7 erros para não cometer no planejamento estratégico da sua empresa

Erros que sua empresa não deve cometer no planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um processo que facilita a gestão empresarial. Ou seja, com a sua aplicação, é possível definir os objetivos e as estratégias necessárias para alcançá-los. É nele que vão estar alinhadas às diretrizes, os indicadores, as ações, entre outros aspectos. Dessa forma, são definidos detalhes imprescindíveis para que a empresa e seus funcionários se alinhem da maneira mais assertiva para alcançar resultados.

Toda empresa que almeja sucesso precisa ter consciência de que o planejamento estratégico é o momento definitivo para direcionar as tomadas de decisões. Além disso, sem ele, o seu negócio pode estar fadado ao fracasso.

O sucesso da sua empresa depende do planejamento estratégico

Você sabia?

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Isto é o que aponta uma pesquisa realizada pela startup Expert Market e publicada pela Fast Company. Segundo ela, o Brasil ocupa o 5° lugar entre os países que possuem os empreendedores mais determinados do mundo.

Estudos apontam que a maioria das empresas brasileiras não resistem aos 5 primeiros anos de existência. E sabe qual é um dos principais motivos? A falta de planejamento estratégico.

Mas, não pense que basta simplesmente criar um planejamento estratégico. Afinal, este processo precisa ser levado a sério e alinhado de forma ponderada, se atendo a todos os detalhes, dados e informações.

Para te alertar, selecionamos os 7 erros recorrentes na produção do planejamento estratégico. Confira-os:

    1. Metas ilusórias

O primeiro ponto que deve-se considerar ao fazer planejamento estratégico é manter o pé no chão e saber que não deve ser complexo, ele precisa ter objetivos e metas reais.

Os gestores precisam reconhecer a realidade da empresa, quais são suas forças e fraquezas, para então conseguir definir as smart goals, ou seja, as metas inteligentes. Smart goals é uma sigla que representa os elementos necessários para que uma meta seja considerada real. Dessa forma, ela precisa ser:

  • Específica (Specific);
  • Mensurável (Measurable);
  • Atingível (Attainable);
  • Relevante (Relevant)
  • Temporal (Time-based)

Além disso, é de suma importância que sejam estabelecidas datas para o cumprimento das metas, para que o planejamento seja seguido à risca. 

   2. Não analisar o mercado externo

O mercado externo precisa ser analisado no planejamento estratégico de uma empresa

Em um planejamento, é preciso avaliar o ambiente interno e o externo. Mas, uma prática comum entre os gestores, é levar em consideração apenas o próprio negócio, como o histórico de movimentações da empresa e a lucratividade. Logo, eles esquecem de considerar o mercado em que eles estão inseridos.

Esse é um dos grandes erros do plano estratégico, porque é no ambiente externo que estão as ameaças e oportunidades de negócio. Portanto, é muito importante acompanhar a situação da economia brasileira, principalmente através de pesquisas de instituições renomadas. Além disso, buscar auxílio de consultorias empresariais também podem te guiar para os planos de ação ideais do seu negócio.

   3. Não definir visão, missão e valores

Missão, visão e valores, são os três pilares que sustentam o seu negócio. Um dos grandes erros dos gestores é achar que são elementos sem importância. Eles devem ser definidos o mais rápido possível, visto que influenciam toda a cultura organizacional e o que se espera do futuro da empresa.

A missão é a razão de ser da empresa, o propósito da sua existência. A visão é onde a empresa quer chegar com base em prazo estabelecido. E os valores funcionam como códigos de conduta e ética. Eles referem-se aos ideais e ao comportamento dos colaboradores.

   4. Falta de comunicação com os departamentos

Um bom planejamento estratégico é aquele que leva em consideração o depoimento dos representantes dos setores da empresa e os permite fazer parte do processo. É extremamente importante ouvir aqueles que lidam com a prática da empresa. Eles podem fornecer informações valiosas para definir a identidade organizacional.

A Análise SWOT consiste no diagnóstico completo sobre o negócio e o ambiente em que a empresa está inserida. Para que ela seja completa, é necessário o envolvimento de toda a equipe no processo. Ou seja, a Análise SWOT é um exemplo de que a comunicação e a interação entre os departamentos são essenciais para o sucesso do empreendimento.

   5. Falta de cuidado com a seleção de indicadores

Cuidado com os indicadores de desempenho no seu planejamento estratégico

 

Os indicadores de desempenho, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs), são ferramentas que permitem que as empresas gerenciem suas atividades e meçam os resultados obtidos. Entretanto, muitos gestores ignoram esta etapa ou definem os indicadores de forma excessiva ou escassa.

Para o planejamento estratégico, é importante que os KPIs sejam definidos com cuidado. Isto é, uma vez que as informações obtidas através dos mesmos, eles são cruciais para as tomadas de decisão.

   6. Não usar a tecnologia

Como foi mencionado, os gestores de empresas precisam ter acesso a informações para definir metas e os passos do negócio. Portanto, para conseguir captar tais informações, o ideal é utilizar softwares internos. Além dos recursos disponíveis que ajudam a manter o controle, a tecnologia também enriquece a experiência do cliente com o serviço disponibilizado.

   7. Falta de acompanhamento do planejamento estratégico

O dinamismo do mercado faz com que ele esteja em constante mudança. Por isso, além de criar um planejamento estratégico, o que também importa é acompanhar periodicamente aquilo que é planejado. Uma vez que o planejamento é essencial para a redução de riscos, a revisão do mesmo é uma maneira de mantê-lo como prioridade.

O próximo passo após a conclusão do planejamento estratégico, é colocar as ações em prática. E, então, fazer um acompanhamento das metas para saber se aquilo que foi planejado e analisado está correspondendo às expectativas.

Veja aqui os motivos para manter o planejamento estratégico atualizado.

Reconhecer a importância do planejamento estratégico para a sua empresa e criá-lo, é o começo do caminho próspero do seu negócio. Porém, é indispensável que haja atenção aos erros mais comuns, como forma de evitá-los. São esses cuidados que vão traçar o sucesso da sua empresa.

Quer saber como resolver problemas de estratégia e organização? Acesse o link.

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