Com o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade dos mercados e a revolução de hábito dos consumidores, as corporações precisam, a todo momento, implementar uma estratégia corporativa que possibilite o destaque mediante a concorrência e o alcance de seus objetivos de curto, médio e longo prazo.
Hoje, os clientes não querem apenas comprar. Mas, fundamentalmente, estabelecer um diálogo e um relacionamento com as marcas.
Dessa forma, as empresas, além de oferecer um produto/serviço de qualidade, precisam estar presentes na vida dos consumidores e buscar um modelo de negócios sustentável.
Todas essas mudanças exigem a implementação de uma estratégia corporativa ostensiva, que impõe diversos desafios a uma empresa sobre reduzir, manter ou aumentar seu escopo corporativo, no que diz respeito a recursos, gestão, vendas e outros aspectos.
Ter uma estratégia corporativa bem delineada é essencial para a prosperidade de uma empresa. Se você quer entender melhor o conceito e seus benefícios práticos, continue a leitura!
O que é uma estratégia?
Antes de entender o conceito de estratégia corporativa, é hora de parar, respirar e entender apenas o que é uma estratégia.
Essa palavrinha, que é um verdadeiro jargão nas empresas, consiste em um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa.
Ou seja, a estratégia é um conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes fundamentais e os planos para atingir os objetivos da empresa, organizados para definir em que situação a organização se encontra, que tipo de organização ela é ou deseja ser.
Níveis de estratégia
De acordo com os estudos da área, podem ser dois os níveis de estratégia. O primeiro deles é a estratégia das unidades de negócio, relativa às ações específicas de cada empresa ou unidade do negócio para se tornar competitiva no mercado. Já a segunda, é a estratégia corporativa, tema do presente texto, que refere-se aos objetivos traçados para a totalidade do grupo empresarial.
Dessa forma, a estratégia corporativa é traçada a partir do momento em que a empresa tem várias unidades de negócios.
Desvendando o conceito de estratégia corporativa
Entendido o que é uma estratégia, é hora de desvendar a estratégia corporativa.
A estratégia corporativa é o conjunto de ações que uma empresa irá usar para ter vantagens competitivas no setor em que atua, para, assim, obter uma lucratividade superior média.
A escolha da estratégia corporativa de uma empresa é feita pela análise dos seus negócios (atuais e potenciais) e das operações realizadas em relação à sua situação de mercado.
Para assim, definir o posicionamento competitivo global da empresa no mercado. Aqui são declarados os mercados-alvo da empresa e como ela pretende estabelecer sua vantagem competitiva.
Liam Fahey, no livro “Gestão estratégica: o desafio empresarial mais importante da atualidade”, comenta que a estratégia corporativa é aquela que irá informar como uma empresa deve utilizar seus recursos, capacidades e limitações para construir vantagens competitivas que influenciarão positivamente a decisão de compra dos clientes.
Três aspectos da Estratégia Corporativa
Na hora de elaborar uma estratégia corporativa, em geral, os gerentes precisam se preocupar com três questões:
- Escopo corporativo: qual é o complexo de negócios a corporação deve participar?
- Relacionamento entre as suas partes: em quais bases as unidades de negócio da empresa devem se relacionar umas com as outras?
- Os métodos que serão usados para gestão do escopo e dos relacionamentos: quais métodos (aquisições, alianças, investimentos) serão adotados para realizar mudanças específicas no escopo da empresa e nos relacionamentos?
A estratégia corporativa encontra-se em situações simples, do âmbito operacional, que, se esquecidas, podem levar ao fracasso toda a ação estratégica de uma organização.
Tipos de estratégias corporativas
Há diferentes maneiras de trabalhar o conceito de estratégia corporativa. Conheça alguns modelos que podem ser muito úteis para o seu negócio:
Estratégia de diferenciação com foco
A estratégia de diferenciação com foco é voltada para um nicho bem específico. Nesse caso, o ideal é desenvolver algo que seja muito valorizado pelos clientes.
Seus produtos e serviços precisam apresentar diferenciais baseados em imagem, qualidade e suporte. Ou seja, deve oferecer soluções completas às necessidades dos clientes almejados.
O principal objetivo da estratégia de diferenciação com foco é conquistar uma posição única no mercado. Dessa forma, ter uma diferenciação em relação aos concorrente para tomar a preferência dos clientes.
Essa posição precisa se tornar um diferencial exclusivo e sustentável da empresa.
Para desenvolver uma estratégia de diferenciação com foco, é necessário:
- Definir uma categoria isolada de clientes com a qual se possa trabalhar;
- Entender o perfil desses clientes e o que eles valorizam;
- Buscar artifícios para ser a única empresa a oferecer a solução ideal diante do que eles valorizam;
A estratégia de diferenciação com foco visa identificar e desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da sua empresa da oferta da concorrência.
O objetivo aqui é encontrar aquele diferencial pelo qual o nicho de clientes escolhido será conquistado sem nem pensar duas vezes.
Gerência de carteira
Conhecido como um dos conceitos de estratégia corporativa mais utilizados, a gerência de carteira se baseia na diversificação pela aquisição.
Uma corporação adquire empresas sólidas e atraentes, cujos gerentes concordam em permanecer no cargo.
Para que uma empresa invista nessa estratégia, é necessário:
- Ter elevada capacidade de descobrir e adquirir empresas a preços abaixo do valor real;
- Ampla autonomia para as unidades e restrições aos tipos de unidades que podem entrar na carteira, para garantir que os gerentes não encontrem dificuldade em analisar criticamente;
- Unidades de negócios autônomas;
- Corporação com centro gerencial muito reduzido, de baixo custo;
- Incentivos normalmente baseados nos resultados das unidades de negócios;
Reestruturação
A estratégia corporativa de reestruturação consiste em procurar organizações ou setores inteiros da empresa que não estão completamente desenvolvidos ou estão doentes e ameaçados.
Nesse caso, os líderes intervêm, trocando a equipe de gerentes da unidade, revendo o planejamento estratégico e/ou introduzindo novas tecnologias.
Definir uma estratégia corporativa é essencial para a sobrevivência e crescimento de uma empresa. Ela é capaz de influenciar os objetivos e a missão da empresa, tornando-se um verdadeira norte para tomada de decisões.
É função dos administradores da empresa dar atenção à estratégia corporativa e selecionar os melhores métodos e ações que ajudarão o negócio a alcançar seus objetivos e aspirações.
Leia também nosso artigo “Gestão de mudanças: por que ela é importante para sua empresa?”
Aplicação de uma Estratégia Corporativa
Resumindo, uma estratégia corporativa é uma alavanca crucial para o desempenho de empresas de múltiplos negócios. E agora que você já conhece os três principais tipos de estratégia corporativa, deve estar se perguntando como implementá-los em seu negócio.
Pois bem, muitas vezes a colocação das ações em prática passa por certos problemas porque os próprios executivos têm dificuldades de entender como encaixar todos esses aspectos para realmente gerar valor econômico para a corporação.
Por isso, no momento de fazer toda essa estruturação ou reestruturação é importante contar com uma consultoria empresarial que possa contribuir com a criação do plano de estratégia corporativa e também com o treinamento e engajamento das equipes para que elas saiam do papel.
Nesse sentido, conte com a Mais Consultoria. São mais de 16 anos e mais de 200 empresas impactadas por nossos serviços nas frentes de estratégia, qualidade otimização e gestão financeira.