Se você tem grandes empresas como referência e está sempre atento às estratégias de gestão existentes, provavelmente já ouviu falar da gestão de operações. Mas afinal, o que é e como funciona a Gestão de Operações? Como ela pode ser benéfica para o seu negócio?
A seguir, responderemos essas e outras questões a partir dos seguintes tópicos:
- Gestão de Operações: O que é e como funciona?
- Qual o papel e a importância da Gestão de Operações?
- Benefícios além da importância que te farão entender a valia deste aprimoramento
- Conclusão
Para ter o entendimento completo de cada um deles, basta prosseguir com a leitura do nosso conteúdo.
Gestão de Operações: O que é e como funciona?
As operações empresariais são, sem dúvida, um dos fatores mais importantes para o alcance do sucesso. A gestão de operações, no que lhe concerne, é uma área administrativa capaz de planejar e monitorar a execução de todos os processos operacionais de uma determinada empresa. Isso ocorre de forma estratégica e assertiva, aumentando significativamente os níveis de efetividade produtiva e operacional.
Portanto, a gestão operacional tem foco em três aspectos principais:
1. Planejamento
O planejamento é feito após uma análise geral de todos os processos operacionais internos, análise esta que irá permitir o diagnóstico de erros, gargalos produtivos e impeditivos de crescimento. Após o diagnóstico, o planejamento é feito com base na melhoria e resolução de tais problemas, além da implementação de novas estratégias capazes de alavancar a sua rotina empresarial.
2. Execução
Após planejar e traçar o melhor cenário possível para determinada empresa dentro das condições existentes, o profissional responsável pela gestão de operações fica encarregado de garantir a execução correta do planejamento, para que os objetivos da gestão sejam alcançados e haja crescimento dos índices empresariais.
3. Monitoramento
Com a execução do planejamento, se faz necessário monitorar os resultados obtidos com as ações e medidas implementadas, para acompanhar a efetividade das novas estratégias, adequando e melhorando o que for necessário de forma contínua.
Além disso, a gestão de operações também prevê um equilíbrio entre ativos e passivos a partir da orientação de desenvolvimento empresarial. Isso acaba possibilitando uma evolução progressiva e assertiva.
Vale salientar ainda a melhor utilização possível dos recursos disponíveis, sejam eles financeiros, humanos ou temporais. Assim, todos os investimentos feitos internamente são melhor direcionados e aproveitados, conferindo ainda mais efetividade ao processo de trabalho.
Qual o papel e a importância da Gestão de Operações?
Basta saber o que é e entender o funcionamento da Gestão de Operações para já ter uma noção do papel desempenhado por ela e da sua importância. Isso porque, toda e qualquer estratégia voltada para o aumento da efetividade empresarial é extremamente benéfica e importante para as empresas, independente do porte, ramo e tempo de inserção no mercado das mesmas.
Dessa forma, independente do nível em que o seu negócio está, é fundamental contar com serviços capazes de alavancar ainda mais os seus resultados. Afinal, sempre haverá mais números, clientes e resultados a conquistar.
Portanto, se os resultados da sua empresa estão estagnados e você ainda não conta com a atuação de um gestor de operações, é necessário começar a pensar na possibilidade de implementação estratégica de gestão enquanto há tempo e recursos disponíveis.
As tomadas decisivas também são aspectos que justificam a importância da gestão de operações, sendo estas feitas pelo profissional atuante, que será capaz de tomar importantes decisões de forma estratégica, funcional, assertiva, racional e baseada em dados que possibilitam a melhor previsibilidade da situação empresarial futura.
Assim, as chances de sucesso são aumentadas significativamente, dando maior garantia aos investimentos realizados e a capacidade de crescimento de uma empresa, evitando sua estagnação e até mesmo a possibilidade de falência.
Entretanto, esses fatores não são os únicos que justificam a valia da Gestão de Operações. A seguir, listamos alguns benefícios que vão além da importância central e serão capazes de te fazer entender a valia deste aprimoramento.
Benefícios além da importância da Gestão de Operações que te farão entender a valia deste aprimoramento
Como dito anteriormente, além do objetivo principal (que já é extremamente vantajoso por si só) há outros benefícios capazes de tornar a Gestão de Operações ainda mais valiosa para as empresas.
Dentre todas as vantagens existentes, podemos destacar aqui como as principais:
1. Uma Gestão de Operações efetiva reduz custos operacionais e produtivos
Como já dito anteriormente, todos os recursos disponíveis são utilizados da melhor forma possível, dentro das condições existentes. Dessa forma, há uma redução significativa de custos operacionais e produtivos, gerando não só aumento da eficiência de trabalho, mas também o menor gasto com insumos produtivos e operacionais.
Além disso, a redução de desperdícios pela implementação estratégica também é um fator determinante para a redução de tais custos, que impactam de forma significativa na saúde financeira do negócio.
2. Aumento de lucro
Com a redução de custos produtivos e operacionais, há consequentemente o aumento de todo o lucro empresarial. Isso porque, boa parte do faturamento (ainda que permaneça o mesmo) que antes era destinada ao investimento de recursos desnecessários, agora é parte total do lucro.
Além disso, há ainda a possibilidade de direcionamento do faturamento ganho e disponível para uso para investimentos, sejam eles internos ou externos. O importante é que sejam assertivos e benefícios para a empresa de um modo geral.
3. Conquista de mercado
O aumento da eficiência de trabalho e de todos os aspectos que causam a evolução da empresa geram um maior poder de conquista de mercado. Assim, há expansão das atividades comerciais, que costumam dominar a área de atuação do negócio em questão.
4. Vantagem competitiva
Em um mercado capitalista, o cenário competitivo é fundamental. Dessa forma, contar com a gestão de operações gera, além de tudo, vantagem competitiva sobre os seus concorrentes de um ou vários ramos, que não utilizam da estratégia para crescimento e aprimoramento.
5. Aumento da satisfação de clientes
O modo de atuação e a organização de operações impacta diretamente na experiência das pessoas que fundamentam a existência do seu negócio: os seus clientes. Todas as vantagens já citadas são capazes de melhorar significativamente a relação entre empresa e público, além da melhor entrega de produtos e/ou serviços, que passam a ser muito mais qualitativos pelo aumento da eficiência de trabalho.
Por isso, lembre-se sempre: cliente satisfeito é sinônimo de sucessão e garantia de futuro promissor.
6. Aumento da satisfação de colaboradores
Ao contrário do que muitos proprietários pensam, não é só a satisfação dos clientes que importa para o sucesso de um negócio. A satisfação dos colaboradores é tão importante quanto, e deve receber o mesmo nível de atenção/investimento.
Ao contar com processos mais organizados, todo o processo de trabalho é facilitado e se torna mais prazeroso para as equipes envolvidas. Além disso, há um aumento significativo do engajamento dos colaboradores, tornando toda a operação mais dinâmica e efetiva.
Conclusão
Por fim, após a leitura e o entendimento de cada um dos tópicos acima descritos, você deve estar ciente da importância da gestão de operações e suas respectivas vantagens.
Após reconhecimento dos benefícios, você deve estar se perguntando como implementar a gestão de operações na sua empresa de forma efetiva. Afinal, que empresa não deseja aumentar a eficiência operacional e crescer progressivamente?
Para isto, conte com a atuação de profissionais capacitados e especializados como os gestores do nosso time. Estamos prontos para responder as suas dúvidas e alavancar o patamar operacional do seu negócio!