seu negócio. Afinal, quem conhece melhor os procedimentos que os próprios funcionários? Pergunte o que eles pensam, onde eles acreditam ser necessário melhorar, o que eles propõe para otimizar os processos. Tire um tempo para ouvir e escutar sua equipe.

Dessa maneira, além de recolher insumos você mantém também seus funcionários motivados, pois eles irão se sentir valorizados e reconhecidos no seu ambiente de trabalho.

 

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