Gerenciamento de riscos: o que é e qual é a importância de se planejar

Mulher aprendendo sobre gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos é um processo importante para identificar, analisar e apresentar soluções para prováveis riscos que uma empresa está exposta.

Uma gestão de risco eficiente ajuda na tomada de decisões para combater qualquer ameaça existente nas organizações. Com isso, transtornos de qualquer natureza são evitados e todos podem focar no que realmente importa.

No post de hoje falaremos sobre o conceito e qual a importância do planejamento para gerenciar os riscos de forma eficaz. Fique conosco até o final para não perder nenhum detalhe!

Boa leitura!

O que é gerenciamento de riscos?

Gerenciamento de riscos, ou gestão de riscos, é o processo que envolve a tomada de decisões e suas execuções para diminuir os riscos nas organizações. 

Eles podem surgir de qualquer natureza, porém, essas situações podem ser antecipadas, minimizando e, se possível, eliminando os impactos.

Considerando o fato de que qualquer perigo pode se tornar real, do mesmo modo podem surgir espaços para mudar o quadro. 

Isso é possível quando os riscos são reconhecidos, monitorados e acompanhados corretamente. Essas ações em conjunto serão o diferencial para um gerenciamento seguro e eficaz.

E o que são riscos?

Riscos são ocorrências resultando em situações desagradáveis que podem trazer uma série de impactos aos envolvidos nos eventos. Desde ameaças a sequelas leves a graves, as pessoas e locais estão expostos ao que ocorrer no local afetado.

O gerenciamento de riscos é fundamental para evitar que as coisas cheguem a tal ponto. As empresas conseguem se preparar para os imprevistos, diminuindo todas as ameaças e os custos relacionados sem que elas se concretizem.

Os riscos podem ter sua origem de situações diversas, tais como:

Quais são os principais riscos que podem ameaçar o sucesso de um negócio?

Sem um bom gerenciamento de riscos, sua empresa pode sofrer impactos variados, dentre eles:

  • Risco financeiro – taxa de juros elevada, dificuldade em honrar os compromissos e inadimplência do cliente;
  • Risco virtual: ataques cibernéticos e crimes digitais;
  • Riscos ambientais – acidentes causados por desastres naturais;
  • Riscos no local de trabalho temperaturas altas (frio ou calor excessivo), ruídos, substâncias nocivas à saúde, etc.;
  • Riscos operacionais – danos ou furtos de equipamentos essenciais para o funcionamento da empresa ou qualquer outro fator que cause transtornos para a equipe;
  • Risco estratégico – inserção de marcas concorrentes no mercado;
  • Riscos de conformidade ou compliance – acréscimo de novas normas, extravio de documentos importantes, etc.

Quais benefícios a minha empresa ganhará com o gerenciamento de riscos?

Não há outra alternativa a não ser compreender o quanto a sua companhia está suscetível a perdas por falta de planejamento. 

Já ouviu falar numa expressão que diz: “o custo do cuidado é menor que o custo do reparo”? Então, ela se aplica a situações diversas. Se estamos falando de um cenário corporativo, a atenção deve ser triplicada.

A seguir, saiba quais são as principais vantagens do gerenciamento de riscos para a sua empresa.

Problemas facilmente identificados

Quando o gerenciamento de riscos faz parte do seu dia a dia, você consegue reconhecer as dificuldades de um jeito mais fácil.

Isto ocorre porque é possível observar quais são os projetos que necessitam de acompanhamento mais intensivo, dedicando atenção a cada etapa e detalhes fundamentais para a sua realização.

Projetos mais seguros e prósperos

Aqui cabe fazer uma observação: gerenciar os riscos do seu negócio não o tornará imune de possíveis infortúnios.

Também não significa que, por causa dessa vulnerabilidade, você não possa avançar em projetos de expansão da companhia. 

Por isso, você não deve abrir mão de uma análise de riscos minuciosa. Os resultados determinarão quais ameaças podem rondar o seu planejamento. A partir daí, cabe a todos os responsáveis decidirem sobre a viabilidade da execução dos projetos.

Redução de custos

Nós sabemos o quão desafiador é para você ter que realizar o máximo de projetos com um orçamento bem apertado. Principalmente quando a distribuição de verba ocorre em cenários financeiramente desfavoráveis para o negócio.

Agora, imagine um imprevisto de grandes proporções acontecendo na organização, surpreendendo a todos por um planejamento financeiro que não foi previamente realizado.

Quando você se antecipa, uma sequência de desgastes são evitados. E o principal: reduz custos, que deveriam ser destinados a outros projetos e pontos de melhoria.

