Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the tpebl domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/maisconsultoria/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Qual a importância da gestão de qualidade na indústria?

Você sabe qual a importância da gestão de qualidade na indústria?

Qual a importância da gestão de qualidade na indústria?

A implementação da gestão da qualidade da indústria melhora a eficiência operacional e fornece produtos que atendam cada vez mais às expectativas do cliente.

O grande objetivo da gestão da qualidade é minimizar a possibilidade de defeitos e erros. Porém, para alcançar os resultados desejados, além de superar alguns desafios, alguns aspectos básicos devem ser considerados.

A gestão da qualidade depende de uma série de soluções, como o investimento em novas tecnologias para controlar e aprimorar os processos do dia a dia. No entanto, muitas organizações continuam calculando o custo do investimento estratégico, quando na verdade deveriam medir o custo de não investir.

Os erros graves, como processo de otimização da gestão com foco na qualidade, fornecem soluções que atendem aos interesses dos clientes e geram resultados.

Quer entender a importância da gestão da qualidade e como aplicar na indústria? Continue a leitura! ↓

O conceito de gestão da qualidade na indústria

No período do pós-guerra, a atenção à qualidade foi reforçada no Japão. Como a empresa precisava melhorar sua reputação e ganhar participação no mercado, ela começou a investir em soluções, resultando em uma variedade de métodos de gestão de qualidade total.

Atualmente, são três os pilares da qualidade: comunicação, busca da melhoria contínua e uso de tecnologia adequada – isso será visto mais adiante. É uma certificação internacional que pode mostrar ao mercado que uma empresa está operando dentro dos parâmetros considerados ideais para prestar serviços de qualidade. Estamos tratando sobre a International Organization for Standardization ou, como conhecemos como “ISO”.

A gestão da qualidade é uma estratégia que busca continuamente elevados padrões e visa a melhoria do desempenho. Está relacionado ao desempenho de pessoas, processos, produtos e do próprio ambiente de trabalho. Portanto, use e abuse dos conceitos, métodos e tecnologias aplicáveis ​​à sua empresa!

→ Leia também: Sistema de Gestão da Qualidade para a sobrevivência das empresas

Oito pilares da gestão da qualidade na indústria

1) Foco no cliente

O foco no cliente vem em primeiro lugar, pois é a a base, de qualquer estratégia dentro de um negócio. Não adianta ter vários processos de controle de qualidade se, ao final, você não cumpre as expectativas dos clientes.

A sua indústria deve solucionar os problemas que motivam a compra do cliente por meio de um atendimento satisfatório e completo!

2) Desenvolvimento de Lideranças

Um time no qual não possui uma boa formação de lideranças, é uma equipe sem um caminho bem definido para seguir. Esse pilar garante que a sua indústria tenha metas e objetivos claros!

Os líderes são responsáveis por mostrar aos colaboradores a sua participação e responsabilidade no todo. Dessa forma, equipe produzirá mais ao entender seu papel na organização.

3) Envolvimento da equipe

Toda gestão da qualidade refere-se ao processo de eficiência e eficácia. Um projeto bem administrado obtém uma série de benefícios, como redução de custos, entrega de consistência, redução de desperdícios e promoção de otimização contínua.

Isso se traduz em melhor desempenho e, portanto, conquista a confiança dos clientes. Portanto, cada funcionário tem a responsabilidade de verificar a qualidade do seu trabalho no local de trabalho.

4) Padronização de processos

A padronização de processos serve para que todas as ações sejam executadas da mesma forma por todos os funcionários. Desse maneira, evita-se que dois colaboradores façam a mesma tarefa com níveis de qualidade muito distintos.

A partir disso, cada atividade terá um início, meio e fim. Além de trazer mais eficiência, este pilar garante maior velocidade aos projetos, pois as pessoas não precisam ficar perdidas a respeito dos próximos passos do processo.

5) Gerenciamento de qualidade

As diretrizes da ISO estabelecem esse pilar como um sistema para identificar, compreender e gerenciar processos continuamente inter-relacionados para orientar a gestão. Portanto, o processo não deve ser visto isoladamente, mas como um todo, cujo objetivo principal é a gestão eficaz da qualidade.

6) Busca por melhoria contínua

A otimização constante deve ser um dos principais objetivos de uma indústria. Diante de crises econômicas por exemplo, enquanto os seus concorrentes estarão reestruturando os processos para manter o nível de qualidade, você estará pensando em investir em ações mais estratégicas, como marketing ou desenvolvimento de novos produtos.

7) Decisões baseadas em dados

Com a ajuda de várias ferramentas de Business intelligence e Big data, não é mais possível confiar apenas em critérios subjetivos (como a intuição ou achismos) para tomar decisões. Afinal, o ambiente digital fornece uma variedade de dados que permitem identificar com precisão os pontos problemáticos de seus clientes e o melhor momento para resolvê-los.

Além disso, você pode obter vários insights sobre o seu negócio por meio de relatórios, indicadores, métricas, etc. Como resultado, você poderá melhorar a qualidade dos processos e resultados com base em FATOS REAIS!

8) Relação de parceria com fornecedores e usuários

Por fim, temos um pilar para promover relacionamentos saudáveis ​​com fornecedores. Isso é essencial para você manter um relacionamento de dependência mútua. Portanto, ambas as partes devem se esforçar para melhorar a qualidade uma da outra, a fim de manter um círculo virtuoso.

Benefícios da gestão da qualidade na indústria

Garante o melhor desempenho

Essa estratégia reduz a quantidade de retrabalho por parte da equipe envolvida, visto que todas as partes precisam seguir o monitoramento do nível de qualidade de suas próprias entregas.

Atinge melhores níveis de satisfação dos clientes

Por meio de projetos e produtos que atendam o máximo – ou até mesmo além! – do escopo, é possível resolver diretamente os problemas do cliente. A maioria das reclamações dos clientes tem a ver com a quebra das expectativas inicias que não foram atendidas corretamente.

Assegura consistência nos produtos e processos

Essa consistência está relacionada a oferecer o mesmo nível de qualidade em cada produto ou serviço prestado. Ao entregar produtos e serviços com qualidades distintas para os clientes, a organização sofrerá com reclamações e perda de autoridade no mercado.


O setor da indústria está sempre em mudança, e acompanhar essas novas demandas é essencial para conquistar competitividade no mercado.

Portanto, entender a gestão de qualidade na indústria e aplicá-la, dedicando-se a cada um dos pilares, se faz cada vez mais necessário. Sem essa visão estratégica, dificilmente uma indústria terá sucesso à longo prazo.

Agora que você já sabe o que é gestão de qualidade e conhece os seus principais pilares, leia este artigo e entenda como ter uma linha de produção de qualidade e excelência.

Você também pode ler outros textos do blog ou entrar em contato com a gente.

gestão de qualidade na indústria

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler