Você entende completamente a jornada do cliente na sua empresa desde o primeiro contato até o pós-venda? Sabe como convencer que o seu produto é o ideal para solucionar as dores dele? E que, após fechar o negócio, ainda há um caminho a ser percorrido?
Essas são questões trabalhadas na jornada do cliente, um conceito fundamental e possui como foco mapear o trajeto do comprador em contato com o vendedor. A jornada do cliente é muito importante porque traduz os sentimentos do público-alvo quando entra no mercado em busca de algum produto ou serviço!
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre o que é a jornada do cliente e como ela pode te ajudar, continue lendo!
O que é a jornada do cliente?
A jornada do cliente é todo o processo pelo qual o cliente passa desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Em outras palavras, é toda a trajetória que o comprador fará até adquirir o produto/serviço. Sendo assim, cada ponto de contato é importante e vai influenciar no momento de decisão de compra.
O mapeamento é dividido em quatro etapas: aprendizado e descoberta, consideração da solução, decisão de compra e fidelização. Vamos conhecer melhor cada um desses pontos!
Aprendizado e descoberta
A descoberta pode surgir a partir da divulgação da marca (marketing) ou até mesmo através da sugestão de outros consumidores. Essa primeira etapa deve estar sempre se adaptando às novas realidades e tecnologias para atrair novos clientes e também fortalecer aqueles que já conhecem a marca. O início do ciclo se dá quando o potencial cliente ainda não sabe que tem um problema e, após visualizar a publicidade, se sente interessado por aquilo.
Nessa etapa, é importante identificar o público-alvo para promover campanhas direcionadas para eles e atrair clientes alinhados com a proposta do seu produto ou serviço.
Consideração da solução
Após se sentir interessado pelo produto ou serviço, o cliente reconhece o problema e que precisa solucioná-lo e, a partir disso, busca entender e aprofundar nas soluções propostas. Nessa etapa, ele precisa identificar quais seriam as melhores soluções para o problema dele e é importante promover ações para reter o cliente e passar para ele que a sua marca é a melhor solução do mercado para resolver o problema que ele enfrenta. Nesse momento, o cliente espera mais conteúdos que envolvam a solução e o problema de maneira mais específica.
Decisão de compra
Nesse momento, o cliente entende que realmente precisa comprar o produto ou serviço e começa a pesquisar melhor as opções para decidir qual seria o melhor para ele. Nessa etapa, as recomendações, depoimentos e outros conteúdos vão ser importantes para mostrar que sua marca se destaca dentre as demais e que ele está tomando a melhor decisão. Essa é a hora de usar todas as ferramentas da sua marca ao seu favor e garantir a venda para permitir que ele indique para futuros clientes!
Fidelização
Após fechar o negócio, o seu cliente vai se sentir contemplado e satisfeito com todo o percurso até aqui. Isso porque você mostrou para ele toda a situação, identificou o problema e trouxe a solução. Agora é hora de iniciar o processo de fidelização, utilizando conteúdos e analisando as preferências e escolhas que ele fez durante a jornada.
Assim, você vai compreender a metodologia de trabalho do cliente e quais outros produtos ou serviços você pode oferecer para solucionar ainda mais dores que ele tenha. Desse modo, vocês vão construir uma parceria de trabalho que vai render muitos frutos para ambos, podendo te render indicações e cada vez mais clientes.
Por que a jornada do cliente é tão necessária?
Após entender cada etapa detalhadamente, acredito que não restam dúvidas da importância da formulação da jornada do cliente para o seu estabelecimento! Ela vai te direcionar para garantir um melhor resultado no momento que o cliente vai realizar a compra e é importante entender cada ponto para propor pontos de melhoria separadamente.
Conclusão
A jornada do cliente pretende estudar todos os pontos de contato que o cliente tem com a empresa. Ela analisa de forma detalhada cada ponto e é indispensável para o funcionamento e crescimento da sua marca. Sem a ferramenta, é difícil compreender quais são os sentimentos do cliente desde o primeiro contato com a sua marca até a pós compra.
Com isso, finalizamos este conteúdo na expectativa de que você tenha aproveitado cada informação compartilhada. Temos muito mais no nosso blog para você conhecer. Se preferir, fique à vontade e entre em contato conosco. Até o próximo post!