Satisfação dos clientes

Quando uma marca se preocupa em realizar o gerenciamento de riscos, ela cresce de forma saudável.

Consequentemente, um benefício dá origem a vários outros, como, por exemplo, clientes satisfeitos, aumento da segurança para as operações comerciais, já que a empresa eleva a sua eficiência operacional.

Quando falamos em clientes, é importante que você tenha em mente que o termo engloba o seu cliente interno, ou seja, os funcionários. Quanto maior o engajamento de uma equipe, maior será a excelência das entregas realizadas.

Como implementar o gerenciamento de riscos na minha organização?

Uma vez que você já conhece os conceitos, a importância e as vantagens, é hora de aprender como aplicar o gerenciamento de riscos no seu negócio. 

Acompanhe as 4 etapas fundamentais para a realização do processo:

  1. Identifique os riscos

Tudo começa a partir da identificação de todas as ameaças possíveis. Você consegue mapear essas informações através de um planejamento sólido e também de uma boa gestão de projetos. 

É preciso clareza no entendimento de que riscos não significa que tudo gira em torno de problemas. Um risco pode agregar lucros e oportunidades, portanto, é uma excelente oportunidade para alcançar resultados maiores. 

Para ajudar nesta etapa, é importante fazer a si mesmo alguns questionamentos, como,por exemplo:

  • o que pode acontecer se não houver uma gestão eficiente?
  • quais serão as consequências?
  • como poderemos medir?
  • quais as chances de ameaças em um cenário futuro?
  1. Faça uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos

Com todos os riscos mapeados, é hora de analisar quantitativa e qualitativamente cada um deles. É válido fazer uma triagem para priorizar aqueles que são mais críticos.

Examine quais pontos dos seus projetos serão afetados a partir das ameaças reconhecidas e quais as hipóteses delas acontecerem algum dia. Com isso, é possível estabelecer as prioridades e o plano de ação para executá-las.

  1. Trabalhe na eliminação das ameaças

Após identificar os riscos e destacar quais precisarão de cuidados prioritários, é hora de entrar em ação e colocar a mão na massa.

Ao se deparar com uma ameaça, dedique-se até removê-la do seu caminho. Porém, se você encontrar uma oportunidade, não hesite em aproveitá-la.

Essa fase só é ultrapassada mediante um plano de ação bem estruturado. Do contrário, você não terá dores de cabeça por não ter se antecipado aos problemas.

  1. Use a tecnologia como aliada

Cada vez mais o mercado disponibiliza soluções inovadoras para transformar a rotina e os resultados das empresas. 

Na hora de fazer o gerenciamento de riscos do seu negócio, conte com a tecnologia para entregar todas as informações vitais para o seu trabalho.

É possível usar programas que possuem capacidade de potencializar todas as etapas de uma gestão de riscos eficiente.

Faça o seu gerenciamento de riscos através de um planejamento inteligente

Como todo e qualquer projeto que você já tenha realizado e pretenda executar, tudo começa a partir de um bom planejamento.

Por isso, vamos compartilhar 3 dicas práticas para você planejar o gerenciamento de riscos da sua marca. Confira:

Estabeleça o projeto na sua totalidade

Para evitar riscos, o planejamento deve ser elaborado com o máximo de cuidado e detalhes possíveis. 

Lembre-se de inserir informações relevantes como: segurança, treinamentos, levantamento e análise de riscos, auditorias, entre outros.

Delegue responsabilidades

Para o sucesso do processo, distribua as responsabilidades de cada pessoa envolvida. Faça com que todos saibam quem responde por cada demanda.

Dessa forma, quando houver necessidade de contato para resolver problemas que possam surgir, todos saberão a quem procurar.

Mantenha um plano de contingência

Não basta contar apenas com as ações preventivas e corretivas do gerenciamento de riscos da sua empresa. 

Jamais subestime o “poder” dos imprevistos que tornam o seu planejamento insuficiente para resolvê-lo. Por isso, elabore um plano de contingência para acioná-lo quando e se necessário.

Conclusão

O gerenciamento de riscos é indispensável para o sucesso do seu negócio. Sem ele, todos os seus objetivos estarão cada vez mais distantes de se concretizarem. A partir dele, os seus projetos podem sair do papel de forma segura e gerar excelentes resultados.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com os colegas e amigos. Confira outros textos no nosso blog ou entre em contato. Até mais!

Busca

Newsletter

Categorias

Siga-nos

Você também pode gostar de ler